A Favorita – Zé Bob encontra “Diva Palhares”

“Então era verdade…”

Zé Bob está em busca de Diva Palhares… ele já descobriu que Diva está envolvida em um esquema de tráfico de armas (!), agora ele só precisa chegar até ela – e a melhor pista que ele tem é o sítio de Augusto. Assim, Zé Bob começa a rondar o sítio, tentando conversar com a mulher que ele descobre que está vivendo lá, sem imaginar que muito mais do que a verdadeira Diva Palhares, ele está prestes a reencontrar Donatela. Gosto muito das cenas e de toda a construção narrativa que leva a esse emocionante e confuso reencontro dos dois, e então percebemos que “A Favorita” está prestes a entrar em uma nova fase, em que os aliados de Donatela aumentam e ela deixa o sítio de Augusto e Shiva para fazer algo de concreto contra Flora… ela não pode permitir que Flora continue bancando a inocente e tendo tudo o que era dela, principalmente sua filha.

Na primeira vez que Zé Bob aparece no sítio de Augusto e bate palma na frente da casa, ele grita um “Oh de casa!” que ajuda Donatela a reconhecer sua voz e se esconder a tempo, e Augusto acaba o colocando pra correr com a espingarda – assim como fez recentemente com o Halley. Donatela finge que não viu que tinha alguém batendo palma, mas aproveita para incentivar a atitude de Augusto, dizendo que não quer falar com repórter nenhum, e por isso ele não pode permitir que esse cara volte a entrar no sítio! Enquanto isso, a verdadeira Diva acaba seguindo o Zé Bob, porque sabe que ele está atrás dela e não quer que ele descubra nada, mas ela também fica mexida quando o segue até o sítio, porque aquela já foi a sua casa, aquela já foi a sua família… e quando ela está prestes a ir embora, ela vê o Shiva do lado de fora da casa, e isso a emociona.

Ela quase abandona tudo para abraçar o filho, mas vai embora.

Enquanto o Zé Bob vai embora, expulso por Augusto, ele acaba encontrando o Halley, e então a conversa dos dois acaba trazendo a Zé Bob algumas informações úteis – exatamente o que ele estava buscando. Uma das perguntas é se Halley sabe se Augusto mora sozinho, e então Halley fala sobre a “Dona Diva” que, segundo ele, é uma mulher “mais tinhosa do que o Augusto”. Zé Bob não vai desistir, mas agora ele também está correndo bastante perigo… quando ele retorna ao sítio, os homens que trabalham com Diva acabam o pegando ainda na estrada, e é uma sequência violenta – e só não é muito pior para o Zé Bob porque a própria Diva aparece para impedir que eles o matem, dizendo que não foi isso que eles combinaram; Diva está furiosa porque Tito desobedeceu uma ordem sua, e diz que eles precisam deixar Zé Bob livre, porque ele é um jornalista e é inocente.

Diva salva a vida de Zé Bob.

Mas é claro que o susto não impede Zé Bob de CONTINUAR INSISTINDO. Da próxima vez que ele vai ao sítio de Augusto, ele descobre a própria Donatela mexendo na horta“Então era verdade. Como você teve coragem de fazer isso comigo?” É um reencontro esperado e doloroso para ambos, e é um diálogo muito bem escrito, cheio de cobranças, mas também de bastante amor… são sentimentos conflituosos que tomam conta de ambos naquele momento. Zé Bob está bravo porque ela mentiu para ele, porque ela deixou que ele sofresse a sua morte, e Donatela é um tanto quanto ingrata dizendo que “não podia procurar alguém que depôs contra ela”, porque não é assim que eu me lembro do depoimento de Zé Bob… ele disse as coisas como aconteceram, foi impedido de falar muito, mas conseguiu dizer que acreditava que a Donatela era inocente.

Mas enfim…

No meio de brigas, acusações e saudade, os dois acabam se beijando, acabam se abraçando emocionados, e depois eles voltam para mais cobranças – Zé Bob diz que ela brincou os seus sentimentos (“Quem morreu quando você saiu da minha vida fui eu”), enquanto Donatela jura novamente que é inocente, e o coração de Zé Bob acredita nela, mas sua cabeça tem dúvidas… afinal de contas, ela não está se portando como uma inocente ao fugir da cadeia, se esconder e se passar por outra pessoa. Mas ao mesmo tempo em que ele a acusa, seu coração fala mais alto e ele fala da saudade, de como sofreu, do quanto aquilo tudo parece um sonho… nem mesmo Zé Bob entende seus sentimentos naquele momento, e ele tem o direito de estar magoado e em dúvida, de certa maneira, e Donatela deixa com ele a escolha: ela diz que o quer ao seu lado porque só assim pode sair desse abismo e provar sua inocência, mas entende se ele quiser denunciá-la…

No fim, Zé Bob acaba indo embora sem contar sua decisão.

Mas nós sabemos que ele confia em Donatela, no fim – ele não vai denunciá-la.

Ansioso para mais dessa dupla reunida novamente!

 

Para mais postagens de “A Favorita”, clique aqui.

 

Comentários