A Favorita – O encontro de mãe e filho!

“Meu Matheus!”

AH, COMO EU ESPERAVA POR ESSE MOMENTO. A história do filho perdido de Donatela caminha bem mais rápido do que eu podia esperar – e eu gosto do fato de algumas coisas virem à tona ainda bem longe do fim da novela. Primeiro, Donatela descobriu que Halley era Matheus, o filho que ela perdeu há muito tempo; depois, Manu conta para Halley o conteúdo da carta de Cilene, e ele também descobre que é filho de Donatela e Marcelo. Agora, só precisamos esperar esse reencontro. Antes que isso seja possível, no entanto, Halley precisa colocar a cabeça em ordem, precisa pensar em algumas coisas, precisa entender algumas coisas, e então ele procura o Zé Bob, porque sabe que ele tinha algo com a Donatela e que ele vai poder lhe falar algumas coisas sobre sua mãe biológica… o que ele não esperava, é claro, era descobrir que Donatela ainda estava viva.

No apartamento de Zé Bob, Halley vê fotos do Zé com uma mulher que ele conhece como “Diva”, mas quando ele pergunta quem é ela, Zé Bob resolve lhe contar toda a verdade: “Essa mulher é a Donatela. […] É isso mesmo que você ouviu. Essa mulher que tá na foto comigo é a sua mãe. Essa mulher é a Donatela”. Zé não se contenta em contar que Donatela está viva, mas conta, também, que ela é sua mãe, embora rapidamente perceba que o Halley já sabia disso, e que Donatela também já sabe disso, mas descobriu há pouco tempo. Halley quer saber tudo, a história completa, e Zé está disposto a contá-la. Depois de ouvir o Zé, Halley volta para casa para confrontar a Cilene mais uma vez: afinal de contas, ela sabia que a Donatela estava viva e não falou nada para ele, mesmo quando ele descobriu que era filho da Donatela… Cilene, então, explica que ninguém pode saber.

O problema para Halley, e isso deve ser angustiante mesmo, é pensar que ele cruzou com a Donatela ali naquela sala, por exemplo, e ele não entende como ela e Cilene tiveram o sangue frio de mentir para ele e enganá-lo. Mesmo assim, Halley não se recusa a escutar a Donatela quando ela o procura… Donatela o encontra na rua, e é um momento emocionante que fez meu coração disparar, no melhor estilo final de novela. Donatela diz que quer conversar com ele, quer que ele a escute, e o Halley não se opõe a isso e a acompanha até o apartamento do Zé Bob – acho o Halley um fofo, porque há quem o chame de impulsivo e tempestuoso (embora a sua “explosão” no rancho tenha sido totalmente justificável), mas a verdade é que ele se dispõe a escutar o que as pessoas têm a dizer… ele não impede Donatela de falar. E, na verdade, ele não tem motivo para ficar bravo com ela, então a escuta.

Donatela está EMOCIONADÍSSIMA, mas ela fala que respeita o sentimento dele por Cilene, até porque ela o entende perfeitamente: assim como ela é a mãe de Lara, Halley sempre vai ver Cilene como sua mãe. A única coisa que incomoda Halley e que ele quer saber é por que ela não contou a verdade para ele quando eles se encontraram depois de ela saber a verdade. Mas Halley diz isso baixinho e suave, sem estragar o clima e a emoção da cena… ele só quer saber mesmo, mas ele não está acusando, gritando ou cobrando. Ele só queria ter sabido a verdade. A cena acaba sendo muito fofa, Donatela o chama de “Matheus”, e conta toda a história do seu sequestro, da dor que sentiu, da busca interminável, de como ele foi dado como morto, e então Halley termina de uma maneira melancólica, dizendo que a história podia ter sido muito diferente, mas não é…

hoje ele é esse cara: o Halley, filho da Cilene, o garoto criado dentro de um bordel.

Donatela diz que talvez eles nunca recuperem o tempo perdido e que ele talvez nunca consiga enxergá-la como mãe, mas ela quer muito participar da sua vida, mesmo que seja à distância… ela diz que sempre vai amar aquele bebê que lhe tiraram, e ele também chora; é emocionante ver a lágrima escorrendo do rosto de Halley, e então Donatela pergunta se pode abraçá-lo, e ele permite… ele fica parado, com as lágrimas escorrendo, enquanto Donatela o abraça e o beija, UMA CENA BONITA E EMOCIONANTE. Cláudia Raia e Cauã Reymond tornaram a cena lindíssima, os dois entregues à emoção daquele momento e daquele aguardado reencontro, e eu me pego pensando no início da novela, e em como o personagem do Halley cresceu e mudou desde então. Gosto muito do ponto em que chegamos, gosto muito dessa relação entre mãe e filho nascendo.

É Donatela quem conta para Halley que Lara não é filha do Marcelo e, portanto, eles não são irmãos. Ela diz que Lara é filha do Dodi e esse é o “Calcanhar de Aquiles” de Flora… por isso ela matou o Marcelo. Halley fica bravo novamente pela Cilene saber disso e não ter contado nada para ele, mas Donatela a defende e diz que é isso o que a Flora faz: ela descobre as fraquezas das pessoas e as usa para chantageá-las, para fazer com que elas façam exatamente o que ela quer que elas façam… e Halley entende o que ela está dizendo, porque foi o que Flora fez quando descobriu sobre a gravidez de Céu e o ameaçou para que ele não falasse nada de mal sobre ela para a Lara. Agora, Donatela pede que Halley tente se reaproximar dos Fontini: ele precisa estar por perto para proteger a Lara e derrotar a Flora. Voltar a namorar a Lara vai ser difícil, certamente, mas conseguir seu emprego de volta na empresa é fácil… Gonzalo sempre gostou muito dele.

E ele já chega dizendo a ele: “Dr. Gonzalo… a Flora não presta”.

Mas ele vai precisar de algo concreto para que acreditem nele.

 

Para mais postagens de “A Favorita”, clique aqui.

 

Comentários