Friends 1x07 – The One with the Blackout

“Gun would be perfection? I loathe myself!”

UM DOS EPISÓDIOS MAIS FAMOSOS DA PRIMEIRA TEMPORADA! Exibido originalmente em 03 de novembro de 1994, “The One with the Blackout” é o sétimo episódio de “Friends” e acontece inteiramente durante um blecaute: Phoebe está prestes a começar uma música no Central Perk (a reação dela é fenomenal e uma das partes mais engraçadas do episódio!) e Chandler está em um caixa eletrônico dentro do qual fica preso, e o episódio flui maravilhosamente bem, sendo um dos mais engraçados desse início de série! Eu sempre comento que “Friends” funciona muito bem porque a química entre os personagens é excelente e a dinâmica entre eles também, então as situações mais simples se tornam possibilidades de muita comédia – como toda boa sitcom deve ser.

Toda a história do Chandler é bem engraçada – e ele é o único personagem que está “isolado” dos demais, e mesmo assim sustenta a sua história maravilhosamente bem, porque o Chandler é hilário… preso em um caixa eletrônico com uma modelo famosa da Victoria’s Secret, Chandler não poderia saber menos o que fazer, o que o coloca em uma série de situações nas quais ele vai se enrolando e se envergonhando cada vez mais: a tentativa desastrosa de fazer uma bola de chiclete; ele se engasgando com o chiclete de outra pessoa; ele não conseguindo colocar a caneta para girar quando começa a interagir com a modelo, finalmente. E, é claro, temos um dos momentos mais engraçados de Chandler e Joey, quando eles conseguem se “comunicar” por telefone em uma “linguagem deles”.

Amigos de verdade, né?!

Os outros cinco amigos se reúnem todos no apartamento de Monica (com direito a velas de um antigo colega de quarto de Chandler que era judeu e que o Joey traz para o apartamento ao lado), conversam e contam experiências sobre “o lugar mais estranho no qual já transaram”, por exemplo – e, curiosamente, Rachel é quem não tem uma história legal para contar… a sua resposta de “no pé da cama” é hilária e, talvez, um pouco triste. Mas isso abre brecha para uma conversa sincera entre o Ross e a Rachel e como ela “nunca teve esse tipo de paixão”, e ele fala sobre como isso não é necessariamente um problema, porque a paixão pode ser temporária e, na falta dela, existem outras coisas que são mais duradouras, como a segurança e a confiança… é uma conversa bonita.

Mas não leva a lugar nenhum. E o Joey avisa o Ross de que “ele está na friend zone”.

Phoebe, por sua vez, também me arranca divertidas risadas durante esse episódio! Além do blecaute interrompendo o seu show, também temos aquele momento maravilhoso no qual ela está compondo uma música a respeito do blecaute e do leite azedando na geladeira desligada, e ela leva aquilo tão a sério que é perfeito! Também é muito maravilhosa aquela cena na qual o Ross leva a Rachel para a sacada, para conversar com ela e tentar seguir o conselho do Joey e convidá-la para sair “antes que seja tarde demais”, e ele acaba sendo atacado por um gato (!), e o pessoal dentro do apartamento está tão envolvido com a música de Phoebe que eles nem veem nada… a “briga” do Ross com o gato enquanto eles cantam do lado de dentro é uma das minhas cenas favoritas de “Friends”!

E toda a história do gato acaba introduzindo um novo personagem e uma nova história para a temporada… Paolo. Phoebe e Rachel saem para procurar o dono do gato que apareceu no apartamento de Monica e Rachel descobre que ele pertence a um homem italiano charmoso que quase não fala inglês, mas que a faz suspirar – para o desespero de Ross. Talvez o Joey tivesse razão e talvez ele estivesse mesmo na friend zone. Todas as garotas ficam babando por Paolo, mas é Rachel quem “o viu primeiro”. Quando a última vela se apaga e eles ficam na escuridão total, Rachel e Paolo se beijam pela primeira vez, e Ross quase tem uma síncope quando a luz volta e ele vê o momento… bem, essa é uma trama que se arrasta para os próximos episódios!

 

Para mais postagens de “Friends”, clique aqui.

 

Comentários