Malhação 2004 – O Concurso Garota Múltipla Escolha

Surpresa no resultado!

Letícia até tentou impedir um concurso de beleza com ideias machistas e retrógradas no Múltipla Escola, como proposto pelo Grêmio Estudantil da Vagabanda, mas tudo o que conseguiu foi algumas alterações na regra – o que devem ser o suficiente. Segundo a ideia de Letícia, um concurso para eleger a garota que representa o Múltipla Escolha precisa levar em consideração muito mais do que beleza física, mas talento, carisma, espírito escolar… até porque eles não podem seguir perpetuando padrões de beleza tão prejudiciais, como expresso naquela conversa entre Bel e Vivi (na qual Vivi a convence de que “ela teria que nascer de novo” para ganhar), e, ironicamente, na personagem de Beatriz, a mãe de Gustavo, que está sendo pressionada pela empresária a fazer uma plástica para voltar ao mercado de trabalho…

Sabe de onde vem esse tipo de exigência descabido? De atitudes como a de Gustavo.

Infelizmente, eu sinto que essa parte da trama da Beatriz acaba passando meio despercebida no meio de toda a história do Concurso Garota Múltipla Escolha – e percebemos que o Gustavo não aprende nada com isso. É bizarramente irônico que ele perceba que a mãe está sofrendo para se enquadrar em padrões de beleza, e que ache um absurdo que ela tenha que fazer uma plástica para conseguir papéis como atriz, enquanto ela faz abertamente comentários como “Por que as pessoas dão tanta importância às aparências, hein?”, mas ele escute isso e não perceba que é exatamente o que ele está fazendo ao organizar o seu concurso na escola: ele está dando importância às aparências e perpetuando o sofrimento pelo qual a própria mãe está passando em casa.

Além de babaca, Gustavo é lento.

Enquanto isso, Letícia está tentando romper esse ciclo vicioso: ela só precisa ajudar Bel a ganhar o concurso, e então ela poderá provar que está certa, e que beleza não é tudo… para isso, ela pensa em explorar um lado que chama atenção de Bel e faz todos gostarem dela: seu lado bem-humorado e divertido. Então, Flávia escreve um roteiro de stand-up para Bel ensaiar, enquanto a Vagabanda fica incomodada com os boatos de que “Letícia está preparando uma surpresa para o dia do concurso”, e resolvem ir até o clube para espiar o tal ensaio da Bel… e, é claro, eles agem como completos idiotas, rindo e debochando de Bel e dos demais, dizendo que ela não tem a menor graça e que ela não tem a menor chance de ganhar o concurso – eles são bastante maldosos o tempo todo.

E conseguem o que queriam: Bel já estava bastante insegura e não tinha conseguido acertar na naturalidade das suas piadas, e agora ela está ainda mais certa de que fez a escolha errada ao entrar nesse concurso… ela não quer ser alvo de tomate, como ela diz. Murilo e Letícia dão toda a força a Bel, mas, em parte, eles precisam concordar que realmente não está bom e, com aquelas piadas, eles não vão conseguir vencer o concurso, precisa ser algo diferente… precisa ser algo que tenha a cara da Bel, e aquele texto não tem nada a ver com ela! Então, Letícia incentiva Bel a ser do jeito dela, porque é isso o que cativa tanto as pessoas, e o grande segredo é deixar que Bel conte as suas próprias histórias do jeito que ela quiser… e sabemos, então, que ela vai arrasar.

E esperamos para ver a Bel ARRASAR no dia do Concurso!

O interessante é que a Vagabanda é maldosa, cruel e o trio age feito babacas, mas eles são tão confiantes neles mesmos e têm um ego tão grande que eles se sabotam, eventualmente, porque não dão a menor importância à “estratégia” de Bel e seguem dando a vitória como certa – com o Gustavo comentando que “mal pode esperar para ver a Miss Gari entrando no colégio com seu mais novo modelito, feito com sacos de lixo”. Mas a Vivi não chama tanta atenção quanto se esperava… quer dizer, a Vivi é linda e todos sabem disso, dentro dos padrões de beleza esperados, mas ela parece tão fútil e tão vazia naquela passarela que só a beleza definitivamente não se sustenta. O discurso é sem graça, e ela se porta como uma perua, o que não tem nada a ver com a escola.

E deveria ser o Concurso “Garota Múltipla Escolha”.

Bel, por outro lado, arrebenta com seu carisma: desenvolta e maravilhosa contando histórias de uma maneira divertida, ela consegue fazer com que todos riam e a aplaudam, o que deixa a Vagabanda vagamente incomodada, mas ainda assim confiantes. Depois de sua apresentação, na qual dá um show, Bel resolve agradecer à Letícia e a chama para o palco por ter tornado tudo aquilo possível, e o público pede por um discurso. Durante o seu discurso, Letícia relembra que aquele não é um concurso de beleza, mas de talento, de bom-humor, de vivacidade, e Bel realmente tem o espírito da escola, e Letícia realmente chama atenção ao fazer seu discurso, sendo ovacionada pelo público e curiosamente sendo escolhida pelos jurados como a vencedora!

Para a surpresa e incredulidade revoltada de Gustavo, que a anuncia como a Garota Múltipla Escolha.

Parece um grande mal-entendido, mas é perfeitamente justo: Letícia foi a inspiração para o “novo” concurso, foi ela quem ajudou a Bel e tudo o que ela disse é verdade, o que quer dizer que ela tem tudo o que é necessário para representar o espírito da escola. Confesso que fico triste por Bel e pela sua expressão triste, mas é reconfortante demais ver a cara da Vagabanda e também a da Vivi. Os jurados explicam que ficaram impressionados com o discurso de Letícia e, por isso, acham que ela representa direitinho o espírito do Múltipla Escolha, e quando Gustavo tenta argumentar e dizer que ela não pode ser a escolhida, porque não era candidata, Flávia puxa um protesto dizendo que pode sim… afinal de contas, ela também é aluna e foi escolhida.

Assim, a Vagabanda tem que passar por mais uma pequena humilhação e mais uma derrota para a “Miss Gari” – O QUE É MARAVILHOSO. Letícia é chamada para subir ao palco e ser premiada, e ela diz que “não quer”, mas Flávia a empurra para lá e diz que quer sim, ou vai perder a chance de zoar com a cara dos Vagabanda? Para melhorar a situação, a Vagabanda tinha prometido cantar uma música especialmente dedicada à vencedora, e agora tentam fugir dessa responsabilidade porque não querem cantar para a Letícia, mas são confrontados pela escola que está esperando pela música que eles prometeram, então eles ainda precisam tocar para a Letícia, coroada GAROTA MÚLTIPLA ESCOLHA. Mas Gustavo foge da aposta com Letícia, dizendo que a aposta era entre a Vivi e a Bel.

Bel, por sua vez, está arrasada – se sentindo um pouco traída, mas é mais fruto da frustração do que qualquer coisa, porque no fundo ela sabe que Letícia não tem culpa, que não queria esse título, e que foi a própria Bel quem chamou a Letícia para cima do palco e, portanto, proporcionou que ela ganhasse… de todo modo, Letícia vai conversar com ela de uma maneira muito bonita, e as duas têm um momento bacana onde Letícia dá para ela o notebook, de que ela precisava para ajudar os pais financeiramente: afinal de contas, ela nem se inscreveu, não estava contando com esse notebook, e Bel precisa mais do que ela. Achei justo, altruísta e bonito. Então, as coisas ficam oficialmente resolvidas entre elas, felizmente, e Bel confessa que ela merecia mesmo ter ganhado…

Só a verdadeira Garota Múltipla Escolha faria o que ela está fazendo por ela.

E, bem… é verdade.

 

Para mais postagens de “Malhação 2004”, clique aqui.

 

Comentários