Malhação 2004 – O contra-ataque da Vagabanda

A candidatura da Bel!

O evento da Letícia, no qual a Vagabanda não colocou a menor fé, foi um verdadeiro sucesso! A escola compareceu em peso à Gincana de Reciclagem, enquanto o ensaio aberto da banda no clube não teve ninguém para assistir, e agora a Vagabanda quer fazer alguma coisa para dar a volta por cima… e começam indo até o clube, liderados por Gustavo, para “fazer uma visitinha” ao jantar que é o prêmio da equipe vencedora da Gincana – segundo Gustavo, eles não podem dar tanta bandeira de que se deram mal, mas sabemos que suas intenções não são exatamente “se confraternizar com o pessoal da Miss Gari”, como ele diz, e confesso que fiquei apreensivo, com medo de eles estragarem o jantar, que estava com um clima tão bom e celebrativo até eles chegarem… teve até uma declaração apaixonada de Felipe para a Letícia e um beijão apaixonado na frente de todos!

Naturalmente, a Vagabanda adora acabar com qualquer clima bom… é impressionante o tamanho do EGO desses caras, de verdade! Eles acabaram de ser oficialmente derrotados e passar por uma humilhação com um show sem público, mas eles ainda acham que são os maiorais, e é com essa atitude que eles confrontam Letícia e os demais no clube. Felizmente, Letícia tem respostas na ponta da língua, e ela ainda os desafia, dizendo que a escola toda está falando que o Grêmio Estudantil não faz nada e, em breve, eles podem pedir um impeachment. Perfeitamente sarcástica, Letícia até pergunta se eles vão tocar alguma coisa para eles, já que isso “é a única coisa que eles sabem fazer”, porque ideia eles não têm nenhuma para colocar em prática.

Gustavo tenta se esquivar, dizendo que eles têm sim, e Letícia puxa uma pressão para eles falarem, então, alguma ideia que vão colocar em prática, mas a Vagabanda se enrola e tudo o que dizem é que “eles logo, logo vão saber”. A Vagabanda que provocou, eles pediram por aquela humilhação, e saíram derrotados mais uma vez – não que eles realmente percebam isso, é verdade. Agora, eles precisam pensar em alguma ideia, qualquer ideia, o mais rápido possível, ou então vão provar para Letícia e os outros que não têm ideia nenhuma – embora isso seja óbvio. Então, Gustavo e os demais anunciam o CONCURSO GAROTA MÚLTIPLA ESCOLHA, que parece extremamente fútil, mas vai ter várias inscritas, já que o prêmio é um notebook novinho em folha.

Letícia fica furiosa, e com razão – “A gente vai ficar parado vendo uma palhaçada dessa?” Simplesmente não há nenhum propósito acadêmico em um concurso de beleza promovido na escola, e é como ela diz: a ideia é machista, antiquada e fútil. A escola deveria ser um lugar para discutir ideias, inteligência, criatividade, talentos, e não beleza física… um concurso de beleza incentiva o culto à beleza, e eles já vivem em uma sociedade que já valoriza isso demais; por isso, a Vagabanda faz algumas alterações sutis às regras do concurso (até Natasha concorda que Letícia pode ter razão), que deixa de ser apenas um concurso de beleza – mas a ideia continua sendo bastante boba, na verdade, e eles acham que estão arrasando como se tivessem criado a melhor coisa do mundo.

E, com o concurso, “Malhação 2004” começa a levantar algumas questões pertinentes sobre a questão de padrões de beleza. Bel, por exemplo, se inscreve no concurso, e resolve conversar com Vivi em busca de algumas dicas, já que ela já venceu vários concursos desse tipo, e Vivi diz uma série de coisas absurdas, sobre como Bel precisa começar fazendo um tratamento de pele para “tirar as sardas”, alisar o cabelo porque “cabelo crespo não ganha concurso” e colocar silicone… só essa fala de Vivi para Bel e a maneira como isso afeta negativamente a garota é um exemplo claríssimo do que Letícia estava falando: como essa ideia de concurso é prejudicial. Letícia encontra a Bel chorando, dizendo que não corresponde aos padrões de beleza de hoje e, para ganhar, só nascendo de novo…

Bel explica, então, por que queria tanto participar e ganhar: precisa do notebook porque poderia vendê-lo e ajudar nas contas de casa, já que os pais estão passando por um perrengue e talvez eles não tenham nem como pagar o aluguel. Então, Letícia decide que vai ajudá-la, e que elas vão provar para todo mundo que ela pode ser a Garota Múltipla Escolha – o que, infelizmente, é uma candidatura recebida com risadas maldosas e deboche do Gustavo e dos demais, que agem como se Bel não tivesse a menor chance e, por isso, eu sabia que a Bel PRECISAVA ganhar! Letícia não podia deixar a Vagabanda ter uma vitória dessa, até porque isso perpetuaria toda a questão dos padrões de beleza, que parecia ser exatamente o que o roteiro estava tentando criticar.

A disputa se torna pessoal e Letícia e Gustavo fazem uma aposta: se Bel ganhar, Letícia desafia Gustavo a vender sua guitarra e doar o dinheiro ao amparo social; se Vivi ganhar, Gustavo quer que Letícia vá para a escola vestida com sacos de lixo. Agora, Gustavo está mais determinado do que nunca a fazer de Vivi a grande vencedora, porque ele não conseguiu sair da ideia do “concurso de beleza” e, para isso, ele decide escolher cinco jurados que ele acredita que “vão fazer a escolha certa”. Felizmente, o que é certo para ele pode não ser exatamente o que é certo para os jurados, até porque o dia do concurso promete algumas surpresas interessantes… e talvez o grande “contra-ataque da Vagabanda”, depois da Gincana de Reciclagem, seja mais um fiasco.

Assim espero.

 

Para mais postagens de “Malhação 2004”, clique aqui.

 

Comentários