Sítio do Picapau Amarelo (1978) – A Raiz Milagrosa: Parte 3

Na gruta da Cuca!

Enquanto Emília e Visconde saem para a mata em busca da centopeia e da saúva que podem ou não estar respondendo ao fermento e ao Faz-de-Conta da Marquesa de Rabicó para se transformar em uma Centopeia-Trem e uma Saúva-Trator, Pedrinho e Narizinho começam a investigar os caras misteriosos que apareceram no Sítio de Dona Benta falando que são funcionários do governo e precisam “fazer umas medições” na propriedade ou qualquer coisa assim… “A Raiz Milagrosa” se desenvolve sendo muito mais sobre espionagem e a luta da turminha contra bandidos perigosos do que, de verdade, sobre a “Reforma da Natureza” inicialmente proposta por Emília. E as coisas começam a se complicar quando Pedrinho e Narizinho descobrem que os homens mentiram

E eles capturam alguém do Sítio do Picapau Amarelo!

Inicialmente, acredita-se que os dois bandidos que apareceram nas redondezas levaram o Professor Fritz, o sábio austríaco que é o mais novo hóspede de Dona Benta, mas acabamos por descobrir que eles levaram o Marquês de Rabicó, porque ele entrou para comer a farinha feita por Fritz com a tal raiz milagrosa e, consequentemente, acabou “estragando o plano deles”. Assim, o porquinho fica preso junto com o Elias, que está mantido em cativeiro há alguns episódios, enquanto o Professor Fritz anuncia para a Dona Benta que ele precisa ir embora… afinal de contas, sua presença ali os está colocando em perigo e ele não quer isso. Dona Benta não permite que ele vá embora, no entanto e, assim, o próprio Professor Fritz acaba sendo capturado também.

Os “espiões” já têm um pouco da tal raiz milagrosa… agora, eles precisam da “fórmula” que ele estava desenvolvendo. Sabendo que, com a raiz e o professor, os bandidos vão tentar escapar de Tucanos, a turminha pede a ajuda do Saci, que vai lá e fura os pneus do jipe roubado dos espiões, tardando a sua fuga. Enquanto isso, Dona Benta pede que eles não se envolvam, porque é muito perigoso, e anuncia que “já avisou a polícia”, mas a turminha não consegue ficar parada: os bandidos vão fugir levando o Professor Fritz se eles não fizerem algo agora! E é muito curioso assistir a “A Raiz Milagrosa” agora e perceber como as produções infantis eram diferentes em 1978, porque essa história nunca passaria, não desse jeito, na versão de 2001 do “Sítio do Picapau Amarelo”

Os vilões da história eram realmente malvados, sem serem amenizados por comicidade nem nada assim. Além disso, eles ameaçavam as pessoas, como o Elias, com uma arma realista que também foi abolido eventualmente de produções para o público infantil. Outros tempos, outros tempos. Os bandidos deixam o Elias e o Rabicó para trás no cativeiro, colocam o Professor Fritz dentro de um saco (!) e se preparam para fugir, enquanto Emília, Narizinho e Pedrinho convencem o Visconde de Sabugosa a pilotar a moto que ficou no Sítio para levá-los até Tucanos, e Dona Benta e Tia Nastácia partem logo em seguida, de charrete, sabendo exatamente qual é o único lugar para onde a turminha pode ter ido! É o “Sítio do Picapau Amarelo” fazendo uma história de espionagem.

Tem perseguição, tem tensão, tem ameaças… tem um pouquinho de tudo! É a Emília quem consegue “se livrar” dos bandidos, mesmo que apenas temporariamente. Quando os bandidos encontram o pessoal do Sítio e de Tucanos sabotando o carro para impedir a fuga, parece que tudo está perdido, mas as crianças escondidas sobem em cima do carro (!) e Emília os “ataca” com pó de mico e o jogo vira… até a chegada da polícia, que já foi avisada, mas ainda não apareceu, os bandidos ficam amarrados e presos no mesmo lugar em que Elias foi mantido prisioneiro por um bom tempo. Infelizmente, no entanto, o Elias é bem inocentinho e os bandidos encontram uma maneira de se soltar das cordas não tão bem amarradas, e eles prendem o Elias de novo…

E fogem.

Eles ainda vão atacar!

Enquanto não reaparecem, no entanto, a turminha retorna em segurança para o Sítio do Picapau Amarelo… e o Professor Fritz retorna para os seus estudos, até porque ele parece ter descoberto que a raiz que ele encontrou, moeu e colocou para secar não era, no fim das contas, a raiz que ele estava buscando… então, seguindo uma informação que lhe foi passada por seus besouros, Emília anuncia que sabe onde ele pode encontrar o que procura: na gruta da Cuca. Então, ela diz que o leva para lá, “se ele tiver coragem”, e manda o Saci ir para lá e anunciar e preparar a jacaroa para a visita deles, falando sobre “uma visita ilustra que quer conhecer ‘a grande cientista’ Cuca”. Inicialmente, até parece que funcionou, mas a bruxa os engana e os transforma em estátua…

Agora, ela tem cobaias para testar sua “experiência diabólica”.

 

Para mais postagens sobre o Sítio do Picapau Amarelo, clique aqui.

Ou visite nossa página: Cantinho de Luz

 

Comentários