[Season Finale] A Magia de Aruna 1x06 – Juntas

O retorno de Aruna.

Simples e bem infanto-juvenil, “A Magia de Aruna” cumpre o objetivo dentro de sua proposta. Como produção adolescente do Disney+, a série não é nenhum grande espetáculo, tampouco revolucionária em nenhum sentido, e é importante ter isso em mente quando nos sentamos para assisti-la… “A Magia de Aruna” não tem grandes pretensões e conta uma história rápida, previsível e até brega em alguns momentos (!), mas isso não quer dizer que também não seja divertida e não cumpra o seu papel como entretenimento. Com uma duração um pouco maior que a de qualquer outro episódio, “Juntas” encerra temporariamente a história de Mima e as demais Bruxas Guardiãs que precisam resgatar a magia de Aruna e tirar o mundo do estado de penumbra…

Dessa vez, ganhamos flashbacks tanto de 1723, quando uma mão foi estendida a Bruma, quanto de 2001, quando Acash e Hera ainda eram crianças e a pedra do coração estava por perto. No presente, Bruma, a própria personificação da Ordem que caçava bruxas no século XVIII, consegue prender Latifa, Cloe e Juno, o que quer dizer que grande parte da ação para resgatar a magia e salvar o mundo depende de Mima, Ariel e os descendentes… e eles têm um plano. Ariel trabalha intensamente com os descendentes, enquanto Mima se junta a Caio determinada a vencer a competição para se tornar Jovem Patronesse e, portanto, ter direito a fala no Fórum no qual Bruma vai discursar e no qual outros países estão prestes a assinar um acordo com a Luminum.

E é isso o que ela precisa impedir.

Então, Mima se torna Jovem Patronesse, usa o seu poder para salvar Hera, que estava sendo controlada por Bruma, e a coloca para buscar as Guardiãs e salvá-las, enquanto ela vai “ser uma distração”. É tão importante que Mima se torne uma Jovem Patronesse, embora esse nunca tenha sido o seu sonho, mas o dos seus pais, porque ela faz um discurso inspirado sobre como a vida é um direito de todos, e não um privilégio… assim, ela está ali, na frente de todos, para dizer que fala em nome de um povo discriminado e marginalizado, e que é importante sentir orgulho de suas origens e de sua história. Então, ela mostra a sua mecha dourada no cabelo, assume-se corajosamente como bruxa na frente de todo o mundo, e expõe a perseguição da Ordem…

Uma perseguição perpetuada por Bruma, que usou a magia de Aruna durante todo esse tempo para se manter viva e lucrar com o que roubou do seu povo. Então, Mima pergunta finalmente: “Essa é a empresa que vocês querem apoiar?”. O discurso de Mima é acompanhada de falas dos descendentes, que são transmitidas no fórum, e a invasão de descendentes em uma espécie de manifestação, enquanto Mima finalmente assume oficialmente o seu papel como uma BRUXA GUARDIÃ, unindo-se a Latifa, Cloe e Juno, porque apenas as quatro juntas, durante o eclipse solar, podem reestabelecer o equilíbrio e devolver à Aruna o seu poder – e, consequentemente, salvar o mundo do estado de penumbra total no qual ele caiu há poucos dias… esse é o destino de Mima.

Assim, “A Magia de Aruna” ganha um clímax que conta com o Acash aparecendo para entregar a Mima a pedra do coração, que pertence à sua linhagem, e o retorno de Bruma, que rouba a pedra antes de Mima poder chegar a ela, e então tudo se transforma em uma batalha das bruxas guardiãs contra Bruma, até que Bruma desapareça virando pó… e, durante o eclipse, com as pedras das quatro linhagens, as guardiãs e os descendentes, A MAGIA DE ARUNA RETORNA. É um final bastante simples, mas que parece satisfatório, e que coloca o mundo em uma nova era, na qual a penumbra não existe mais, a artemísia silvestre volta a ser plantada por seu povo, a magia não é mais marginalizada… algo bastante utópico e colorido, mas típico de um final da Disney+.

Tem até um ganchinho para uma segunda temporada.

Se ela existirá ou não, já não sei dizer.

 

Para mais postagens de “A Magia de Aruna”, clique aqui.

 

Comentários