Malhação 2004 – O projeto para a Gincana de Reciclagem

“Tô amarradão em você, Letícia. Você quer namorar comigo?”

Posso dizer? Sei que o casal da temporada é formado por Gustavo e Letícia e eu gosto muito deles, um bom exemplo de desenvolvimento enemies to lovers, mas eu também gosto bastante do Felipe e eu não teria me importado com a Letícia dando uma chance para ele… até porque ele é inteligente, educado, parceiro, além de ser muito bonito! Apaixonado por Letícia, Felipe resolve escrever uma carta para ela – uma carta que ele acaba derrubando na escola: tem o nome da Letícia, mas como ele não terminou, não está assinada… quem encontra a carta é Flávia, que corre para compartilhar a informação bombástica com a amiga, e enquanto elas se perguntam quem poderia ter escrito, e Letícia comenta que o português é perfeito, elas matam a charada: Felipe.

Infelizmente, Felipe não faz o coração de Letícia bater mais forte… por mais que ela ainda não entenda os seus sentimentos por Gustavo (afinal de contas, se apaixonar por ele parece o absurdo dos absurdos), já é ele quem faz seu coração disparar, e ela vê Felipe apenas como um amigo. Ainda assim, Flávia está empolgada e quer tirar a dúvida, então arma um plano: pede que Felipe escreva um projeto para uma gincana de reciclagem sobre a qual eles comentaram na época da eleição do grêmio… o que ela quer é comparar o estilo de escrita de Felipe com o da carta (embora sejam gêneros textuais completamente diferentes e isso não faça sentido), mas Felipe leva a sério a missão, tanto porque quer impressionar a Letícia quanto porque ele sempre leva essas coisas a sério mesmo.

E, ali, elas têm a resposta: foi mesmo o Felipe quem escreveu a carta.

Mas Letícia fica empolgada pelo motivo errado, infelizmente… com um cara bonito e inteligente interessado nela, ela só consegue ficar animada de verdade por causa do projeto que Felipe acabou de escrever, que ela acha perfeito – e eu sou a própria Flávia, frustrado com a animação colocada no lugar errado. Agora, Letícia só pensa na Gincana, e fala com Pasqualete para colocar o projeto em prática. O diretor fica igualmente empolgado, acha a ideia um máximo, mas diz que esse tipo de projeto precisa ser desenvolvido em parceria com o Grêmio Estudantil, e a Vagabanda não tem o menor interesse em “se envolver em uma caretice dessas”. Eles debocham da ideia de Letícia de maneira maldosa, dizendo que “gincana é coisa de criancinha” e “reciclagem é um assunto chato”.

A única opção de Letícia, então, é voltar e falar com o Pasqualete mais uma vez, e ele é firme: se a Vagabanda não tem um motivo plausível para não querer levar o projeto adiante, eles terão que colaborar, e ele vai falar com eles… não que Letícia não se adiante e vá até a casa de Gustavo durante um ensaio da Vagabanda (!) para dar a notícia, toda trabalhada na plenitude debochada que ela expressa tão bem, o que deixa a Vagabanda sem chão… mas eles continuam decididos e garantem que essa gincana “não vai acontecer de jeito nenhum”. É uma questão de ego, e eles agem como completos babacas, porque o que realmente importa não chama a atenção deles… eles não têm nenhum perfil para serem o grêmio do Múltipla Escolha, mas sempre soubemos disso.

Empolgada, mas com um agradável toque de cinismo, Letícia encontra Gustavo no pátio da escola no dia seguinte e pergunta se eles podem se encontrar no intervalo para falar sobre a gincana e as ideias, e quando ele diz que tem uma ideia, “deixar ela e a turminha dela de fora do Grêmio”, Pasqualete aparece na hora perfeita para dar uma chamada de atenção lindíssima nele, daquelas que nos fazem sorrir involuntariamente… Gustavo tenta dizer que a ideia é careta e que “gincana é coisa de jardim de infância”, mas Pasqualete é contundente e diz que vão ter que apoiar a ideia sim, porque “a ideia da aluna Letícia é simplesmente brilhante” (adoro a Letícia dando de ombros com o olhar mais debochado que consegue fazer, se segurando para não rir).

Quando Pasqualete termina e vai embora, deixando o Gustavo perdido e em silêncio, Letícia solta uma risada que Gustavo mereceu (!), antes de dizer que, “como estava falando”, eles se encontram no intervalo para conversar sobre a gincana… infelizmente, a Vagabanda é mesmo um trio de babacas, e Gustavo está determinado a se livrar da “Miss Gari” de todo modo, então eles sabotam a reunião durante o intervalo inteiro, agindo de maneira infantil e grosseira, com coisas como o Catraca ficar batucando enquanto Natasha e Gustavo seguram o riso. A atitude é babaca e insuportável (e eu conheci muitos adolescentes com essas mesmas atitudes enquanto fui professor), e eles ficam rindo, debochados e vitoriosos, quando o intervalo acaba e nada fica decidido, nem encaminhado.

Mas Letícia não vai abaixar a cabeça: ela vai dar seguimento à ideia sem a ajuda deles.

Isso podia gerar a destituição da Vagabanda do Grêmio, né?! Seria um máximo.

 

Para mais postagens de “Malhação 2004”, clique aqui.

 

Comentários