Malhação 2004 – O smoking de Cadu

Roubo.

Cadu tem um sério problema de querer aparentar ser o que não é, o que ficou evidente desde o início da temporada, mas suas atitudes passam dos limites eventualmente. Sempre querendo impressionar a Vivi, e louco para engatar um romance com a riquinha, mesmo que ela esteja noiva de outro cara, Cadu vê a sua chance quando ela o convida para uma festa elegante no consulado da Suíça à qual seu noivo não poderá comparecer, e ele aceita prontamente o convite. O problema, é claro, é que Cadu precisa de um smoking, e ele não tem um: e, aparentemente, ninguém tem um para emprestar para ele, porque, como o Gustavo diz, as pessoas “não têm smoking em casa, todo mundo aluga quando precisa de um”. Mas com que dinheiro Cadu pode alugar um smoking?

Quando a trama surge em paralelo com um dinheiro que sobra do salário dos pais e Lúcia guarda para comprar um fogão novo, que eles estão precisando, já sabemos o que virá a seguir – e é triste e revoltante, porque é o dinheiro suado que eles ganharam com trabalho honesto, não é justo que o Cadu o leve. Toda a história traz algumas discussões interessantes, porque aquele dinheiro suado é o que sobrou para comprar um fogão, depois de muito esforço, e é a mesma quantia que Gustavo menciona quando Cadu pergunta se ele acha que é caro para alugar um smoking: “Não, é baratinho. Uns 200 reais”. Vale lembrar que 200 reais, que já não é pouco, significava muito mais em 2004, época dessa “Malhação”, e o texto deixa evidente como 200 reais para um é uma coisa, e outra completamente diferente para outro.

Para conseguir os 200 reais para o smoking, Cadu pensa em aceitar um emprego temporário que um conhecido de Letícia tem, e então ele acaba no semáforo, distribuindo panfletos de uma loja de frango – vestido como um frango, o que ele acha uma tremenda humilhação… ainda mais quando ele é flagrado pela Vagabanda, que estavam loucos para debochar do “frangão”, e precisa inventar uma desculpa qualquer que não cola. Naquele dia, Cadu chega furioso em casa, envergonhado e dizendo que não volta mais para o trabalho, ainda reclamando que “fez tudo aquilo só por 30 reais” (o que, na época, era até que bastante, ainda mais levando em consideração que, a 30 reais no dia, ele teria conseguido dinheiro para o smoking em uma semana!).

Mas ele não quer voltar.

Para complicar ainda mais as coisas para Cadu, Vivi descobre que olhou errado a data da festa e que ela vai ser no dia seguinte, e sentindo-se sem alternativa e querendo ir à festa de qualquer maneira, mesmo que devesse ter ouvido a Letícia e a mãe e parado de tentar ser o que não é e mentir para as pessoas, Cadu rouba o dinheiro que a mãe estava guardando para comprar um fogão novo… sem grandes surpresas para o espectador, porque sabíamos que essa história estava rumando nessa direção desde o começo. Cadu está satisfeito, e está absolutamente lindo de smoking (porque o Cadu é um gato!), mas ficamos esperando pela consequência… ele não pode sair empune depois de roubar dinheiro da própria família, certo? Mas ele garante a si mesmo que vai “repor o dinheiro”.

Surpreendentemente, essa é mesma a ideia de Cadu: ele volta a trabalhar como frango no semáforo, para devolver o dinheiro do lugar onde pegou, e é aí que ele é flagrado por Lúcia, mexendo no dinheiro guardado… e a bomba explode nas suas mãos. Nervosa, a mãe percebe que está faltando dinheiro e pergunta se ele roubou, e ele, igualmente nervoso, diz que pode explicar e que “só pegou o dinheiro emprestado”, mas Lúcia diz o que precisava ser dito naquele momento: emprestado, a gente pede primeiro, então ele roubou, e ela quer saber por quê. Acho que as coisas só ficam ainda piores quando Cadu confessa que roubou o dinheiro para alugar o smoking e poder ir à festa com Vivi, mas ele garante que era só emprestado e que agora ele vai devolver.

A cena é triste porque sentimos de verdade por Lúcia, chorando sozinha na sala e se perguntando o que ela fez de errado na criação do Cadu, e a Letícia é uma fofa, tentando consolar a mãe e, depois, indo dar uma bronca no irmão, dizendo que o problema nem é o dinheiro, mas a atitude, e conta que a mãe está lá, tomando calmante e se perguntando o que fez de errado e se ele vai virar um ladrão… Cadu leva broncas da família toda, é proibido oficialmente de andar com seus amigos grã-finos, e continua trabalhando no semáforo vestido de frango, para devolver o dinheiro. A única coisa que o Cadu não mereceu foi o tratamento que recebe de pessoas babacas e maldosas cheias de comentários horríveis no ridículo, quando ele só está fazendo seu trabalho.

E um trabalho digno!

Mas existe muita gente babaca no mundo. Infelizmente.

 

Para mais postagens de “Malhação 2004”, clique aqui.

 

Comentários