O Malefício (2023) – A aproximação de Enrique

Enrique visita Beatriz.

Desde que conhecera Beatriz Almazán no cemitério, Enrique de Martino está obcecado por ela, e quer fazer de tudo para se aproximar… depois de mandar que busquem toda e qualquer informação a seu respeito, Enrique manda um exagerado buquê de flores para ela, com um cartão, ao qual ela não responde porque a) ela está em um relacionamento; e b) o encontro com Enrique foi um mero acaso e eles conversaram muito pouco. É no mínimo estranho que ele esteja insistindo tanto, não? Impaciente e determinado, Enrique aparece pessoalmente na casa de Beatriz, com a desculpa de que, quando não teve resposta às flores, se preocupou que “algo pudesse ter acontecido a ela ou aos filhos”. Preciso dizer que minha primeira impressão é de que isso é obsessivo e assustador.

E seu sorriso à porta é macabro!

Ainda assim, Beatriz acaba o convidando a entrar, e é interessante notar que a trilha de “O Malefício” não usa de uma música romântica nesse momento, mas notas macabras de suspense que intensificam a estranheza do momento… destaque para como o diálogo o faz falar sobre a admiração que ele tem por mães como ela e como elas “fazem tudo por seus filhos”, e Beatriz responde que “essa força vem de Deus”, o que quase mata o Enrique – ele se engasga imediatamente à simples menção ao nome de Deus, se afasta de Beatriz e faz de tudo para mudar de assunto o mais rápido possível, e isso me parece curioso: todo o tom macabro do personagem que fez um pacto com um demônio e o “romance” com uma mulher que é devota de Deus.

Juanito, que foi o primeiro da família a conhecer Enrique, fica felicíssimo em vê-lo em sua casa: todo sorridente e conversador, como ele não tem sido ultimamente, ele busca um brinquedo para mostrar para o Enrique e o convida para o seu aniversário no mês seguinte, e eu acho que esse é o ponto de virada: esse é o evento que torna um envolvimento entre Enrique e Beatriz possível. Beatriz está preocupadíssima com Juanito, que não tem estado bem nos últimos tempos, e ele fica estranhamente feliz e à vontade quando está com Enrique, e Enrique se mostra atencioso e prestativo – acho que isso vai acabar fazendo com que Beatriz se apaixone. Ou, pelo menos, passe a olhar Enrique de alguma outra maneira… essas atitudes mexem com o coração de Beatriz.

Mas onde ela está se metendo?

Também me pergunto se a obsessão de Enrique por Beatriz é exclusivamente por causa de Beatriz ou se ele já começa a perceber sinais de que Juanito pode ser o seu “sucessor” na organização, com todo o lance da serpente que o Juanito viu no mausoléu de sua família… de todo modo, Juanito é a chave para Enrique entrar na família: quando Juanito fala sobre mostrar para Enrique seus dinossauros e Beatriz diz que “já está tarde”, Enrique fala de voltar outro dia para ver os dinossauros, se Beatriz permitir. Ao se despedir, Beatriz o agradece por conversar com Juanito, e a própria Vicky fica falando sobre como “Juanito se sente feliz com Enrique”. Quando Enrique convida Beatriz para sair, no entanto, ela recusa e diz para ele que está em outra relação…

Por isso, não pode haver nada entre eles.

Eu me pergunto qual é a extensão do poder de Enrique, e se a atitude que Álvaro tem quando descobre que Enrique de Martino esteve na casa de Beatriz pode ter interferência remota sua, ou se é apenas uma atitude babaca do próprio Álvaro mesmo e pronto… não confio em Álvaro desde o primeiro capítulo, mas a sua reação parece tão imediata quase como se tivesse tido um corte errado na novela e, pensando nisso, eventualmente eu fiquei na dúvida. Mas talvez ele seja apenas um homem ciumento e possessivo que se volta contra Beatriz mesmo que nada tenha acontecido e que ela tenha sido extremamente sincera com ele, contando sobre a visita de Enrique… felizmente, Beatriz é uma mulher forte e decidida que não permite que Álvaro fale assim com ela.

Em outro momento, Álvaro retorna com um buquê de flores e um pedido der desculpas e tudo fica bem, e esse é a atitude típica que me faz pensar que, nesse caso, Enrique não teve nada a ver mesmo… foi só o Álvaro sendo um babaca. De todo modo, os “poderes” de Enrique são sinistros e curiosos, e sinto que “O Malefício” ainda vai explorar a extensão deles, até porque eles devem ser “transferidos” para o Juanito pouco a pouco, conforme ele vai assumindo a sucessão que só pode ser dele. De todo modo, destaco aquela cena bizarra ainda da primeira semana de novela, quando Enrique de Martino tira o seu característico bracelete dourado na hora do banho e o seu reflexo no espelho fica na mesma posição quando ele sai, como se tivesse vida própria…

E uma risadinha debochada e macabra.

Quais serão os rumos de “O Malefício”? ESTOU CURIOSO!

 

Para mais postagens de “O Malefício”, clique aqui.
Para as demais produções da “Fábrica de Sonhos”, visite a nossa página.

 

Comentários