Upload: Realidade Virtual 2x04 – Family Day

Ataque ludista.

Se na primeira temporada vimos o pai de Nora visitar Lakeview, porque ela queria convencê-lo a fazer o upload quando chegasse o momento, já que a sua saúde não está das melhores, “Family Day” traz a família de Nathan para dentro de Lakeview em um dia no qual os uploads recebem a visita dos familiares… Nathan reencontra a mãe e a sobrinha, lida com o seu relacionamento com Ingrid, que está longe de ser perfeito, e reencontra Nora, enquanto a própria Nora está bastante distraída porque, trabalhando com os ludistas, ela é a peça central de um “ataque” planejado por eles como forma de protesto – e, assim, a segunda temporada de “Upload: Realidade Virtual” continua sendo uma batalha entre os ludistas e as grandes empresas como Horizen.

Por mais simples que talvez tenham sido, eu gostei muito das cenas de Nathan com a família… não sou um grande fã da mãe de Nathan Brown, preciso dizer isso, mas a Nevaeh é muito fofa, e eu amo toda cena dela com o tio! Gosto da leveza de quando o Nathan a provoca e ela sai “caminhando brava” exatamente como a Ingrid antes dela, ou quando os dois se sentam para assistir às memórias de uma história que Nathan contou para ela quando ela tinha uns 6 anos de idade. E enquanto Nathan está tentando curtir a família e fingir que “está tudo bem”, Nevaeh vê o Sr. Kannerman, o pai de Ingrid, passar pelo salão, o que chama a atenção de Nathan – embora seja o “Dia da Família”, é muito mais fácil que Kannerman esteja ali por algum outro motivo.

E é o melhor dia para “passar despercebido”.

Ingrid, por sua vez, continua fingindo que fez o upload por Nathan quando, na verdade, ela continua viva, em segurança com seus óculos VR na banheira de casa – uma mentira que ela está conseguindo sustentar surpreendentemente bem, se você me perguntar! Infeliz com o seu relacionamento com Nathan e sabendo que ele não está apaixonado por ela, Ingrid agora decidiu que quer ter um filho – afinal de contas, a Horizen lançou uma atualização que permite bebês virtuais, com os rostos do cara de IA, o que é perfeitamente estranho e hilário! Nathan sabe, no entanto, que não está preparado para ser pai… e Ingrid só quer algo que a faça se sentir bem. Eu não gosto muito da Ingrid não, mas a cena dela com o cara de IA no elevador no fim do dia foi triste.

Nathan também reencontra Nora, mas eu tenho a impressão de que toda a cena é muito mais fria do que esperávamos que ela fosse. Nathan se distancia da família para falar com quem acha que é Tinsley usando o avatar de Nora, como da última vez, e Nora conta que é ela mesma e que “está de volta”, mas não é um momento catártico e/ou emocionante como poderia ter sido. Nora está chateada porque acredita que Nathan está feliz com Ingrid, também fala sobre como está “saindo com alguém”, e os dois precisam contornar a situação e fazer parecer que aquilo não é estranho e desconfortável, quando claramente é estranho e desconfortável… eu acho que as coisas só voltam a caminhar para Nathan e Nora quando ela descobrir mais a respeito dos ludistas.

Afinal de contas, ela está trabalhando com os ludistas meio que sem fazer parte dos planos, servindo como uma marionete que está sendo deliberadamente usada por eles – o que é meio decepcionante, porque Nora costumava ser mais esperta que isso. Matteo invade Lakeview pela área cinzenta, com o avatar criado recentemente, e entrega para Nora algo que ela precisa colocar no saguão de entrada… um ataque supostamente não vai garantir a segurança de ninguém. E ficamos em dúvida em relação ao que é o ataque e se Nora vai ter coragem de seguir em frente, porque ela sabe que os humanos vivos estão seguros em casa com seus óculos VR, mas os uploads não estão necessariamente seguros, e talvez nem todos eles precisem ser “exterminados” nem nada assim.

Os ludistas são extremistas. Eu entendo a crítica que eles fazem ao sistema, eu entendo o absurdo do conceito de ricos “vivendo para sempre” fazendo uploads e downloads de tempos em tempos, mas eles não agem necessariamente da maneira correta e estão dispostos a matar todo mundo e pronto… felizmente, o ataque deles acaba sendo algo quase patético, por ora. Um vírus se espalha por Lakeview e causa certo desconforto e pânico, mas nada muito duradouro ou violento, no fim das contas – apenas uma mensagem a respeito de como Horizen precisa acabar e os ricos precisam ser “deletados”. Toda a situação deixa Nora um pouco incomodada, talvez? Talvez ela comece a questionar o que ela está de fato fazendo entre os ludistas de agora em diante.

 

Para mais postagens de “Upload”, clique aqui.

 

Comentários