A Favorita – Gonzalo vs Flora

“Eu quero ver até onde vai o seu teatro”

MAS QUE MOMENTO AGUARDADO! Gonzalo descobriu toda a verdade sobre Flora; agora, o que ele vai fazer com essa informação? Toda essa fase de “A Favorita” (estamos chegando na reta final!) é repleta de tensão – e eu adoro. Todo o clima de suspense, de revelações, de maldades da vilã… muito final de novela, e João Emanuel Carneiro conseguiu colocar isso mais de um mês antes do fim da novela de fato. Que ritmo gosto que “A Favorita” tem, não é à toa que é, até hoje, uma das melhores novelas da televisão brasileira! Flora está de olho em Gonzalo, ela sabe que ele está agindo estranho, e ela chega a dizer para o Silveirinha que o Dodi viu Gonzalo conversando com o Baiano, então talvez ele já saiba de tudo e só esteja jogando com eles… e está. Antes de fazer alguma coisa, no entanto, Gonzalo gostaria de colocar as mãos no famigerado DVD de Dodi.

Por isso, Gonzalo vai pessoalmente atrás de Dodi, para dizer que seus dias estão contados e que ele quer o DVD. Inicialmente, o Dodi finge que não sabe do que ele está falando, mas Gonzalo sabe seu ponto fraco: ele oferece 5 milhões de dólares em troca da cabeça da Flora, e diz que pode ajudá-lo a fugir do país e garantir a sua vida no exterior… Dodi diz que “vai pensar”, mas todos sabemos qual será sua decisão – até o Gonzalo. Por isso, ele resolve mandar a Irene e a Lara para uma viagem à Brasília, para que elas não corram perigo, enquanto ele tenta se livrar de Flora de uma vez por todas. Gonzalo promete “uma grande surpresa” para Flora no dia seguinte, e se despede de Irene e Lara sem saber que essa é a última vez em que as verá… Irene até tem uma sensação estranha, e pergunta ao marido se ele tem certeza que não quer ir com elas, mas ele diz que “tem coisas para resolver”.

E faz promessas que nunca poderá cumprir.

Eventualmente, Dodi, é claro, aceita o acordo: ele quer o dinheiro e um jatinho para sair do país, e então ele mostra uma cópia do vídeo para o Gonzalo, que assiste em choque enquanto Flora mata o Dr. Salvattore e tudo é registrado (com câmeras e ângulos demais para algo que teoricamente foi filmado pelo Dodi, mas eu vou relevar essa parte). Quando volta para casa, Gonzalo organiza um “jantar” para Flora, E O SUSPENSE CRESCENTE DE TODA AQUELA CENA: que perfeição! Flora está com medo, está exaltada, está falando sem parar sobre “apagar o velho”, mas o Silveirinha pede que ela se acalme e se controle – sem muito sucesso. O que mais incomoda a Flora é não saber exatamente o que o Gonzalo sabe, mas o fato de ela estar ligando para o Dodi e ele não atender já lhe dá uma dica: será que o Dodi entregou o DVD para o Gonzalo?

O jantar começa com uma DISSIMULAÇÃO TREMENDA, de ambas as partes, e aquilo é tão desconfortável e, ao mesmo tempo, tão maravilhoso. Flora está morrendo de medo, quase não tem coragem de tomar o vinho que Gonzalo lhe serve pomposamente, mas como fazê-lo sem dar na cara? Gonzalo veio equipado com nada mais do que o DEBOCHE, na verdade, e eu me diverti com a maneira como ele fala sobre ela, como diz que “ela é um poço de virtudes, praticamente uma santa”: “Eu nunca conheci uma pessoa tão sublime quanto você”. Cada vez mais incomodada (Gonzalo diz que vai promovê-la na empresa e que o jantar é para comemorar o fato de que “ela já é praticamente uma Fontini, não é isso o que sempre quis”), Flora pergunta para Gonzalo “onde ele quer chegar”, e é nesse momento que o Gonzalo começa a dizer tudo o que queria…

“Eu quero ver até onde vai o seu teatro. Eu quero ver até quando você é capaz de sustentar essa máscara”

Flora diz que perdeu a fome, se levanta para ir embora, mas Gonzalo a segura, diz que já sabe de tudo: sabe que foi ela que matou o seu filho, e que sua vontade agora é de matá-la, mas não vai fazer isso porque “não vai sujar a mão no seu sangue podre”. Então, Gonzalo diz que vai mandá-la de volta para a cadeia, de onde garante que “ela não vai sair nunca mais”. Gonzalo a chama de “desgraçada” e de “assassina”, mas Flora tem uma capacidade assustadora de dissimulação, porque ela consegue manter o seu teatro… ela diz que “mentiram para ele”, que “estão fazendo a sua cabeça”, e quando Gonzalo fala que assistiu ao vídeo em que ela mata o Dr. Salvattore, ela tem a cara-de-pau de dizer que “é uma montagem”. Felizmente, Gonzalo já passou do ponto em que poderia voltar a cair no papinho de Flora, e diz que sua única alternativa é se entregar…

Gonzalo chacoalha Flora, tenta arrancar alguma confissão dela, manda ela dizer a verdade uma vez na vida, manda ela dizer que o odeia, que odeia a Lara, mas Flora nega tudo e consegue até encher os olhos de lágrimas! Então, ela fala mal do Halley, fala que é ele que está enchendo a cabeça do Gonzalo, e Gonzalo manda ela calar a boca e lhe dá um tapa na cara – a chama de “cínica”, “pérfida”, “desgraçada”, e pergunta o que ela pretende fazer… continuar mentindo até o fim e matá-lo com uma faca? Flora diz que “ele não está bem”, que “está tendo alucinações”, e é impressionante seu sangue-frio até o fim do “jantar”, porque ela não derruba a sua máscara em nenhum momento… agora, no entanto, ela sabe o quanto Gonzalo sabe e o que ele pode fazer, então ela só precisa fazer uma coisa: acelerar a sua morte. Ele já está tomando comprimido de farinha há muito tempo…

…agora, ele só precisa de um susto.

 

Para mais postagens de “A Favorita”, clique aqui.

 

Comentários