Cúmplices de um Resgate – Mariana assume o lugar de Silvana

Cúmplices.

“Cúmplices de um Resgate” sempre foi minha novela infantil favorita. Eu tenho um carinho gigantesco por várias outras novelas infantis da Televisa, como as já comentadas por aqui “O Diário de Daniela”, “Carinha de Anjo” e “Amy, a Menina da Mochila Azul”, ou outras que pretendo comentar nos próximos anos, como “Viva as Crianças!” e “Alegrifes e Rabujos”, mas parece que eu amo tudo em “Cúmplices de um Resgate”, e a sensação de assisti-la novamente é incrível, porque estou podendo mergulhar nessa trama, vivenciar todo o horror do sequestro de Mariana (em cenas surpreendentemente pesadas para uma produção infantil), e me apaixonar por essa novela mais uma vez a cada capítulo. Mariana foi sequestrada e está sendo obrigada a se passar por Silvana enquanto a verdadeira Silvana está trancada no porão, e Marina já sabe o que eles precisam fazer…

Eles precisam encontrar CÚMPLICES.

Joaquim, Júlia e Felipe vão ser um trio importantíssimo nesse grupo que ainda está se formando – embora eles também tenham tantas coisas com que se preocupar além do sequestro de Mariana! Abandonados pela tia depois da morte dos pais, eles precisam manter as aparências e convencer as pessoas de que a tia está “apenas viajando a trabalho”. Isso significa aproveitar a ajuda de Vicente e Alice, os pais de André, mas sem permitir que eles percebam que a tia não retorna, e, principalmente, sem deixar que eles chamem as autoridades para fazer alguma coisa… o mais trabalhoso, no entanto, é lidar com Meche, a vizinha intrometida que está perseguindo os garotos, porque acredita que eles mataram a tia ou qualquer coisa assim… e, numa vibe meio “Esqueceram de Mim”, eles pensam em estratégias que envolvem um boneco falso e filmes alugados para enganar Meche.

Felipe é o primeiro a ver um cartaz de busca com a foto de Mariana, depois vê a foto novamente na televisão, e ele tem certeza de que se trata de Silvana… até porque ele está tão encantado pela garota que poderia reconhecê-la em qualquer lugar! Quando mostra para os irmãos, dizendo que “se não for a Silvana, só pode ser sua irmã gêmea”, Joaquim até concorda que elas são mesmo muito parecidas, mas “existem muitas pessoas parecidas umas com as outras por aí”, segundo ele… e quando “Silvana” aparece na gravadora, eles simplesmente abandonam toda essa história, porque Felipe fica tranquilo ao ver que está tudo bem com ela. Mariana vai ter que fazer o jogo de Regina se quiser ter a oportunidade de voltar para casa em algum momento, nem que seja escapando na primeira oportunidade, então ela vai à aula de canto, vai para a gravadora…

Marina, por sua vez, tenta negociar com Regina para que possa cuidar de “Silvana”, mas quando ela percebe que a garota no quarto não é a verdadeira Silvana e pergunta o que eles fizeram com a sua menina, Regina a tranca no porão também – e é aí que Silvana vai se inteirando do que está acontecendo: como Mariana está trancada lá em cima, sendo obrigada a se passar por ela… o que a deixa bastante furiosa, pelo menos até Marina convencê-la de que todo o sucesso que ela conquistar enquanto se passar por ela, vai ser dela quando ela finalmente sair dali. Mesmo assim, Silvana já está nutrindo uma raiva de Mariana, por coisa de que a irmã não tem culpa nenhuma… ela diz que, desde que descobriu que elas eram irmãs gêmeas, ela a odeia porque a sua verdadeira mãe escolheu Mariana e a deu, e isso “ela não pode perdoar”. É doloroso para Silvana.

Silvana não gosta de pensar na Mariana no seu quarto, usando as suas roupas, cantando com o seu grupo musical (!), e tem uma cena que eu considero bastante forte que acontece quando Silvana se lembra de quando esteve na casa de Mariana no vilarejo, se passando por ela, e recebeu um abraço de Rosa. Na ocasião, Silvana pensou a respeito de como “todos amavam a Mariana” e, agora, ela se revolta porque ela sabe que aquela poderia ter sido a sua vida, mas não foi… ela sabe que Mariana cresceu pobre e vivendo com simplicidade, mas rodeada de amor e sendo feliz, o que ela não teve. E isso a deixa tão amargurada e revoltada que chega a preocupar Marina, porque Silvana fala de forma agressiva, mas a verdade é que ela é só uma garota assustada e frustrada – quando tiram a Marina do quarto e ela bate na porta, chorando e gritando para que “não a tirem dela”, eu sofri com Silvana.

Felizmente, Marina agora vai ter um pouco mais de liberdade para conversar com as duas irmãs. Silvana encontrou as cópias das chaves da casa guardadas no quartinho no qual ela está presa, e Marina pode, agora, entrar e sair dos quartos, desde que tenha cuidado e não seja descoberta – ela entra para conversar com Mariana durante a noite, mas explica que não pode tirá-la de lá… não ainda, pelo menos, porque ela não sabe o que Regina é capaz de fazer com a Silvana se descobrir que Mariana fugiu. Nesse momento, a vida de Silvana precisa ser protegida, e Mariana concorda, especialmente feliz depois de Marina contar-lhe que Silvana é sua irmã gêmea. Agora, Mariana vai ter que encontrar pequenas oportunidades de “recrutar cúmplices” que possam ajudá-los (e isso vai levar a trama para um dos meus momentos favoritos de toda a novela, quando estiverem levando Silvana para o vilarejo).

Enquanto não pode ir embora, Mariana terá que ficar por ali, fingindo que é Silvana e jogando o jogo absurdo de Regina, que lhe diz o que ela precisa falar para Raúl, por exemplo: que só estava triste por causa da morte do pai e, por isso, estava “dizendo coisas sem sentido”, mas ama a mãe ou qualquer coisa assim… interpretar o papel que Regina quer que ela interprete, no entanto, vai permitir que ela se aproxime das crianças da banda, e isso é tudo o que ela precisa nesse momento: fazer amigos. É verdade que Mariana age de uma maneira muito esquisita quando chega à gravadora sendo exageradamente simpática, sorridente e legal com todo mundo, e eu teria desconfiado, no lugar deles, depois de ter conhecido a verdadeira Silvana, mas eles só acharam estranho mesmo… Joaquim, por sua vez, já está completamente caidinho por ela.

E eu amo o romance inocente de Joaquim e Mariana!

 

Para mais postagens de “Cúmplices de um Resgate”, clique aqui.

Também visite nossa página: Cantinho de Luz

 

Comentários

  1. Eu entendo sua simpatia pela Silvana, pela forma como ela foi criada, tudo que a Regina a fez passar e a tava fazendo passar agora... mas, para mim, eu simplesmente não consigo sentir o mesmo. Silvana é uma personagem complicada, com uma grande revolta dentro de si, mas há momentos em que ela é irritante demais. Tipo, demais mesmo. Até então eu tava passando pano, porque a raiva dela pela Regina era justificada e compreensível, e ela estava sendo mais legalzinha com a Mariana... mas aí chega nessa parte onde ela fala que a odeia, que a culpa do que está acontecendo agora é dela, que ela quer que ela ''se dane(!)''... Foi o momento em que meu limite de tolerância com ela chegou, eu torci para que a Marina a abandonasse ali mesmo. Sei que não deveria, que posso desejar algo assim, mas foi o que desejei mesmo. E depois ela ainda começa a manipular a Marina, como deixa bem claro... e chora quando ela vai embora só porque ''quem eu vou mandar fazer as coisas para mim?''
    E olha, nem a Malu (!) de Diário de Daniela me fez passar raiva assim.

    E essa era a parte da novela onde a Belinda ainda interpretava ela, porque depois que ela foi assumida pela Daniela... acho que ficou mais insuportável e prepotente do que nunca. E ela permaneceu assim antipática até o último capítulo. Tipo, eu entendo que ela tem seus motivos para ser do jeito que é. Mas isso apenas EXPLICA o comportamento dela, não o DESCULPA. A Regina certamente é uma RAZÃO para ela ser do jeito que é, mas não uma JUSTIFICATIVA de fato. Afinal, ela também teve amor do Orlando, da Marina, e do Raúl.
    A Isabela da versão brasileira ficou melhor, mais carismática, com umas patadas, frases mais engraçadas que conseguiram deixá-la mais divertida e gostável. E sem falar que ela foi mudando nítidamente com o passar da trama, desenvolvendo mais empatia e gentileza, já Silvana continuou meio vilãzinha do começo ao fim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah não, mas eu vivo irritado com a Silvana também, ela vive passando dos limites! HAHAHA Tem muita coisa que não dá para superar, mas é muito do estilo mexicano de fazer novela na época também, como era retratada a "garota mimada". Sobre a fase da Daniela Luján, eu sinto que tem coisa que a Silvana já tinha superado e ela retrocede, mas isso é mais culpa de o roteiro ter sido esticado do que qualquer coisa mesmo... e devo dizer que existem coisas (poucas, mas existem) com as quais eu concordo com ela, como quando ela decide sair dos Cúmplices... tava insustentável a vida naquela banda absurdamente imensa kkkkkk

      Gosto bastante da versão brasileira de Cúmplices, e eu acho a Isabela uma personagem muito bem construída de modo geral (a Larissa Manoela dá a ela um carisma inegável!), mas também existe um quê rocambolesco ali! Nesse caso, é pela quantidade imensa de capítulos, mas tem uma fase que a Isabela também fica num vai e vem sem sentido, evoluindo e retrocedendo, evoluindo e retrocedendo... enfim, acontece haha

      Excluir
    2. É tão engraçado falarmos disso... porque eu sei que a crítica mexicana elogiava muito a Belinda como Mariana, mas a criticava muito atuação de Silvana dela. É engraçado realmente...
      A minha questão com a Silvana é... assim, eu acredito que há uma diferença entre ter uma RAZÃO e uma DESCULPA para sua má atitude. Eu não nego que a Regina é uma víbora, não menosprezo o sofrimento que ela cresceu nas mãos dela, que ela sempre foi muito mimada e tudo, e isso explica de onde vem esse comportamento dela. Mas isso não JUSTIFICA a maneira ínsensivel como ela trata a Mariana, sua primeira amiga, e todo o mundo mais. Pessoas que nunca fizeram nada a ela, que tentam ao máximo ser cordiais com ela, ela não teve respeito nem pelas professoras da escola da Mariana! Aí eu já acho que isso não é mais aceitável, nem tão defensável.
      E honestamente, apesar do que a novela fala sobre a Silvana ter ''crescido sozinha e sem amor'', isso não é tão verdade assim. De novo, ela tinha o Orlando, a Marina e o Raúl. Claro saber que sua mãe é uma pessoa terrível e não ter um relacionamento amoroso com ela pode ser triste, talvez até traumatizante para uma criança. E também tem o Geraldo, claro. Mas por outro lado seu pai era maravilhoso e fazia qualquer coisa por você, sua babá é um amor de pessoa que cuida de você incondicionalmente, e seu padrinho é um bom homem que sempre está ao seu lado e fornecendo o que você precisa. Então apesar disso que a novela tenta passar, a vida da Silvana não foi tão reclusa e sem afeto assim. E quanto ao fato dela não ter ''amigos''... preciso dizer que nesse caso não é realmente culpa da Regina, e sim dela. Claro, Regina sempre foi uma péssima mãe, mas ela não a simplesmente proibiu de ter amigos... Silvana ainda frequentava uma escola, poderia ter feito amizades lá se quisesse. No mínimo se socializar e achar alguém que curte as mesma coisas. Mas ela mesma tem esse jeito de afastar todo mundo, parece que ela não aceita o afeto de ninguém. Mariana tenta ser carinhosa, ela afasta, Marina tenta ser carinhosa, ela afasta. E no primeiro capítulo ela estava chorando ''porque não tinha amigos'', mas quando ela entra nos Cúmplices, ela não dá chance de ninguém ser amigo dela, ninguém se aproximar, não parece querer nada com ninguém lá, só parecia interessada na carreira de cantora mesmo. Ela não tem amigos simplesmente porque ninguém suporta ficar perto dela. Então sim, nessa parte é mais culpa dela do que da Regina mesmo.

      Enfim, eu não odeio a Silvana, não posso realmente odiar. No final das contas ela é uma menina sequestrada, roubada de sua familía real, viveu muitos traumas no decorrer da trama. E ela ainda é uma criança também, uma pré-adolescente de 11 anos, não uma causa perdida. E eu não posso odiá-la por nada disso. Mas... eu também não consigo ter toda essa paciência e simpatia por ela como você. Talvez um pouco de empatia, pelo que ela passa, mas simpatia, não realmente. De fato, fico muito feliz que ela tenha alguém como a Marina do seu lado, porque aguentar todos os desaforos de UMA CRIANÇA SEM RESPEITO por você não é para qualquer pessoa.

      Excluir
    3. Acho que a Isabela ficou mais carismática porque a Larissa tinha seu próprio perfil e modo de atuação para a personagem. Ela não tentava simplesmente emular, mimicar a Belinda. Tipo, a Silvana só gritava e berrava toda a cena, a Isabela mandava umas farpas, umas sapatadas, uns ''chegas para lá'' que faziam você gostar mais do jeitinho dela. Ela era uma pirralha insuportável, mas de um jeito que fazia você achar graça e se divertir com a sinceridade dela. A Silvana não tinha ''frases marcantes'' como a Isa, cada cena dela só era resumida a ela berrar e reclamar, aí só era irritante mesmo. Mas concordo que a Isabela também passou por uma fase ''mais detestável'' assim, de recaídas e vai e volta... afinal, era 300 e tantos capítulos de enrolação. É de se esperar mesmo. Ainda assim, acho que o roteiro trabalhou isso melhor nela, ainda conseguia ver um crescimento gradual e natural dela, que não consigo ver na Silvana da novela mexicana. Pelo menos para mim não desceu assim.

      (Mas por outro lado... a Regina da versão mexicana também era bem mais histérica que a do Brasil. A do remake conseguiu ser uma vilã de peso sem precisar gritar e surtar a cada toda cena. É o estilo mexicano pelo que vejo kkkkkkkkkkk).

      Excluir
    4. Mas eu não sei aonde você está vendo tanta simpatia e paciência minha com a Silvana hahaha Eu vivo reclamando dela também, nunca achei certa a maneira ingrata como ela trata a Marina, por exemplo. Mas muita coisa é do roteiro, e de como as "garotas mimadas" eram retratadas ali no fim dos anos 1990 e começo dos anos 2000. Cúmplices não é a única novela mexicana em que uma garota mimada só grita e reclama de tudo o tempo todo... não quer dizer que eu goste da Silvana por isso, mas é uma obra do seu tempo. Quanto à Larissa Manoela, eu acho que ela tem um carisma natural (a menina é incrível!), e ela trouxe muito da Maria Joaquina para a Isabela, então funcionou perfeitamente.

      Excluir
    5. ''É doloroso para Silvana''.

      ''Silvana fala de forma agressiva, mas na verdade ela é só uma garota assustada e frustrada- quando a tiram do quarto e ela bate na porta, chorando e gritando para que não a tirem dela, eu sofri com Silvana''.

      Vc me passou essa impressão nesses momentos do texto, e em alguns outros no site (embora, sendo bem justa, vc só falou verdades. Tenho que reconhecer).

      Excluir
    6. Tá bom, é justo, faz sentido hahahaha Mas são coisas pontuais, não é uma grande simpatia e defesa dela não, você vai ver que nos textos que ainda estão para entrar (de agora até o fim de junho, quando eu terminarei de postar sobre a novela), eu também tenho muita crítica a ela (teço críticas ferrenhas à teimosia dela no resgate, nos textos desse mês de março haha)

      Excluir
    7. "Acho que a Isabela ficou mais carismática porque a Larissa tinha seu próprio perfil e modo de atuação para a personagem. Ela não tentava simplesmente emular, mimicar a Belinda. Tipo, a Silvana só gritava e berrava toda a cena, a Isabela mandava umas farpas, umas sapatadas, uns ''chegas para lá'' que faziam você gostar mais do jeitinho dela. Ela era uma pirralha insuportável, mas de um jeito que fazia você achar graça e se divertir com a sinceridade dela. A Silvana não tinha ''frases marcantes'' como a Isa, cada cena dela só era resumida a ela berrar e reclamar, aí só era irritante mesmo. Mas concordo que a Isabela também passou por uma fase ''mais detestável'' assim, de recaídas e vai e volta... afinal, era 300 e tantos capítulos de enrolação."

      Eu estava reassistindo a novela recentemente e eu tenho que concordar com você, anônimo!
      A Larissa Manoela e o remake brasileiro de 2015 realmente deram mais profundidade a personagem da Silvana, mas eu acho que isso se deve ao fato de que o remake foi escrito com o propósito de dar um protagonismo maior a Isabela(ou Silvana), dando uma personalidade mais forte a ela e até o estilo do seu figurino foi repaginado.
      Mas infelizmente, esse protagonismo exagerado da Isabela acabou deixando a Manuela(ou Mariana) em segundo plano diversas vezes no roteiro do remake brasileiro, mas isso se deve ao fato de que o papel mais marcante da Larissa Manoela foi de uma vilãzinha(Maria Joaquina), então meio que faz sentido ela ter ficado presa a essa personagem por muito tempo :/

      Excluir
    8. Eu acho que você tem toda a razão e foi "aumentado" o protagonismo da Isabela, mas eu acredito que tem tudo a ver com o que você disse no final: por causa da Maria Joaquina. Era a personagem com a qual a Larissa Manoela já estava mais "familiarizada" (tanto que no segundo filme de Carrossel, que já era na época de "Cúmplices", não vejo muita diferença entre a Maria Joaquina e a Isabela hahaha). E na versão mexicana eu acho que a intenção era ter a Mariana mais como protagonista do que a Silvana, porque ela é a protagonista "tradicional" de novela mexicana (é só ver todo o romance com o Joaquim e a importância dele no roteiro original da novela, na abertura e tudo).

      Excluir
  2. Confesso que me dá uma mini-dor no coração quando lembro do reencontro da Rosa com as gêmeas e não é mais a Belinda... Não me lembro se aconteceu, pq tem várias cenas da banda antes e depois de se apresentar, e sempre tinha alguma coisa pra impedir as gêmeas de escapar da Regina, mas a Mariana interpretada pela Belinda ainda chega a retornar como Silvana pro vilarejo e rever a Rosa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, como Silvana ela não chega a retornar... o que seria a reta final da novela acho que foi regravada com a Daniela Luján, daí veio a extensão desnecessária. Mas tem uma cena da Mariana da Belinda com a Rosa ainda, que é depois de um show no qual elas trocam de lugar de novo e ela canta com a banda dela, daí ela vê e abraça a mãe. É bem emocionante (mas é a Mariana como Mariana, substituindo a Silvana que estava se passando por ela, entendeu? hahaha)

      Excluir
    2. Eras, pelo menos isso aconteceu 🥲
      Imagino que vc vai comentar tbm sobre os CDs de Cúmplices, a música dela com a mãe emociona tanto nessa versão como no remake 💕

      Excluir
    3. Eu amo os CDs de Cúmplices, mas por enquanto eles não estavam nos planos por eu já os ter comentado (há muitos anos, cheio de erros e opiniões que nem me representam mais, então talvez eu deva revisitá-los, porque são incríveis hahaha)

      Excluir

Postar um comentário