Young Royals 3x04

Diferentes.

Assim como a temporada em geral, esse episódio é muito bom para ilustrar o quanto Wilhelm e Simon são diferentes um do outro – e como isso pode ser o suficiente para que o romance entre eles não dê certo… existe um grau de diferença saudável que faz com que as pessoas se complementem, mas também existe aquelas diferenças tão fundamentais que, mais cedo ou mais tarde, fazem com que as pessoas deixem de se entender, porque elas pensam de forma diferente e acreditam em coisas diferentes. E cada vez mais parece que esse é o caso de Simon e Wilhelm. Simon chega a dizer que “ele pode gostar de Wilhelm e ser contra o sistema”, mas Wilhelm não tem certeza disso, e eu tenho a impressão de que tudo é cansativo demais para Simon.

Ele queria que Wilhelm fosse um pouquinho mais maleável.

Com o ataque à sua casa no fim do episódio anterior, Simon percebeu que ele estava lidando com pessoas extremas que não se contentariam com os comentários maldosos que ele vem recebendo em suas redes sociais há muito tempo – a mãe está pensando em se mudar da casa em que eles vivem há 14 anos e as pessoas que o Wilhelm envia para proteger a família de Simon de alguma maneira parece querer que ele “suma das redes sociais”. Simon está tão assustado com o que aconteceu e tão sem saber o que ainda pode acontecer que ele aceita a proteção e aceita apagar as suas redes sociais, e essa é uma decisão que ecoa mais tarde, em uma conversa que ele tem com os amigos, na qual eles falam algo muito forte sobre ele ter cuidado para não se apagar também.

Eu não acho que Simon e Wilhelm não se amem – eles se amam. Mas Simon está vendo a sua vida mudar drasticamente, e para pior, enquanto Wilhelm não parece realmente disposto a lutar para que as coisas mudem. Foi um grande gesto reconhecer que era ele no vídeo no fim da temporada anterior, e exigiu muita coragem fazer isso, mas o que mais o Wilhelm tem feito desde então? Suas convicções parecem fazê-lo acreditar que ele não pode “arriscar demais” ou “se posicionar”, tanto que quando Farima insiste para que ele abra um projeto, Simon tenta convencê-lo a usar isso para fazer algo que ele goste e que realmente signifique algo para alguém, ajudando pessoas LGBTQIA+, por exemplo, mas Wilhelm se recusa porque “isso seria tomar uma atitude política”.

Wilhelm tem a chance de fazer algo que importa, mas não tem coragem/vontade.

Acho que “Young Royals” está construindo uma decepção gradual de Simon em relação a Wilhelm – e uma das cenas mais importantes nesse sentido acontece quando August e Vincent lideram um protesto no salão depois do almoço, para tentar fazer com que a escola recue em suas decisões sobre os celulares, o toque de recolher e a formatura, por exemplo. E é um tanto quanto patético, na verdade. Enquanto existem pessoas lutando por coisas reais no Dia do Trabalhador, sendo ridicularizadas e ameaçadas por uma manifestação pacífica e justa, aqueles riquinhos mimados estão “brincando de fazer greve” porque as coisas não são como eles queriam que fossem… porque eles querem manter tradições, por mais que elas machuquem as pessoas.

Ver o Wilhelm ficar para trás na “greve” enquanto o Simon sai é doloroso e vergonhoso, porque Wilhelm está apoiando o Vincent, dentre todas as pessoas. E todo o evento acaba se tornando um verdadeiro show de horrores, e apenas pessoas como a Felice conseguem perceber “o que Hillerska pode ser” – e como ela pode ser ruim. Por mais que desagradem aos alunos e seja, em vários momentos, um pé no saco, as decisões foram tomadas para tentar impedir coisas como aquelas que foram publicadas no jornal, e que nunca foram mentira… até então, nada foi feito, no entanto. E, no fim das contas, os ricos mimados conseguem exatamente o que eles queriam, como estão acostumados a conseguir, porque é assim que funciona a realidade para eles, sempre.

E é desse mundo que Wilhelm faz parte.

É a esse mundo que Simon quer se juntar?

 

Para mais postagens de Young Royals, clique aqui.

 

Comentários