HIStory: Make Our Days Count – Episódio 1/10

Opostos.

O segundo arco da terceira temporada de “HIStory” é, possivelmente, uma das obras mais comentadas, recomendadas e aclamadas do mundo BL – e embora não saiba os detalhes de como, porque fugi de spoilers durante todo esse tempo, eu sei que chegarei ao final sofrendo, e não acho que tenha sido uma grande “surpresa” na época de seu lançamento, tendo em vista que o próprio título já sugere algo trágico: “Make Our Days Count”. Acho que “HIStory” vem de uma sequência de boas histórias, com “Right or Wrong” e “Crossing the Line”, na segunda temporada, e “Trapped” na terceira mesmo, e esse primeiro episódio de “Make Our Days Count” é uma apresentação competente do universo e dos personagens dessa nova história na qual entramos agora.

Confesso que a minha primeira impressão é de que eu terei dificuldade para gostar de Xiang Hao Ting – mas eu também tenho consciência de que essa opinião pode mudar na minha próxima review… mas ele não me causa uma boa primeira impressão. Talvez porque eu esteja em uma fase da minha vida na qual eu esteja mais próximo da idade do pai e do professor (e já tenha sido professor durante 10 anos) do que do adolescente, então ele só me parece um pé no saco mesmo: toda aquela coisa de ele aparentemente tirar nota baixa propositalmente, provocar o professor com total falta de respeito, fugir da aula como uma afronta e discutir com o pai como se ele fosse o dono da razão, sempre com muito deboche. E, como era de se esperar, ele é idolatrado pelos amigos…

Adolescentes são tão previsíveis.

Em paralelo, conhecemos Yu Xi Gu, e é muito mais fácil se importar com ele… estudioso, tímido e franzino, Xi Gu funciona como um oposto de Hao Ting, e a narrativa acentua essas diferenças com competência. Enquanto Hao Ting é um encrenqueiro que não leva nada a sério, Xi Gu estuda com afinco porque ele precisa de uma bolsa para a universidade, porque a bolsa é a única esperança que ele tem de poder estudar, e estudar é a única esperança de, quem sabe, ter uma vida melhor… a maneira como Xi Gu passa mal por pular refeições para “economizar dinheiro” ou como ele janta tarde, para não sentir fome de manhã, é muito dolorosa – e é quase ultrajante ver isso em paralelo ao Hao Ting matando aula e juntando dinheiro para comprar um novo videogame.

Adoro esses paralelos.

Também conhecemos o que eu imagino que virá a ser o casal secundário de “HIStory: Make Our Days Count”. Sun Bo Xiang é um dos amigos babaquinhas de Hao Ting, e ele fica todo emocionado quando está na academia e Lu Zhi Gang, um homem um pouco mais velho, aparece para treinar – e eu realmente não posso culpá-lo, porque o Zhi Gang é realmente uma delícia… o episódio faz bem em nos mostrá-lo treinando em mais de uma ocasião. A primeira interação deles, depois de Bo Xiang tentar “secretamente” tirar uma foto dele é bastante interessante, e Zhi Gang de fato sente a sua ausência quando ele não aparece na academia, mesmo sabendo que era seu dia de treinar (!), porque ele está de castigo tendo que varrer as folhas das árvores do lado de fora da escola.

Os caminhos de Xi Gu e Hao Ting se cruzam na escola em mais de uma ocasião… primeiro quando Xi Gu sem querer flagra Hao Ting e a namorada se pegando na enfermaria (!), por exemplo, e depois quando Xi Gu “rouba a cama” de Hao Ting também na enfermaria, mas eles são “obrigados” a interagir quando Shi Yu, a namorada de Hao Ting, começa a se aproximar de Xi Gu porque “acredita que está se apaixonando por ele”. Na verdade, são os amigos de Hao Ting que fazem todo um auê para que o Hao Ting “faça alguma coisa”, e ele se importa muito pouco com o seu namoro (sua prioridade é a diversão e o videogame que ele pretende comprar, eu acho), inicialmente, para tomar qualquer iniciativa… então, os amigos tentam “resolver as coisas por ele”.

E dão um soco em Xi Gu.

Como eu já disse, é muito fácil gostar de Xi Gu e empatizar com ele… por outro lado, é muito difícil gostar de Hao Ting nesse primeiro momento, o que, no fundo, me agrada, porque vai ser legal ver a série tentar reverter isso, e ela conseguirá, certamente, se tiver um roteiro bem trabalhado, o que eu acredito que ela tenha. Interessante como Xi Gu responde a Hao Ting sobre a sua namorada, mandando ele conversar com ela e não com ele (!), e como Xi Gu não é deixado em paz porque Bo Xiang também vem atrás dele para “tirar satisfações” depois de vê-lo com Zhi Gang – afinal de contas, Zhi Gang é seu chefe, sabe das coisas que ele passa e é muito bacana com ele. Parece que Xi Gu vai passar por sua parcela de sofrimento em “Make Our Days Count” mesmo.

 

Para mais postagens, visite nossa página: Reviews de BLs

 

Comentários