Papás por Encargo (Pais por Acidente) 1x03 – El Secreto

Conhecendo os avós.

OS PAIS DE DIEGO. Miguel, Morgan e Diego continuam tentando levar Califórnia até Zacatecas, onde ela espera reencontrar a mãe, mas com o dinheiro curto (especialmente depois de eles terem que pagar por um conserto inesperado à van) e próximo à casa de Maricarmen e Gustavo, os pais de Diego, Miguel e Morgan decidem passar por lá e fazer com que Diego consiga algum dinheiro emprestado para que eles possam terminar a viagem – afinal de contas, a culpa é parcialmente sua, porque era ele que não aguentava mais a musiquinha de caminhão do sorvete, e, por isso, mexeu no que não devia na van… “El Secreto”, então, faz essa pausa na viagem a Zacatecas, enquanto Diego precisa enfrentar a mãe severa para quem ele nunca contou que tinha uma filha… e é particularmente doloroso para Cali, que está tão animada em conhecer os avós.

Diego faz de tudo para não precisar enfrentar a verdade e não deixar Califórnia saber que Maricarmen e Gustavo não sabem da sua existência – primeiro, ele inventa uma série de “fobias” para os pais, que justificariam não deixar que todos entrassem na casa (e é uma casa imensa, a família de Diego é muito rica!), mas Califórnia está tão empolgada que ela inventa que “está com vontade de ir no banheiro”, e ela acaba entrando, acompanhada dos seus outros pais, de Paulina e do mágico que está viajando com eles desde o fim do episódio anterior… agora, então, Diego precisa contar para Morgan e Miguel que os pais não sabem sobre Califórnia, e invocar um pacto antigo que eles fizeram para garantir que eles o ajudem a manter esse segredo, o que gera uma sequência de jantar que é, no mínimo, inusitada… e, é claro, bastante divertida.

“Papás por Encargo” continua sendo incrível, em um terceiro episódio igualmente colorido e fofo, mesclando perfeitamente o que é divertido e o que é emocionante. Califórnia faz de tudo para se aproximar dos avós, enquanto seus três pais fazem de tudo para afastá-la deles, mas quando Miguel confronta Diego e o faz tomar coragem de conversar com os pais e pedir dinheiro emprestado, Califórnia está no banheiro ajudando Morgan e Neto a se livrarem de um presente no vaso (!), e ela escuta a conversa de Diego com os pais – E É BASTANTE DOLOROSO. Eu até entendo todo o receio de Diego, o fato de ele ter escondido Califórnia dos pais porque a mãe é bastante rígida e não compreenderia, mas é muito triste ouvi-lo dizendo que “Cali não é filha de ninguém” e que “ela mente”. Talvez não fosse a intenção, mas parte de mim realmente julgou o Diego.

Felizmente, ele tem uma cena emocionante e fofa com Cali logo em seguida – não sei se apaga o fato de que ele a escondeu dos pais durante nove anos, mas é verdade que o que importa é a relação deles, e Diego sempre foi um ótimo pai… assim como Morgan e Miguel. Adoro a amizade desses três, adoro o fato de que eles compartilham a paternidade de Califórnia, e os quatro juntos ganham novamente uma cena lindíssima quando Miguel e Morgan ouvem a conversa de Diego com Califórnia e entram no quarto eventualmente. Apesar de eu não ser muito a favor do discurso de “deixamos de fazer algo de que gostávamos para cuidar de você”, “Papás por Encargo” conseguiu trazer isso de uma maneira que não parecesse uma cobrança ou um peso, porque o trio de pais precisou deixar a banda e assumir responsabilidades quando ganharam uma filha.

E não se arrependem disso… eles fariam tudo de novo. Porque a amam.

Califórnia tem, então, OS MELHORES PAIS DO MUNDO, e é isso o que importa – o que não quer dizer que não seja legal ver o Diego confrontando a mãe e dizendo que Cali é sua filha, ou ver a Cali se aproximando da avó na manhã seguinte, antes de eles voltarem à estrada. Califórnia eventualmente consegue amolecer um pouco o coração da avó durona e conservadora (interpretada por Itatí Cantoral, nossa eterna Soraya Montenegro, de “Maria do Bairro”), e eu gostei de Maricarmen soltar um sorriso sincero, porque Califórnia é tão insistente que ela consegue, eventualmente… a conclusão da história parece fechar o ciclo de Maricarmen e Gustavo, mas talvez ainda os vejamos em algum momento, porque a última coisa que Maricarmen disse a Diego foi que “ele não é mais seu filho” ou algo assim, e aquilo é muito pesado.

Ainda espero vê-la orgulhosa assistindo ao filho cantar.

O grupo retorna à estrada tendo conseguido um dinheiro com os pais de Diego, e que acaba nem sendo um empréstimo, já que Maricarmen dá o dinheiro a Califórnia “por todos os aniversários atrasados”, mas isso ainda não garante que eles vão fazer uma viagem tranquila até Zacatecas em poucos dias – e quando eles param para tomar café-da-manhã e Neto, o mágico, não acorda e é deixado sozinho na van, eu sabia que teríamos problemas… quando Califórnia e os demais retornam do café-da-manhã, poucos minutos demais, Neto sumiu, e levou com ele a bolsa de Paulina e o envelope com todo o dinheiro, que Califórnia deixara dentro da van. Agora, eles terão que encontrar outra maneira de conseguir dinheiro. Será que a história de Neto era mesmo só essa ou será que o veremos novamente e descobriremos um “motivo” pelo qual ele roubou?

Será que, agora, Miguel, Morgan e Diego voltam a cantar?

ESPERO QUE SIM!

 

Para mais postagens de “Papás por Encargo”, clique aqui.

 

Comentários

  1. Esse foi um dos meus episódios favoritos, adoro toda a dinâmica deles quatros (e de toda a série!) e me arisco a dizer que o Diego está sendo o meu pai favorito. Também me surpreendi com a mãe do Diego sendo interpretada pela Soraya de Maria do Bairro (!) e realmente não esperava esse final do episódio. Só não entendi bem, ou não lembro, qual foi o “pacto” deles.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O pacto deles é de que cada um tinha direito a um "favor", acho que uma vez ao ano, se não me engano. Os outros não podem dizer que "não", nem podem fazer perguntas.

      Excluir

Postar um comentário