Unknown – Episode 1: I wanna go home with you

O passado de Wei Qian!

Já comentei em outras oportunidades, mas eu tenho um CARINHO IMENSO por BLs produzidos por Taiwan! “Be Loved in House: I Do”, por exemplo, é um dos primeiros BLs que eu assisti, e o país entregou algumas de minhas obras favoritas, como “Seu Nome Gravado em Mim”, “Plus & Minus” e “HIStory: Make Our Days Count”, todas obras bastante intensas e que me marcaram demais! Acho que Taiwan tem como uma de suas principais características um pezinho na realidade e a capacidade de criar histórias fortes, dramáticas e destemidas… o primeiro episódio de “Unknown”, que estreou no dia 24 de fevereiro de 2024, mostra o potencial imenso de um roteiro sério e de uma premissa emblemática que não parece se contentar em “entregar o básico”.

Começando no presente de maneira quase confusa, porque é apenas uma espécie de provocação do que está por vir e não realmente o foco da narrativa no momento, “I wanna go home with you” retorna primeiro para 2013, depois para 2007 e se detém por um tempo em 2011, para explicar de maneira detalhada a natureza da relação de Wei Qian e Xiao Yuan. Esse primeiro episódio é bastante claro ao apresentar sua premissa e começar a desenvolver seus personagens, tratando de alguns temas sérios e pertinentes – achei muito forte a fala sobre como pessoas com mais oportunidades podem “não querer crescer”, enquanto outras pessoas precisam crescer antes do tempo para que elas possam sobreviver… que é o que aconteceu com Wei Qian.

Responsável pela casa e pela irmã mais nova desde a morte dos pais, Wei Qian se envolveu ainda muito jovem com uma gangue porque ouvira dizer que “nunca passaria fome se trabalhasse para eles”. É a única oportunidade que ele tem para não deixar que falte nada para sua irmã mais nova, então ele o faz. O episódio também é bem-sucedido em mostrar como Wei Qian é uma pessoa com uma alma boa. Voltando para casa tarde da noite, ele se depara com um garoto vivendo na rua, sem ter o que comer e na defensiva assim que ele se aproxima, então ele joga um pedaço de comida para ele e segue seu caminho, de volta para casa… e esse é um processo que se repete diariamente, com Wei Qian ajudando aquele garoto toda vez que ele passa no caminho de volta para casa.

O garoto, naturalmente, é Xiao Yuan. Wei Qian acaba se tornando uma figura referencial para o garoto, já que ele lhe dá comida diariamente e lhe cobre quando ele está deitado no chão, morrendo de frio, no inverno… até que um dia Yuan o siga até em casa – e tanto Qian quanto Lili acabam o aceitando em casa. Daquele momento em diante, Yuan se torna, também, parte da família Wei, e é quase natural que ele desenvolva uma admiração tremenda por Wei Qian, que cuidou dele em seu momento de maior vulnerabilidade… e que, o aceitando como parte da família, segue cuidando dele o tempo todo, fazendo com que ele volte para a escola e não deixando que comida falte em casa. Até que, anos depois, Wei Qian resolve deixar a gangue, para proteger os irmãos.

Não é fácil deixar o mundo do crime uma vez que você tenha entrado – e Wei Qian vive isso na pele quando tenta deixar a gangue e sequestram Yuan porque “existem regras”. As cenas são fortes, tristes e realistas, e Wei Qian consegue um “acordo” que é o melhor que ele pode esperar: ele terá que passar por três lutas… se ele conseguir vencê-las, então ele está “liberado”. E é profundamente angustiante presenciar a luta sangrenta de Wei Qian, que poderia ter lhe custado a vida, ainda que ele a vença de maneira justa, no fim das contas. Depois da luta, Yuan limpa os machucados de Qian aos prantos, sentindo-se culpado por isso ter acontecido, mas Wei Qian está disposto a fazer o que for necessário para dar uma vida melhor e mais segura para Yuan e Lili.

Foi o que ele sempre fez.

Mais tempo vai se passar para o segundo episódio, provavelmente nos levando mais próximos dos eventos que vimos brevemente iniciarem essa estreia, e eu estou curioso para ver qual vai ser o desenvolvimento de “Unknown” – sinto que, de certa maneira, teremos uma nova “apresentação” no próximo episódio, que também vai ter certo peso de “estreia” (talvez por isso ambos tenham sido exibidos no mesmo dia?), visto que encontraremos Wei Qian e Xiao Yuan no presente, mas já tendo uma boa noção da bagagem que eles carregam… ao menos sabemos que Wei Qian conseguiu deixar para trás o seu passado na gangue e prosperar fora do mundo do crime, mas as cicatrizes dessa parte de sua vida seguem ali. “Unknown” é bastante promissor!

 

Para mais postagens, visite nossa página: Reviews de BLs

 

Comentários