Upload: Realidade Virtual 2x02 – Dinner Party

O jantar de Ingrid.

Bem, como eu comentei na review do último episódio: é claro que havia algo de muito errado com esses tais ludistas. Quer dizer, ainda não sabemos exatamente qual é o problema, mas esse episódio deixou bem claro que as coisas não são tão “simples” quando eles queriam que nós acreditássemos, e temo o que virá pela frente… e qual será a participação de Nora nisso tudo! “Dinner Party”, o segundo episódio da segunda temporada de “Upload: Realidade Virtual”, traz um pouco mais de Nora na comunidade ludista, ao mesmo tempo em que Ingrid organiza um “jantar” na sua suíte, com convidados bastante desprezíveis, o que é um verdadeiro incômodo constante para o Nathan… ainda mais quando o avatar de Nora aparece de surpresa para servir a mesa.

Toda a sequência do jantar é perfeitamente caótica. O roteiro brinca com o absurdo através de um diálogo ácido que traz falas extremamente problemáticas vindas tanto da avó de Ingrid, aquela personagem em preto-e-branco com quem Luke está saindo, quando do bilionário que mora no apartamento da frente e gosta de comer “comidas exóticas”. O absurdo é tão grande e Nathan tem que ouvir cada coisa naquele lugar que é um alívio que ele tenha a companhia de Luke, que é um dos meus personagens favoritos de “Upload” (inclusive, destaque para a cena do Luke na sauna no início do episódio!), e de Yang, uma amiga que ele fez quando estava lá nos Dois Giga, e que é sua convidada especial daquela noite… ambos rendem momentos muito bons!

A aparição de “Nora” em Lakeview, ou apenas do seu avatar, vem porque Ingrid quer que “tudo seja perfeito” no jantar daquela noite, e como a IA não está dando conta de ser perfeito como ela quer que seja, ela pede que Lucy consiga para ela “dois anjos de prontidão”. Um deles é a Aleesha… o outro é Tinsley, a estagiária que está trabalhando com Aleesha e, como acabou de chegar à empresa e ainda não tem o seu próprio avatar, precisa usar um antigo que esteja disponível. É interessante como, apesar de estar usando o avatar de Nora, ela não se parece em nada com a Nora… nem no jeito de andar, nem no jeito de falar, e isso é extremamente desconfortável para o Nathan, que está há tanto tempo sem nenhuma notícia de Nora e fica esperançoso ao vê-la…

Não sei bem qual será a importância de Tinsley no decorrer da temporada (!), mas eles protagonizam algumas cenas juntos, e Tinsley parece ficar vagamente interessada em Nathan, talvez? Quer dizer, não é como se fosse muito difícil, porque o Nathan Brown É UM GATO. De todo modo, gostaria de ressaltar a atitude fofa do Luke, que diz a Nathan, antes de ir embora, que a estagiária não é uma IA e, portanto, tem sentimentos – então, Nathan deveria pedir desculpas para ela. É uma cena curiosa a maneira como Tinsley abraça Nathan, agradecida tanto pelo pedido de desculpas quanto pela sua primeira avaliação de 5 estrelas, e como aquilo é doloroso para o Nathan, ainda que ele saiba que não se trata, realmente, de Nora… fiquei com pena dele.

Mas Nora está longe… pelo menos por enquanto. Já faz algumas semanas que Nora está vivendo com os ludistas, e ela está se envolvendo com Matteo, um cara que parece ser legal – e, justamente por isso, temos certeza de que ele não é. E os sinais começam a ficar mais claros já nesse episódio. Toda a comunidade parece, de uma maneira ou de outra, problemática, e destacamos a maneira como o pastor olha para Nora e Matteo quando os veem se beijar, ou como ele chama a atenção porque, aparentemente, não é permitido “se divertir” naquele lugar ou qualquer coisa assim. A vibe de seita religiosa, sinceramente, me dá calafrios… e eu acho que Nora está se metendo em algo bastante problemático. Especialmente agora que “querem seus serviços”.

Nora conhece, entre os ludistas, o Boris Netherland, um ator cujo rosto e voz foram usados para fazer a IA que conhecemos dentro de Lakeview, e Matteo quer a ajuda de Nora para criar um avatar baseado em Boris, porque é o avatar que mais pode passar despercebido dentro de Lakeview… afinal de contas, existem vários deles lá dentro! O que exatamente os ludistas querem fazer entrando em Lakeview é um mistério ainda, mas eu tenho certeza de que não é nada bom e pode ser o grande clímax dessa segunda temporada eventualmente? De todo modo, eles também têm outra missão para Nora: eles querem que ela retorne para a Horizen, de onde ela estava fugindo (!), dessa vez como “uma agente infiltrada”. Isso está realmente começando a ficar preocupante.

 

Para mais postagens de “Upload”, clique aqui.

 

Comentários