96th Academy Awards – Oscar 2024

“Anywhere else I’d be a 10”

Diferente do ano passado, em que eu estava torcendo ardentemente por “Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo” e eu sinto que história foi feita naquela noite, eu estava bem menos envolvido com os grandes indicados e favoritos no Oscar 2024 – acabei não assistindo a “Oppenheimer”, o grande vencedor da noite, mesmo com o fenômeno Barbenheimer todo, mas fico contente pela vitória do Christopher Nolan como Melhor Diretor porque eu admiro outros trabalhos dele, especialmente “A Origem” (um dos meus filmes favoritos na vida!) e “Interestelar”; também ainda não assisti a “Pobres Criaturas”, mas eu gosto muito da Emma Stone e fico muito contente com ela recebendo o Oscar de Melhor Atriz (e eu assistirei ao filme em breve).

Ainda assim, eu sinto que a noite teve alguns momentos memoráveis, dentre eles: 1) o Messi aplaudindo em uma cena gravada antes da cerimônia e editada para parecer ao vivo, em um dos vídeos mais fofinhos da noite; 2) o Ke Huy Quan fofíssimo como sempre ao apresentar a categoria de Melhor Ator Coadjuvante; 3) o John Cena aparecendo nu no palco para “relembrar” um evento que aconteceu há 50 anos na cerimônia do Oscar e para apresentar, ironicamente, a categoria de Melhor Figurino, e é preciso dizer que ele estava um grande gostoso; 4) o Ryan Gosling cantando “I’m Just Ken”, de “Barbie”, a favorita de muita gente para levar o prêmio de Melhor Canção Original; e 5) Cynthia Erivo e Ariana Grande, de vestidos verde e rosa, para apresentar as categorias de Melhor Trilha Sonora e Melhor Canção Original.

Como eu sou um grande fã de musicais, é nesses dois últimos pontos citados que eu quero me deter… a apresentação de “I’m Just Ken” era, provavelmente, a mais aguardada da noite, e ela foi INCRÍVEL! Se a música explodiu e se tornou a favorita de “Barbie” com o filme, eu acho que essa performance vai ser muito reproduzida ao longo dos próximos dias, reiterando o seu sucesso, porque foi uma apresentação visualmente bonita e divertida. O Ryan Gosling estava lindo vestido de rosa, e eu senti um prazer imenso em ver o Simu Liu e o Ncuti Gatwa no palco, dançando com ele, e eu acho que a música deveria, sim, ter ganhado como Melhor Canção Original. Infelizmente, o prêmio acabou indo para a Billie Eilish, com “What was I made for?”, também de “Barbie”.

Além disso, Cynthia Erivo e Ariana Grande, que protagonizarão a adaptação cinematográfica em duas partes de “Wicked” (com a primeira parte chegando aos cinemas no fim desse ano!), lado a lado, usando verde e rosa. Eu já achei muito emocionante quando a Cynthia apareceu no tapete vermelho usando verde, e eu amo que elas estejam empenhadas na divulgação, porque eu tenho certeza de que esse será um filme GRANDIOSO. “Wicked” é um nome fortíssimo, e é muito bom ver as nossas futuras Elphaba e Glinda juntas ali… mal posso esperar para ver o que elas entregarão na cerimônia do próximo ano – infelizmente, não teremos “Defying Gravity” ou um “For Good” ao vivo, porque terá que ser uma das canções novas para concorrer na premiação…

Ainda assim, estou curiosamente aguardando!

Como era de se esperar, embora eu não tenha visto o filme e não possa dizer se é merecido ou não (embora, correndo o risco de estar errado, eu deva dizer que a academia é bastante quadrada e conservadora nessas premiações, sabe?), “Oppenheimer” foi o grande premiado da noite, levando 7 estatuetas, dentre elas as de Melhor Diretor e Melhor Filme. “O Menino e a Garça”, de Miyazaki Hayao, leva de Melhor Animação, e embora eu ainda não tenha visto, tenho certeza de que foi merecido. Inclusive, fico chateado que não foi “Monster” o escolhido pelo Japão para concorrer a Melhor Filme Internacional. E fiquei feliz pela vitória de “A Incrível História de Henry Sugar” ganhando como Melhor Curta-Metragem, porque é um curta realmente fascinante!

Confira, abaixo, a lista completa!

 

Lista completa de Ganhadores do Oscar 2024

 

Melhor Atriz Coadjuvante – Da’Vine Joy Randolph (Os Rejeitados)

Melhor Curta de Animação – War Is Over! Inspired by the Music of John & Yoko

Melhor Animação – O Menino e a Garça

Melhor Roteiro Original – Anatomia de uma Queda

Melhor Roteiro Adaptado – Ficção Americana

Melhor Maquiagem e Cabelo – Pobres Criaturas

Melhor Direção de Arte – Pobres Criaturas

Melhor Figurino – Pobres Criaturas

Melhor Filme Internacional – Zona de Interesse (Reino Unido)

Melhor Ator Coadjuvante – Robert Downey Jr. (Oppenheimer)

Melhores Efeitos Visuais – Godzilla Minus One

Melhor Montagem – Oppenheimer

Melhor Documentário em Curta-Metragem – The Last Repair Shop

Melhor Documentário – 20 dias em Mariupol

Melhor Fotografia – Oppenheimer

Melhor Curta-Metragem – A Incrível História de Henry Sugar

Melhor Som – Zona de Interesse

Melhor Trilha Sonora – Ludwig Göransson (Oppenheimer)

Melhor Canção Original – “What was I made for?”, Billie Eilish e Finneas (Barbie)

Melhor Ator – Cillian Murphy (Oppenheimer)

Melhor Direção – Christopher Nolan (Oppenheimer)

Melhor Atriz – Emma Stone (Pobres Criaturas)

Melhor Filme – Oppenheimer

 

 

Para as demais premiações do Oscar, clique aqui.

 

 

Comentários

  1. Bom dia, tudo bem?

    Sobre o In Memorian do Oscar, o que vc achou? Mta gente ñ gostou pq a coreografia c/monte de dançarinos + orquestra distraia na hora em que passavam as fotos, etc.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, eu acho muito bonito apenas a música ao vivo e as fotos, porque o destaque tem que estar no telão mesmo... dito isso, não achei tão problemático assim haha Não é como se os bailarinos estivessem "tampando" o telão nem nada.

      Excluir

Postar um comentário