Turma da Mônica Jovem (2ª Série, Edição Nº 50) – Deixa o Like

Mais uma história de influenciadores?

Ah, bem que eu não estava animado para essa edição… então não posso nem dizer que estou decepcionado. Eu acho que a segunda série da “Turma da Mônica Jovem” se perdeu há muito tempo na maneira de contar histórias, e ela acaba se saindo muito bem ocasionalmente (andei elogiando várias edições recentemente), mas ela costuma entregar roteiros excessivamente didáticos ou cheios de lição de moral: “Deixa o Like” é uma delas. Embora seja um tema atual, eu não acho que nenhuma edição sobre influenciadores tenha se saído muito bem ou figure entre as melhores edições de “Turma da Mônica Jovem”. Aqui, a ideia é mostrar como Carmem Frufru está se saindo bem como influenciadora, mas como isso demanda constante e exaustivo trabalho, e como não é fácil conseguir milhões de seguidores como o Cebola parece acreditar que é.

Para mim, a edição parece distante demais da realidade para que eu possa me importar com a história. E quando eu digo isso, eu levo em consideração o fato de ser uma história em quadrinhos, mas você não vai me ver reclamando de histórias que se passam em dimensões mágicas (!) ou no espaço, por exemplo, porque nesses casos, essa é a proposta da edição e ela parte para a ficção e, na maioria das vezes, faz isso muito bem. Edições como “Deixa o Like” são supostamente “situadas na realidade”, são chamadas de “aventuras do cotidiano”, mas eu volto a me perguntar: ser influenciador digital é o “cotidiano” de quantos jovens nesse país? Quer dizer, tem uma galera que se sente influenciador digital ou sonha em ser um, mas quem realmente ganha a vida com isso, como a Carmem Frufru, não é um número assim tão grande, né?

A edição acompanha, então, duas histórias… de um lado, temos Carmem se tornando “uma das maiores influenciadoras digitais do país”, tudo “com o seu trabalho árduo”, e Cebola acha que ele pode fazer o mesmo e usar essa influência para “boas causas”, como salvar o Museu do Limoeiro que está sem investimentos e parece prestes a fechar a qualquer momento. Cebola, então, representa a maior parte daqueles que querem ser influenciadores e penam para conseguir visualizações, enquanto ainda tentam achar o seu estilo ou o que vai torná-los famosos… Cebola tenta de tudo, e não passa de algumas visualizações e comentários de conhecidos, mas vocês sabem como o Cebola é competitivo, e a Carmem meio que o desafiou quando ele tentou trazê-la para a causa do museu e ela não foi… agora, ele quer provar que consegue.

Carmem, por sua vez, está lidando com a fama e com todas as dificuldades. Ser influenciador digital envolve bastante trabalho, produção constante de conteúdo e, para Carmem, falta de tempo para se dedicar aos estudos, estar com os amigos, descansar ou fazer o que ela gosta… assim, ela precisa parar e repensar o que está fazendo, mas ela constantemente diz que “não tem tempo para isso”. Agora que Carmem está trabalhando e conseguindo muitas parcerias e, consequentemente, bastante dinheiro, a família está voltando a poder pagar por alguns luxos, e talvez ela esteja voltando a ser a garota fútil de antes… ou não. A verdade é que ela está cansada de fazer sempre vídeos que falam sobre o cabelo, por exemplo, que é o que está gerando engajamento com os seus seguidores, quando, na verdade, ela quer falar sobre outras coisas.

Quando o Cebola, que entra de penetra em uma festa de influenciadores, faz uma live e acaba pegando a Carmem falando sobre “não entender qual é o problema dos seus seguidores que só querem saber de vídeos de cabelos”, as coisas meio que desandam… mas, no fim, é bom. A edição mostra um pouco do lado do extremismo que a internet pode apresentar, os haters, e são coisas bem revoltantes que podemos ver facilmente em uma visitinha ao Twitter, por exemplo. No fim, quando os seguidores de Carmem começam a protestar pelo fechamento do museu (?), por serem contra o Cebola, ela precisa se impor, e então ela tem a oportunidade de, pela primeira vez, dizer o que realmente pensa: e, assim, voltamos à Carmem que está lentamente amadurecendo nas últimas edições. Gosto dessa Carmem que entende o que realmente importa.

Ela vai continuar sendo uma influenciadora… mas fazendo algumas escolhas e, provavelmente, sendo um pouco mais feliz.

De quebra, o Cebola consegue sua ajuda para o Museu do Limoeiro!

 

Para mais postagens da Turma da Mônica Jovem, clique aqui.

Ou visite nossa página: Cantinho de Luz

 

Comentários