Meninas Malvadas (Mean Girls, 2024)

“On Wednesdays, we wear pink”

Antes de mais nada: EU ADORO MUSICAIS! Dito isso, que prazer imenso poder assistir à adaptação musical de “Meninas Malvadas”, repleto de diversão, carisma e boas músicas! O filme de 2004, protagonizado por Lindsay Lohan, é um ícone da cultura pop e constantemente lembrado por coisas como o dia 03 de outubro, a apresentação de Natal, e o “Às quartas-feiras, usamos rosa”, e ganhou uma adaptação para os palcos em 2017, que chegou à Broadway em 2018. O novo filme, lançado em 08 de janeiro de 2024, é a adaptação cinematográfica do musical de palco, e não um remake do filme original de 2004, e é uma experiência fantástica para todos os fãs de musicais que também são apaixonados por “Meninas Malvadas”. Eu terminei o filme em êxtase.

QUE COISA MARAVILHOSA!

Como eu já comentei mais de uma vez, eu amo musicais… acredito realmente que as músicas intensificam as emoções da história, se bem aproveitadas, e “Meninas Malvadas” é o tipo de história que funciona perfeitamente ao som de uma trilha sonora pop e animada: o filme conta com melodias contagiantes, intérpretes incríveis, coreografias maravilhosas e montagens musicais impressionantes – “Revenge Party” é um verdadeiro evento! Eu ainda acho que “Legalmente Loira” ganhou a melhor adaptação possível para um musical de palco (ainda estou esperando a adaptação cinematográfica!!!), e que utiliza as músicas melhor para avançar a história, mas “Meninas Malvadas” tem carisma e, acima de tudo, é uma experiência profundamente divertida.

Dei boas risadas enquanto assistia ao filme!

A história e a estrutura do novo filme não se distanciam do que já estamos familiarizados quando pensamos em “Meninas Malvadas”: seguimos a história de Cady Heron, interpretada por Angourie Rice, uma garota do Quênia que estudava em casa e que chega à realidade do colegial estadunidense… os corredores cheios de rivalidades, as panelinhas no refeitório na hora do almoço, uma verdadeira selva! Se tornando amiga rapidamente de Janis e Damian, que apresentam a escola para ela, Cady também se depara com as Poderosas, lideradas por Regina George, e com Aaron Samuels, o garoto da aula de Cálculo por quem ela se apaixona… e que acaba sendo o ex-namorado de Regina. A partir daí, temos uma história de amizades, traições, planos mirabolantes… e muita comédia!

O famoso papel de Regina George fica para Reneé Rapp, que faz um ótimo trabalho como a garota rica, popular, fútil e que se acha superior a todo mundo, e arrasa em uma fantasia belíssima durante “Someone Gets Hurt”, mas eu devo dizer que as demais Poderosas foram as minhas favoritas no filme… Gretchen é interpretada por Bebe Wood, que eu acho que tem muito carisma desde que a conheci em “Love, Victor”, e ela estava uma graça no papel! Karen, por sua vez, é a estrela das Poderosas na minha opinião! Interpretada por Avantika, Karen nem precisava falar para me arrancar risadas, porque as suas reações eram hilárias, mas ela entrega tudo em “Sexy”, que é possivelmente o número musical mais absurdo e, consequentemente, mais engraçado do filme.

EU AMEI A KAREN!

Do outro lado, temos Janis e Damian, os amigos de verdade de Cady Heron, que tentam avisá-la sobre quem Regina George é de verdade… e, eventualmente, são quem idealizam um plano de vingança contra Regina e as Poderosas, o que é a cara de “Meninas Malvadas”. O papel de Janis, a garota que já foi melhor amiga de Regina George, mas foi humilhada por ela, fica para Auli’i Cravalho, cuja voz maravilhosa conhecemos por causa de “Moana” e “Rise”, e ela tem algumas músicas incríveis, dentre elas “I’d Rather Be Me”. Damian, por sua vez, o melhor amigo de Janis, é interpretado por Jaquel Spivey, e ele certamente tem sacadas maravilhosas e é um prazer poder acompanhá-lo e dar risada com ele! Janis e Damian são aquela dupla de quem eu gostaria de ser amigo.

E, é claro, precisamos falar sobre Aaron Samuels… interpretado por Christopher Briney, e eu não tenho certeza se ele tem o sex appeal que talvez o personagem exigisse, mas, ao mesmo tempo, eu consigo entender por que a Cady se apaixona por ele – desde o primeiro momento em que o vê, na verdade, com “Stupid With Love”, e então ela faz de tudo para chamar a atenção dele, como derrubar a caneta propositalmente ou fingir que não entendeu uma matéria de matemática, sendo que ela é excelente em cálculo e ele nem tanto… também acho que “Meninas Malvadas” vai muito além do romance, e a paixonite de Cady por Aaron é apenas o que a faz perceber que Regina George de fato não é sua amiga – e então ela começa o plano de vingança!

Preciso dizer que eu gosto do fato de “Meninas Malvadas”, talvez por seguir tão à risca o original de 2004, não se preocupa excessivamente em ser “politicamente correto”, e temos uma comédia deliciosa com todos os traços das comédias dos anos 2000, com direito ao plano “maldoso” de Cady, Janis e Damian para se vingar de Regina George, que envolve acabar com o seu namoro, com o seu prestígio social e com a sua vaidade – tudo ao som de uma montagem excelente com “Revenge Party”, que é possivelmente o maior número musical do filme… chegando até a ser referenciado mais tarde em uma piada divertida que quebra a quarta parede. O problema, é claro, é que com a queda de uma Poderosa, Cady Heron se torna uma cópia de Regina George…

E, quando ela percebe, já é tarde demais.

O filme tem suas reviravoltas deliciosas! Cady se torna tão problemática quanto Regina George e a mais nova líder das Poderosas, pisa na bola e magoa de verdade a Janis (exatamente como Regina George fizera no passado), e ainda vê a sua própria derrocada quando Regina descobre que tudo foi um plano dela e vê o mundo queimar (“World Burn”) graças ao LIVRO DO ARRASO, que Regina “casualmente” deixa em um corredor da escola para que as fotos de suas páginas e comentários maldosos se espalhem entre os alunos, causem caos (!) e a culpa recaia sobre Cady Heron… o melhor de tudo é, provavelmente, toda a sequência na qual a escola tenta “lidar” com a situação caótica e organiza uma dinâmica de “pedido de desculpas” – piadas muito boas saem dali!

Ah, e o atropelamento de Regina George!

Com todas as consequências de seus próprios atos, Cady precisa encontrar maneiras de contornar as situações… confessar que é por sua causa que uma professora foi afastada do cargo e conseguir trazê-la de volta para a escola; provar para a Janis e para o Damian que ela não é uma amiga tão ruim quanto pareceu nas últimas semanas; provar para o Aaron Samuels que não é um clone da Regina George… e a própria Regina também reconhece que precisa mudar… acho que ser atropelada por um ônibus muda algumas perspectivas (e eu preciso dizer que ela estava HILÁRIA em todas as cenas depois do seu atropelamento, seja no banheiro com a Cady, seja no palco pegando/tentando pegar a sua parte da tiara, seja dançando no baile…). Conclusão perfeita!

Não tem como terminar o texto e não comentar a rápida participação de Lindsay Lohan no filme – e os bons comentários que vieram a partir de sua inclusão! Para conseguir alguns créditos extras, Cady Heron aceita a sugestão da professora para participar de uma competição de matemática, que acontece ao mesmo tempo do baile, ao qual ela não pretende ir “porque todo mundo a odeia”, e quem está conduzindo o evento é a Lindsay! Amo como ela solta um “Nossa, isso só aconteceu uma vez antes!”, quando as duas equipes empatam, o que é uma das melhores piadas que poderiam ser feitas, ou quando ela diz que “não sabe nada sobre a vida de Cady” para ela. São pequenos detalhes que tornam o filme um pouquinho mais especial para todos os fãs.

Eu amei. Do início ao fim, foi uma experiência MARAVILHOSA! Toda a construção da trama, todas as piadas, todas as músicas, o visual colorido, vivo, impactante, a alma divertida e carismática do filme! Eu acho que “Meninas Malvadas” funcionava muito bem no original de 2004, e eu acho que ele segue funcionando muito bem com uma roupagem musical em 2024. O filme tem identidade e entrega o que se propõe a entregar, que é uma comédia divertida e um entretenimento sincero. Terminei o filme feliz, sorridente, cantarolante… o começo de 2024 vê a chegada de “Meninas Malvadas” e de “A Cor Púrpura” em suas versões musicais ao cinema, adaptados de suas versões de palco… espero que se torne algo popular e em breve vejamos “Legalmente Loira”!

 

Para reviews de outros FILMES, clique aqui.

 

Comentários