Upload: Realidade Virtual 2x05 – Mind Frisk

Robin Hood e Viúva Negra.

Curioso demais pensar que essa temporada foi lançada em março de 2022, mas um episódio como “Mind Frisk” se torna ainda muito mais significativo frente a todas as discussões que tivemos a respeito de Inteligência Artificial em 2023. Muito melhor do que seu antecessor, esse episódio trouxe uma série de momentos muito bons, como a Ingrid “fazendo um teste” com um bebê de IA para se tornar mãe de um bebê digital, e a Nora e o Nathan voltando a trabalhar juntos, dessa vez para descobrir mais a respeito de uma proposta perturbadora que pretende ouvir todos os pensamentos dos uploads e tornar públicos os seus sonhos… com bom humor e novamente inteligente em suas críticas, “Mind Frisk” é um episódio EXCELENTE de “Upload: Realidade Virtual”.

Nora está cada vez mais se afastando dos ludistas desde aquela questão do ataque no episódio anterior… como eu comentei na minha última review, os ludistas são extremistas, o que é um problema, e a sua determinação em destruir Lakeview é algo com que Nora não compactua. Com todos os prováveis problemas da Horizen, Nora não deixa de se importar com as pessoas que vivem lá dentro… ainda são pessoas. E o ataque recente dos ludistas, embora não tenha parecido “lá grande coisa”, acaba gerando consequências: é a desculpa perfeita, por exemplo, para a Horizen lançar o tal MindFrisk, um programa que será capaz de ler todos os pensamentos dos uploads – uma invasão sem tamanho, que eles justificam usando a desculpa de “garantir a segurança”.

Curiosamente, Luke é provavelmente o primeiro upload a perceber que alguma coisa está errada… ele lutou na guerra, ele sabe quando alguém o está observando, e pode parecer uma “paranoia”, inicialmente, até mesmo para Aleesha, mas eventualmente ela descobre que não é. Lucy, sua chefe, fala abertamente e com orgulho sobre como eles estão mesmo “roubando” sonhos dos uploads e os colocando online ou os vendendo para Hollywood, e como tudo é propriedade da Horizen, o dinheiro é deles… a ideia é tão perversa e ironicamente próxima da realidade que gera angústia, porque é exatamente o que Lucy diz: o que importa é o dinheiro. O capitalismo pouco se importando com os artistas se existem IA ou uploads que entregam tudo pronto.

É absurdo. E assustadoramente real.

Isso sem falar sobre todo o problema da imagem de Aleesha estar circulando pela internet nos sonhos eróticos que Luke teve com ela e ela estar sendo reconhecida nas ruas, e eu não acho que o erro tenha sido de Luke. Ele não tem culpa dos seus sonhos, e ninguém tinha o direito de invadir a sua cabeça, roubá-los e torná-los públicos… esse descaso e esse desrespeito com a imagem de alguém também tem tudo a ver com as discussões que vimos explodir em 2023 a respeito de Inteligência Artificial, especialmente imagens, vídeos e vozes geradas por IA para “trazer de volta” pessoas que morreram. Esse episódio de “Upload: Realidade Virtual” é RIQUÍSSIMO e dá um grande estudo por si só. Estranho pensar que vivemos nessa realidade, não?

Em paralelo, toda a sequência de Ingrid com o bebê IA é muito engraçada, e nem por isso deixa de ser, também, dramática de alguma maneira… Ingrid está desesperada para ter um bebê virtual e, para isso, ela precisa passar por algumas fases – a primeira delas é cuidar de um filho IA, que a deixa exausta, ela fica colocando para dormir, e ele envelhece em uma velocidade apavorante, passando por todas as fases da vida em um prazo de aproximadamente 24 horas. Preciso dizer que foi HILÁRIO. Vemos Ingrid cuidar de um bebê que chora, de uma criança pequena que não se cansa, um adolescente rebelde que não a escuta e/ou obedece, até um velhinho prestes a morrer que está pedindo que ela lhe dê um nome… e a cena é bizarra, cômica e dramática.

De alguma maneira.

Nora avisa Nathan a respeito do MindFrisk, porque talvez eles não possam derrubar essa medida absurda, mas um aviso vem a calhar para que ele “não pense” a respeito de coisas que podem colocá-lo em perigo caso quem está por trás do seu assassinato esteja “ouvindo”. Toda a sequência de Nora e Nathan hackeando o MindFrisk é muito interessante, tanto porque é ótimo vê-los trabalharem juntos, quanto porque é muito bom ver os pensamentos de Nathan em tempo real, entregando que ele segue completamente apaixonado por Nora… o que, é claro, não é lá nenhum segredo. E ele também descobre quem é que Kannerman foi visitar no “Dia da Família” em Lakeview: David Choak, o bilionário excêntrico que mora no mesmo corredor que ele.

A dupla Kinnerman + Choak é assustadora.

E Nathan está correndo perigo!

 

Para mais postagens de “Upload”, clique aqui.

 

Comentários