American Horror Stories 1x06 – Feral

Desaparecimentos em parques nacionais.

Minha principal crítica a esse episódio é o fato de ele ter corrido bastante o seu final sendo que podia ter diminuído um pouco o tempo de apresentação da trama para apresentar algo mais bem estruturado do início ao fim – mas a premissa é bem bacana, a ambientação também, e ele é protagonizado pelo Aaron Tveit… então eu gostei do episódio. Não é o meu favorito de “American Horror Stories”, mas em alguns momentos “Feral” me fez pensar muito em “Supernatural”, até com o lance do cara que se apresentava como “caçador” e se vestia como o Bobby. O episódio começa com uma família tentando se desligar dos estresses do trabalho e indo para um parque nacional para acampar, e então coisas muito estranhas começam a acontecer durante a noite e o dia seguinte, e o filho do casal, de apenas três anos, acaba desaparecendo.

O episódio parte da ideia do número de pessoas que aparentemente desaparecem anualmente de parques nacionais, e traz uma série de lendas antigas que podem ter originado mitos tradicionais como o Pé-Grande, então eu acho que a ideia foi bem concebida. Dez anos depois, Jay é procurado por um homem que parece ter alguma informação sobre o paradeiro do seu filho, e embora a agora ex-mulher, Addy, acredite que isso não passa de uma armação, a curiosidade e o desejo de encontrar o filho acaba sendo mais forte do que qualquer outra coisa… então, eles retornam para o lugar onde isso tudo começou para tentar reencontrar Jacob. A exploração do cenário é bacana, macabra e cheia de possibilidades, e eu fiquei o tempo todo esperando o plot twist, porque sabíamos que alguma coisa estava prestes a acontecer naquela “busca”.

“Feral” mostra o suposto caçador, Birch, levando Jay e Addy até um lugar onde várias pessoas foram brutalmente atacadas, e descobrimos que Birch estava realmente enganando o casal para roubar-lhes os 10.000 dólares, mas aquele ataque foi inesperado. É aqui que o episódio traz bastante gore, que é uma característica bastante explorada em “American Horror Stories”, e começa com o assassinato de Birch por uma criatura macabra que morde o seu pescoço. Então, Jay e Addy escapam de volta para a área de acampamento e de volta para falar com o guarda florestal interpretado por Cody Fern, e ele traz algumas informações e teorias a respeito de criaturas que vivem próximos a parques nacionais e que seriam os responsáveis pelos misteriosos desaparecimentos que acontecem todos os anos… foram eles que levaram Jacob há 10 anos.

A sequência final do episódio é que poderia ter sido melhor explorada, porque o design das criaturas ficou realmente macabro e traz ótimos momentos de horror, como quando o guarda florestal é atacado e Jay e Addy tentam escapar deles de qualquer maneira, mesmo que Jay tenha levado um tiro mais cedo… eventualmente, eles conseguem escapar para a floresta, mas sabemos que eles não vão chegar muito longe, e são cercados por uma horda das criaturas macabras que estão prontos para devorá-los, mas que precisam de uma ordem antes. O toque final do episódio é o fato de realmente reencontrarmos Jacob, crescido e sentado em um trono, dando ordens aos ferais, e ele parece reconhecer os pais de algum momento distante – mas não o suficiente para não chamá-los de “jantar”. O que ficou faltando foi uma explicação de por que ele se tornou “rei” dessas criaturas.

Mas Ryan Murphy não está querendo explicar muita coisa.

 

Para mais postagens de American Horror Stories, clique aqui.

 

Comentários