¿Quién es Quién? – Leonardo conta a verdade para Inês: Parte 2

Reencontró de mãe e filho.

A ALEGRIA E A DOR DE UMA MÃE, SIMULTÂNEAS. Laura Flores se entregou de verdade à emoção da personagem Inês ao descobrir sobre os gêmeos – na verdade, ao descobrir que um deles, Leonardo, não tinha morrido como ela pensou, e ser aquele que passou os últimos meses com ela, agindo de forma diferente, mas a fazendo pensar que era apenas “o Perico sem memória”. As cenas são fortes e emocionantes, e eu adoro como a novela trata isso, porque Inês está profundamente feliz de reencontrar seu filho e poder, finalmente, abraçá-lo, mas também existe, ao mesmo tempo, a dor de todos os anos que ela perdeu, porque ele lhe foi tirado dela – e é justamente por isso que ela resiste em acreditar no que Leo está dizendo, em um primeiro instante: reconhecê-lo seria aceitar que sua vida foi uma mentira, e que ela foi enganada.

Que roubaram dela uma vida ao lado de seu filho.

Em negação, enquanto escuta Leonardo insistir que ele não é o Perico, ela chora, e é de partir o coração vê-la chorar e negar a informação – “Precisa que meu irmão esteja presente para acreditar, né?” Infelizmente, Leonardo não tem como colocar Perico ao lado dele para que a mãe acredite no que ele está dizendo, mas o pouco que pode fazer é pedir que Inês ligue para Paloma: ela sabe de toda a verdade e pode confirmar a história. Ainda em choque, Inês liga para Paloma, diz que “o filho disse que ela sabia da verdade”, e pergunta se é mesmo verdade. Paloma diz que sim: esse é Leonardo, o gêmeo de Perico. Paloma ainda pede que ela o escute e acredite nele, porque tudo o que ele disser é verdade. Então, Inês chora de uma vez, expressando toda a dor e a alegria, mescladas em um sentimento confuso e intenso. Ela solta o telefone e se aproxima de Leo.

“Eres tú. Eres tú”

“Sí, mamá”

Então Inês o abraça, E QUE CENA MAIS CHEIA D EAMOR E DE EMOÇÃO. Embora lhe doa que essa vida ao lado do filho lhe tenha sido roubada, naquele momento a alegria de estar com ele, de saber que ele está vivo, é mais forte. Ela o abraça, toca seu rosto, o beija, sem nunca deixar de chorar… e a cena se torna muito mais emocionante porque ele também está emocionado, e a melhor coisa foi que ele tenha passado aqueles meses ali no bairro, no lugar de Perico, a conhecendo e se inteirando da história, porque do contrário esse momento não significaria nada para ele – mas ele já a ama como sua mãe, e é lindo. Inês pede perdão por tudo, mas não há o que perdoar – ele diz que a culpa não é dela, eles a enganaram como enganaram a ele. Então, como uma mãe preocupada, ela pergunta se ele ao menos foi bem cuidado.

E sim.

Infelizmente, Inês não teve a chance de ouvi-lo rir, de levá-lo à escola, de vê-lo crescer, mas, sensato, Leo diz que eles não podem mudar o passado, mas devem agradecer por terem se reencontrado, e por estarem juntos agora, e aproveitar o tempo que poderão compartilhar no futuro… então, Inês finalmente se pergunta como ele a “encontrou”, e ele diz que “é uma longa história”, mas ela quer ouvi-lo, ela quer saber tudo, e ele volta, volta ao momento em que viu a foto de Perico e como foi ao mercado para conhecê-lo e entender quem ele era, e então conta tudo o que tem a contar… E É UMA CENA PERFEITA, na qual ambos se entregaram, se emocionaram e nos emocionaram… e a cada momento que Perico a chamava de “mamá”, eu sorria feito um bobo. E, aos poucos, então, Inês vai entendendo tudo o que os levou até aquele momento.

Quando Inês pergunta se é ele, então, que ama Paloma, ele responde que sim, e explica o QUANTO a ama e como por tanto tempo ele se fechou aos sentimentos, desde que sua (e ele hesita antes de dizer) mãe morreu, e Inês é UMA FOFA dizendo que é, sim, sua mãe, porque se o amou e o criou, é sua mãe. Então ela fala sobre o seu sofrimento, e de como ela não pôde estar lá para ampará-lo, e Leonardo, o cúmulo da fofura, diz que foi ela quem mais o ajudou a entrar em contato com seus sentimentos quando chegou ali no bairro, sem memória. Por fim, então, depois de TODOS OS MOMENTOS FOFOS, Inês percebe, porque Leonardo lhe mostra de novo, que o jornal que fala da prisão de “Leonardo Fuentemayor” é daquele mesmo dia, e é Perico quem está preso, mas ela diz que Perico nunca faria nada mal, e não merece estar na cadeia.

Leonardo, então, diz que também acredita nisso (!), mas ela tem que entender que Perico se entregou à polícia porque lá estará seguro, ainda se passando por ele, enquanto ele encontra uma maneira de mandar à cadeia os verdadeiros culpados. Como qualquer mãe, Inês sofre, então, em saber que seus dois filhos estão em perigo, e ela não quer que eles estejam – e eu imagino a angústia de acabar de “recuperar” seu filho, depois de 27 anos, e saber que ele está em perigo. Inês gostaria de poder fazer algo, mas Leonardo lhe pede que ela se acalme e que não conte nada a ninguém, porque ele precisa continuar ali, escondido. Inês nem mesmo pode ir visitar Perico, porque todos precisam continuar acreditando que é Leonardo, e não Perico, quem está preso. Disso depende que todos os planos não venham abaixo, porque Leonardo tem que salvar “seu irmão”.

E é TÃO LINDO ouvi-lo dizer “mi hermano”.

 

Para mais postagens de “¿Quién es Quién?”, clique aqui.

Ou visite nossa Página: Além do Cantinho de Luz

 

Comentários