Sítio do Picapau Amarelo (2005) – Em busca da joia!

“Aquela estatueta… aquela estatueta que eu mesma vendi!”

Marcela perdeu a guarda de Cléo… o alívio de ter a Cléo livre das garras da megera, no entanto, não dura muito, porque a Marcela está prestes a conseguir o que realmente quer: a joia valiosa que o pai da garota lhe deixou de herança. Quando perdeu a guarda de Cléo, Marcela decidiu uma nova estratégia para colocar as mãos na joia e sequestrou o Dr. Saraiva até que ele se lembrasse onde a tinha escondido, e a pancada que ela lhe dá na cabeça, de alguma maneira, o ajuda a recuperar a memória – infelizmente, o Dr. Saraiva é descuidado o suficiente para contar ao Zequinha, ainda no seu “cativeiro”, sobre ter escondido a joia em uma estatueta de Buda que tinha no seu escritório, sem pensar na possibilidade de “as paredes terem ouvido”. Marcela escuta a conversa e sabe que precisa sair imediatamente de volta à cidade para conseguir a joia de volta!

O Dr. Saraiva, resgatado por Zequinha, volta ao Sítio e conta a todos sobre a memória que recuperou, enquanto a Marcela vai até a prefeitura pedir que o Coronel Teodorico providencie um carro oficial para levá-la à cidade – e Zequinha está atento às movimentações de Marcela! Assim que Marcela anuncia que “está saindo de viagem”, ele liga para avisar o pessoal do Sítio e o Dr. Saraiva percebe que não tempo a perder: ele tem que sair imediatamente se não quiser perder a joia. Então, Dona Benta diz que ele pode usar o seu carro, e Emília anuncia que vai junto com ele (“Dona Benta, o que vai ser do Dr. Saraberto sem mim?”), mas Dona Benta a proíbe veementemente de acompanhá-lo – diz que “essa não é uma viagem para crianças… nem para bonecas”. É claro, no entanto, que sabemos que a Emília nunca aceitaria ficar de fora dessa “aventura”.

Emília tem um “plano” bem clichê, mas bem eficaz: ela se esconde no carro antes do Saraiva pegar a estrada e, quando ele descobre, já é tarde demais – se voltarem agora, eles vão perder a corrida para a Marcela! “Depois eu dobro a Dona Benta na volta. Mas só na volta”, diz a bonequinha. Então, Saraiva liga para o Sítio para contar à Dona Benta, para que ela não fique preocupada, e ela fica furiosa, mas eu me diverti com as crianças dizendo que “ficam até mais tranquilas sabendo que a Emília está com o Saraiva”… afinal de contas, eles sabem que se o Dr. Saraiva precisar de “uma ideia batatal”, vai ser bom que a Emília esteja com ele. Dona Benta está brava por ter sido desobedecida e porque os netos parecem estar do lado da Emília, mas até o Visconde fica do lado da Emília. E, olha, se não fosse pela Emília… eles perderiam mesmo a joia.

A “corrida” é acirradíssima. Saraiva e Marcela acabam parando no mesmo posto, e Emília aproveita para furar dois pneus do carro da Marcela, a atrasando um pouco, mas eles não ganham muita vantagem porque, logo depois, o motor do carro de Dona Benta esquenta – e Emília tem uma ideia: ela usa o pó de pirlimpimpim para colocar o carro para voar, no melhor estilo “Harry Potter e a Câmara Secreta”. É claro que sempre nos perguntaremos por que ela não usou o pó de pirlimpimpim para levá-los instantaneamente até o antiquário para o qual a estatueta de Buda foi vendida, mas acho que é para aumentar o drama. Porque Saraiva e Marcela acabam chegando ao antiquário quase juntos – embora Saraiva e Emília cheguem primeiro e, quando Marcela chega, o dono conte que a estatueta não está mais ali e que ela não é a primeira pessoa a vir atrás dela naquele dia…

Saraiva e Emília, no entanto, tampouco a conseguem ali, porque a estatueta foi vendida para um templo budista. Assim, os dois acabam no templo em busca da joia no meio de um monte de estátuas iguais (sério, esse é só mais um dos elementos que “Malhação 2008” copiou do “Sítio 2005” descaradamente), e Marcela acaba chegando lá também antes que o Saraiva e a Emília localizem a joia… felizmente, a Emília é esperta. Quando Marcela encontra a joia e tenta ir embora do templo levando a estatueta com ela, os budistas a impedem, e Emília aproveita a pequena confusão que se forma ali para pegar a estatueta caída no chão e pegar de lá a joia. O pessoal não deixaria a bonequinha ir embora levando com ela uma das estatuetas de Buda, mas tudo o que Emília precisa é da joia, e isso ela conseguiu. Sucesso na missão… e Saraiva não teria conseguido sem a ajuda da Emília…

…ela precisava estar lá!

 

Para mais postagens sobre o Sítio do Picapau Amarelo, clique aqui.

Ou visite nossa página: Cantinho de Luz

 

Comentários