[Season Finale] High School Musical: The Musical: The Series 2x12 – Second Chances

“Will you be my first kiss?”

Foi um Season Finale bem mais simples do que eu esperava, é verdade, e nos privaram do beijo mais aguardado da temporada, protagonizado pelos personagens que dominaram essa segunda temporada, mas ainda assim “Second Chances” teve momentos muito bacanas, como o número musical de Ricky, Nina, EJ e Gina, ou “(You Are) The Music in Me”, cantada de forma “extra” para encerrar o episódio, o que só me faz pensar que essa temporada teria ganhado muito se tivesse se aproveitado mais de músicas de “High School Musical 2” – eu queria ter visto a montagem do segundo filme e, já que escolheram que esse não era o caso e apostaríamos em “A Bela e a Fera” para o segundo ano da série, eu acho que músicas dos filmes originais poderiam ter sido usadas no meio dos episódios, o que continuaria alimentando aquela parte nostálgica esperada por quem assistia aos filmes na adolescência.

Diferente do que eu esperava, o último episódio começa com a plateia aplaudindo a apresentação de “A Bela e a Fera” do East High, e nem conseguimos ver a transformação do Ricky – mas sabemos que ela foi “aceitável”. O episódio se concentra no que vem depois disso, e parece um pouquinho corrido e/ou perdido na maior parte do tempo… temos uma cena fofa do Big Red fazendo uma surpresa para a Ashlyn, por exemplo, o Ricky e a Nini finalmente trocando os seus cartões depois de terem enrolado a noite inteira para fazê-lo, e o EJ cancelando o risoto com Gina depois da conversa com o irmão dela no último episódio, que o fez acreditar que “Gina o via como uma figura de irmão mais velho”. Essa foi a parte que mais me fez sofrer, preciso dizer… passamos tanto tempo esperando pela consolidação do romance de Gina e EJ, e não podia terminar assim.

Antes que o grupo se reúna na pizzaria da família do Big Red para celebrar que deu tudo razoavelmente certo na estreia de “A Bela e a Fera” (foram bem menos imprevistos do que “High School Musical”, na temporada passada), temos uma música que é um dos melhores números musicais da série até o momento: “Second Chance” foi lindíssima, tocante e forte, e talvez seja a minha música original favorita na temporada. A música é interpretada por Ricky, Nini, EJ e Gina, e é um espetáculo visual, mostrando toda a dor dos personagens através de uma direção excelente que me fez pensar muito na icônica performance de “The Scientist”, na quarta temporada de “Glee”. Os quatro, além de estarem absolutamente lindos (!), se entregaram com emoção à cena e certamente nos comoveram, e a música ficou na cabeça – I’ve got a second chance to fly / I’ve got a second chance to fall.

Como eu disse, o episódio foi simples, mas foi bonito como ele foi focado muito mais nesses personagens, com quem de fato aprendemos a nos importar, do que em qualquer outra coisa – tanto é que, conversando na pizzaria, eles chegam à conclusão de que eles já conseguiram tudo o que eles queriam, fizeram uma bela estreia, e talvez eles não queiram continuar na competição contra o North High, que é o que está motivando Miss Jenn durante toda a temporada – a ponto de ela ficar perigosamente obcecada por isso. Então, quando ela finalmente aparece na pizzaria trazendo um envelope com as indicações deles aos prêmios, eles anunciam que decidiram não seguir na competição, e foi uma atitude muito madura, que mostra que eles fizeram o musical muito mais por eles, e não por causa de alguma rivalidade antiga e desnecessária que desvirtua as artes.

Também ganhamos, enfim, um momento entre Gina e EJ. Eu estava de coração partido achando que a temporada ia terminar sem que o mal-entendido que os afastou fosse resolvido, e foi muito triste ver o EJ fazendo um discurso de despedida por estar se formando enquanto a Gina assistia, magoada com ele depois de ele ter cancelado os encontros e ela já ter chorado por isso (bonito como a Nini a apoiou, inclusive). Felizmente, quando EJ está indo embora, Ashlyn consegue resolver tudo indo conversar com Gina e dizendo que “se soubesse que ela o via apenas como um irmão mais velho, ela teria dado conselhos muito diferentes durante aquele semestre”, e então Gina quer saber do que ela está falando. A cena da Gina chamando o EJ do lado de fora da pizzaria, dizendo que ele conseguiu uma informação errada e pedindo para ele beijá-la é LINDA.

Só seria mais perfeita se de fato os víssemos se abraçando e se beijando

Será que a cena não rolou pela pandemia? Não sei. Espero uma terceira temporada para corrigir essa injustiça.

O fim do episódio é abrupto. Como ainda faltavam muitos minutos no player quando chegamos à cena do EJ e da Gina do lado de fora da pizzaria, eu achei que teríamos mais história, e o episódio parece “acabar do nada”. Não gostaria, mas aquela cena extra do final, com erros de gravação e a confraternização do elenco, me deixou com uma sensação horrível de despedida, como se fosse o último episódio da série – de qualquer maneira, eles se entregaram ao fan service e nos deram uma performance a capella de “(You Are) The Music in Me”, e aquele foi um dos momentos MAIS LINDOS do episódio, certamente, mesmo que não pertença de fato à história de “High School Musical: The Musical: The Series”. Eu chorei ouvindo a música, ouvindo-os cantar, vendo-os se abraçar e se despedir… espero que, se a terceira temporada vier, venha com mais músicas de “High School Musical”.

Adoro as músicas originais… mas também quero mais covers da nossa trilogia!

 

Para mais postagens de High School Musical: The Musical: The Series, clique aqui.

 

Comentários