[Season Finale] High School Musical: The Musical: The Series 3x08 – Let It Go

“Uh, you guys? We’re trending in Brazil”

A terceira temporada de “High School Musical: The Musical: The Series” chegou ao fim dividindo opiniões e, particularmente, eu estou no grupo que gostou bastante da temporada. Eu não acho que seja um grande marco da televisão, nem que tenha chegado ao patamar inteligente de metalinguagem e homenagem que a primeira temporada tinha, mas eu gosto muito desses personagens, desse ambiente, dessas músicas (o último episódio teve música de “Frozen”, “Camp Rock” e “High School Musical 2”, entregando tudo no quesito nostalgia), e eu acho que foi uma temporada leve, colorida e divertida de se acompanhar… “HSMTMTS” é uma grande comédia, recheada de momentos bizarros e divertidos, e tem a capacidade de fazer com que nos importemos com seus protagonistas, e isso é algo muito importante para o sucesso de uma série.

Mas eu não gostei da última cena, confesso.

“Let It Go”, o último episódio da temporada, começa no aniversário de 18 anos de Ricky, que é o mesmo dia da estreia da montagem do Acampamento Shallow Lake de “Frozen” – o que quer dizer que personagens que estiveram ausente durante a temporada fazem uma participação, como a Srta. Jenn, o Big Red e a própria Nini… senti falta de Seb, que apareceu no episódio anterior e podia ter continuado por aqui. É um episódio inusitadamente longo para “High School Musical: The Musical: The Series”, com 50 minutos de duração, e não demora muito para chegar à hora da estreia, até porque os dramas dos personagens vão acontecer durante os bastidores da apresentação: uma conversa importante entre Ashlyn e Big Red sobre o futuro, por exemplo, ou uma ligação de EJ para o pai, em busca de apoio pela primeira vez na vida, ou Kourtney lidando com a ansiedade.

A transição da manhã do aniversário de Ricky até a noite, na hora da estreia de “Frozen”, acontece ao som de “This Is Me”, que é a música mais icônica do primeiro “Camp Rock” e que é trazida de uma maneira diferente da que eu esperava, mas que é bastante bonita, porque tem todo o toque emocional da ansiedade e nervosismo que antecede a estreia… Emmy, que interpreta a Anna criança, é a protagonista da cena, mas os demais estão ao seu redor no palco, em uma cena meio “Rent”, enquanto também acompanhamos os bastidores de como eles se arrumam para aquela apresentação… é uma música linda, convertida em uma cena linda da série! E Channing lhes coloca uma pressão sobre essa estreia: “If you aren’t trending in Brazil by midnight then you haven’t done your jobs, ok?” AMEI que estar trending no Brasil é parâmetro de sucesso.

(E faz todo sentido, né? Convenhamos)

Acompanhamos poucos momentos do musical em si… vemos Carlos arrasar em “In Summer”, a música de Olaf, e vemos Kourtney ter uma crise de ansiedade seriíssima antes de entrar para cantar “Let It Go”, e como se isso já não fosse o suficiente, Channing, o responsável pelo documentário, corta a luz do galpão, na sua tentativa incessante de “gerar caos” para que o documentário fique mais “emocionante” e faça mais sucesso… foi lindo como a plateia, puxada pela Srta. Jenn, ajudou Kourtney iluminando o palco com as lanternas dos celulares, e como Kourtney retornou para a música mais forte e maravilhosa do que nunca, e Gina liga a luz de volta no momento ideal, deixando a performance ainda mais eletrizante. Kourtney arrasa, e eu amei a troca de vestido e como a série tenta fazer isso da maneira mais natural possível, como seria em uma produção amadora real.

Ricky, que está interpretando Kristoff, tem seu momento com “Kristoff Lullaby”, e é uma música que combina perfeitamente com Joshua Bassett, e que está ali para ser uma resposta à música que ele cantou em outra ocasião, também de “Frozen”, com Gina – ele canta para ela, faz o coração dela disparar, e até o EJ percebe… falando em EJ, fiquei com muita pena dele saindo durante a apresentação para ligar para o pai, esperando apenas ouvir que “ele estava orgulhoso”, e não ganhando isso… não sei o que isso quer dizer para a próxima temporada, se EJ será obrigado a ir para a faculdade que o pai escolheu, mas eu espero que ainda possamos vê-lo mais em “High School Musical: The Musical: The Series”, porque não sinto que a sua história tenha terminado, mesmo que o roteiro tenha acabado com sua história com Gina, depois de uma segunda temporada inteira de desenvolvimento…

Sério, Gina e Ricky parece um retrocesso.

O retorno de Nini funciona como uma despedida de Olivia Rodrigo, que está deixando a série – e, infelizmente, eu não consegui sentir de verdade a emoção que as cenas claramente estavam tentando transmitir, não sei bem explicar o motivo… talvez porque a personagem já tivesse chegado a uma conclusão, ou talvez porque, em parte, parece que a atriz não quer de verdade estar ali. De qualquer maneira, a personagem se despede da Srta. Jenn com um recado muito bonitinho e com referências a “High School Musical”, dá um abraço sincero e emocionado em Kourtney, e deixa um recado/presente para Ricky, mas não contracena com ele, mais por problemas de bastidores do que qualquer coisa. De todo modo, ela vai embora sabendo que o East High tem muitos outros talentos, e é verdade… ver Kourtney no palco nos deixa com um sorriso feliz e tranquilo no rosto!

Depois da apresentação, que é um sucesso, sem grandes problemas (a não ser o lance da luz, mas que eles se saem bem), Corbin Bleu reconhece a Srta. Jenn como “sua figurante favorita do primeiro High School Musical”, e despede Channing, porque eles já não concordam mais com como as coisas devem ser feitas… e, então, temos um dos momentos MAIS LEGAIS do episódio, que é quando Corbin Bleu, nosso eterno Chad, grita “What team?”, e eles respondem, “Wildcats!”, o grito completo que termina com “Get’cha head in the game!” e que marcou uma geração inteira de fãs de “High School Musical”. Aquilo me arrepiou, mas a cena ainda continua, em tom de despedida (do acampamento e da temporada), e termina com um “Everyday” puxado por Corbin Bleu e cantada também por todos os demais… e essa música é linda e emocionante.

Episódio emotivo, nostálgico, cheio de referências e divertido…

A conclusão do episódio poderia ser com “Everyday”, que era um excelente momento para nos despedirmos, mas ganhamos uma espécie de “epílogo”, que pode ou não ser explorado na próxima temporada… um mês depois do acampamento, o elenco está se reunindo para a première de “Frozen: The Musical: The Documentary”, e é uma sequência maravilhosa com os personagens no tapete vermelho, sendo fotografados, dando entrevistas, arrebentando nas roupas… mas quando Corbin diz que vai mostrar para eles o trailer da produção para filmar suas reações, nós sabíamos que isso seria um problema. E é. Channing ficou responsável pela edição, e as coisas que ele fez! É engraçado, mas bizarro e assustador, como ele pôde distorcer tudo na edição e transformar as falas e olhares deles em coisas diferentes… uma espécie de sátira com uma crítica válida, por sinal.

Será que veremos consequências de “Frozen: The Musical: The Documentary”? Ou ficará por isso mesmo?

A estreia faz Gina e Ricky se acertarem… e eu não sei bem o que pensar a respeito disso, infelizmente. Eu gostava muito de Gina com EJ, e acho que a segunda temporada entregou um bom romance para os dois, mas já faz alguns episódios que percebemos que o roteiro estava a empurrando novamente para Ricky – e EJ é surpreendentemente maduro e fofo a respeito disso tudo, no fim das contas. Eu queria um Ricky bissexual se apaixonando por Jet, mas o trailer de “Frozen: The Musical: The Documentary” enterrou todas essas possibilidades quando colocou, aparentemente, o Jet apaixonado por Kourtney (se eu entendi isso direito), além de evidenciar os sentimentos de Ricky por Gina… agora, a surpresa fica para o Big Red se assumindo bissexual no trailer do documentário, e eu me pergunto o que isso quer dizer. Certamente, não foi colocado ali à toa.

Talvez a quarta temporada explore a sexualidade de Ashlyn e de Big Red!

 

Para mais postagens de High School Musical: The Musical: The Series, clique aqui.

 

Comentários