Sítio do Picapau Amarelo (1978) – A Raiz Milagrosa: Parte Final

Um passeio de helicóptero!

No fim, “A Raiz Milagrosa” acaba sendo uma história bastante diferente do que imaginamos em seu início! Embora tenha certa inspiração em “A Reforma da Natureza”, um dos livros mais célebres da coleção do “Sítio do Picapau Amarelo”, e traga algumas das memoráveis falas da Emília, a Marquesa de Rabicó, enquanto ela começa a identificar tudo o que está supostamente “errado” na natureza, a história acaba sendo muito menos sobre a reforma da natureza, de fato, e muito mais, como o título sugere, sobre a caça pela raiz milagrosa… que, no fim das contas, não descobrimos bem o que é ou o que faz, mas gera todos os principais conflitos da história de 20 capítulos, que é uma história de espionagem com direito a sequestros, ameaças e bastante perigo…

E a polícia aparecendo de helicóptero no fim e tudo!

Emília, o Visconde e o Professor Fritz acabaram sendo capturados pela Cuca quando foram à sua gruta em busca da tal “raiz milagrosa” tanto procurada, e é o Pedrinho, a Narizinho e o Tio Barnabé quem os tiram de lá, ainda convertidos em estátua (!), enquanto o Saci tenta enganar a prima… astuto, o Saci diz à Cuca que “o Professor Fritz tinha um presente para ela”, e a leva para o Sítio do Picapau Amarelo, onde lhe mostra a moto e ela fica toda empolgada, aceitando até desenfeitiçar o pessoalzinho para poder ficar com a moto de presente! Então, enquanto a jacaroa está distraída no Sítio de Dona Benta, Emília, já desenfeitiçada, aproveita para invadir a sua gruta, pegar umas “raízes milagrosas” como as que o professor queria e “dar um jeito na fórmula da Cuca”.

Toda a sequência da Cuca com a moto é DIVERTIDÍSSIMA! A começar pelo fato de que subir na moto não é a coisa mais fácil para a jacaroa, com o seu rabão e tudo o mais… enquanto ela fica tendo dificuldade e tentando incansavelmente, Dona Benta, Tia Nastácia e o Saci ficam assistindo e rindo, e depois o resto do pessoal aparece, com a Emília dizendo que “se ela não conseguir montar, não leva o presente”. No fim, a Cuca acaba se sentando no lugar do carona, no carrinho ao lado, e o Visconde dirige a moto em rápidos círculos que acabam deixando a bruxa tonta e não muito satisfeita… ela mesma vai embora do Sítio de Dona Benta, sem levar o seu “presente”, reclamando que “isso é coisa do demo”. Sério, eu amo essas coisas no “Sítio do Picapau Amarelo”!

Quando o Rabicó sobe em uma árvore para pegar abóboras, por causa da reforma da Emília, e fica preso lá em cima, a bonequinha começa a perceber que não pode ficar mexendo com as coisas assim – talvez a natureza tenha feito as coisas nos seus lugares certos, no fim das contas. Ela ainda tem a esperança da sua Centopeia-Trem e sua Saúva-Trator, no entanto, mas descobre que o Professor Fritz, temendo que desse certo e que a força destruidora de tais animais fosse incontrolável, matou as suas cobaias a sapatadas! Faz total sentido o que ele fala sobre como “um sábio precisa ter senso de responsabilidade”, é claro, mas a Emília fica furiosa como nós sabíamos que ela ficaria! Afinal de contas, era a sua experiência e o Professor Fritz simplesmente acabou com ela!

De todo modo, Dona Benta proíbe que ela siga com as reformas!

E, agora, eles precisam se livrar dos bandidos… que ainda continuam por perto. Quando o Professor Fritz é capturado mais uma vez (!), a turminha do Sítio do Picapau Amarelo se prepara para fazer alguma coisa e chegamos ao clímax de “A Raiz Milagrosa”. Com a ajuda de um rádio que o pessoal de Tucanos encontrou, Pedrinho manda uma mensagem para o aeroporto ou para a polícia, avisando sobre os espiões que vão fugir de helicóptero, e enquanto os bandidos esperam pela chegada do seu “chefe” e fazem mais prisioneiros (o Zé Carneiro, o Malasartes e o Tio Barnabé), Emília, Visconde, Pedrinho, Narizinho e o Saci pensam em algo para atacar os espiões… algo como uma “bomba”: uma colmeia cheia de vespas furiosas que podem “deter” os espiões.

É um caos que só!

A turminha usa a bomba, que não tem lá tanto efeito prático no fim das contas, mas a polícia aparece de helicóptero, prende os dois bandidos, conta que a mensagem de Pedrinho fez com que eles interceptassem o chefe da quadrilha no aeroporto, tentando fugir, e a turminha ainda ganha uma carona de volta para o Sítio DE HELICÓPTERO! E quando a polícia se prepara para partir do Sítio de Dona Benta, agradecida pela ajuda inesperada da turminha, eles oferecem uma carona para o Professor Fritz, que anuncia que “vai deixar para trás as suas pesquisas com as raízes milagrosas”, porque percebeu que elas “podem causar mais mal do que bem”. Mas a história acaba nos reservando uma última reviravolta interessante: o Professor Fritz não era tão inocente assim.

Mas também não tão mau, no fim das contas.

O Saci pede que a turminha distraia os policiais e atrase a sua partida (então, eles começam a fazer um monte de perguntas a respeito do helicóptero), enquanto ele vai buscar a ajuda da Cuca, que aparece no Sítio para exigir de volta as raízes que foram roubadas de sua gruta – e ela revela que a mala do Professor Fritz, ao contrário do que ele anunciou, está cheia de raízes que ele nem podia levar para fora do país… e estava levando escondido, o dissimulado. Aparentemente, o Professor Fritz também era um “espião”, e o único que não foi enganado de verdade por ele foi o Saci, que percebeu tudo. Então, a Cuca leva de volta as suas raízes para a gruta, enquanto a Dona Benta e os demais pedem que ela cuide muito bem delas, para não cair em mãos erradas…

Mas, eventualmente, descobrimos que o Professor Fritz não é tão ruim assim… ele trabalhava ao lado do Professor Cardoso, o amigo de Dona Benta, e os dois acabaram brigando, e agora ele quer levar uma raiz para ele para pedir desculpas. Usando o Faz-de-Conta da Emília (!), Fritz retorna para o Sítio para contar que ainda estava levando uma raiz escondida na própria roupa, mas se sentiu culpado e percebeu que não podia fazer isso com a Dona Benta, então quer devolver… no fim, Dona Benta deixa que ele a leve para o Professor Cardoso, com os seus cumprimentos, e Fritz usa o Faz-de-Conta para retornar para o helicóptero, “fazendo-de-conta que nunca usou o faz-de-conta”, para ver se isso deixa Emília satisfeita. Mas ela está furiosa com alguém que não é ela usando o Faz-de-Conta.

Afinal de contas, isso é dela, não?

 

Para mais postagens sobre o Sítio do Picapau Amarelo, clique aqui.

Ou visite nossa página: Cantinho de Luz

 

Comentários