Sítio do Picapau Amarelo (2005) – Angico descobre o esconderijo de João

Mais uma barganha.

É, agora as coisas se complicam… mas, hey, é a reta final da temporada! João conseguiu passar bastante tempo escondido no capoeirão, e era uma questão de tempo até que alguém que não devia descobrisse o seu esconderijo na mata, graças às suas constantes e descuidadas visitas ao Arraial dos Tucanos. Em uma das visitas de João ao Arraial, enquanto ele conversa com Teteia para explicar para ela que não pode namorar com ela (embora ele fique usando a desculpa de que “é um lobisomem” ao invés de dizer a verdade de uma vez por todas e explicar para ela que ele não é apaixonado por ela… seria mais respeitoso), ele é visto por Angico e, dessa vez, o garoto decide se esconder e segui-lo, para descobrir onde ele mora – afinal de contas, se ele descobrir o esconderijo de João da Luz, ele certamente vai poder continuar chantageando a Cléo para que seja sua noiva.

Angico é um caso preocupante de um cara opressor – acho bem difícil assistir às suas cenas, sinceramente. É asqueroso como ele celebra, ao descobrir a casinha na árvore do João, que “agora a Cléo vai estar na sua mão”, e como ele acha que isso é uma grande vitória… cheguei a ficar esperançoso de que algo fosse acontecer com o Angico naquela sequência, porque ele estava no meio da mata à noite e o João chega a se transformar em lobisomem e Angico se perde enquanto está voltando para casa, mas ele acaba não sendo atacado, porque ele encontra o caminho de volta para casa antes que o lobisomem o encontre, e então ele diz para Marcela que descobriu onde o João se esconde – Marcela, claro, planeja usar isso para conseguir colocar as mãos na tão desejada joia da Cléo: ela vai tentar trocar a herança da garota pela segurança de João.

Zequinha, que escuta a conversa, vai para o Sítio do Picapau Amarelo para contar a todos, e nasce um drama um tanto quanto desnecessário, a meu ver – afinal de contas, se o grande problema é que o Angico descobriu onde o João se escondia, ele não podia simplesmente se esconder em outro lugar? O Dr. Saraiva, inclusive, acha que isso é quase “bom”, porque talvez isso motivo o João a aceitar ser adotado por Dona Benta de uma vez por todas, e então toda essa história chega ao fim, e é aí que a Cléo acaba contando para o tio que João é o lobisomem, e é por isso que ele não pode voltar para a instituição… de qualquer maneira, ele pode ir para outro lugar, como a Emília pensa: ele pode até mesmo vir para o Sítio! Ele ficará escondido na casa do Tio Barnabé durante o dia, e então ficará preso no galinheiro reforçado durante a noite, quando virar lobisomem.

Mas eles não acreditam que essa solução seja “definitiva”, nem que pode se sustentar até a máquina do tempo estar pronta para que eles o livrem da maldição da Cuca, então Cléo decide entregar a joia para a Marcela em troca de ela deixar o João em paz… sempre temos uma fase, perto do fim da novela, em que os protagonistas tomam decisões bastante questionáveis, e estamos nesse momento! Felizmente, temos a Emília para impedir que coisas ainda piores aconteçam… Saraiva liga para a Marcela e anuncia que decidiram entregar-lhe a joia, mas no dia seguinte, e quando ele vai atrás da joia no seu mais novo esconderijo (um radinho que a Antonica tinha dado de presente para a Tia Nastácia), ele descobre que o rádio não está mais ali… em uma confusão enquanto Nastácia corria atrás do Rabicó, o rádio caiu na panela de feijão e ela o deu ao Tio Barnabé para que ele consertasse, e agora ele sumiu…

De qualquer maneira, a expressão da Emília nos mostra que a joia já não está mais dentro do rádio… esteja ele onde esteja.

 

Para mais postagens sobre o Sítio do Picapau Amarelo, clique aqui.

Ou visite nossa página: Cantinho de Luz

 

Comentários