Smash 1x12 – Publicity

“I still have something beautiful to give”

Derek diz a Karen que ela “seria uma ótima Marilyn”, que, inclusive, “a vê assim em sua mente” e, subitamente (como as notícias correm depressa naquele estúdio de ensaio), Rebecca Duvall, com quem Karen não conseguia nem falar porque era como se ela não fosse vista, se torna a “melhor amiga” de Karen Cartwright. “Publicity” é um dos episódios de que mais gosto na primeira temporada de “Smash”, porque tem um dos meus números musicais favoritos, um clima quase divertido em alguns momentos, e bastante drama para os nossos personagens – assistindo novamente, agora, o episódio me fez chorar duas vezes… e, mais uma vez, eu termino o episódio com aquela sensação de “Eu sei bem por que eu gosto tanto dessa série”. Estamos prestes a entrar na reta final da primeira temporada, mas “Bombshell” nunca pareceu tão longe de estar perfeito.

Rebecca já percebeu que eles não estão satisfeitos com ela – afinal de contas, o clima está estranho, toda a equipe escuta discussões de Derek e Tom dentro da sala de ensaio, por exemplo, e a estrela de cinema decide que, se Karen é a sua “competição”, ela precisa se aproximar dela e conhecê-la melhor… assim, ela a chama para sair naquela noite, e Karen canta a primeira música do episódio, “Run”, que faz com que Rebecca se dê conta: Karen não é uma substituta… ela é uma estrela. As consequências da proximidade de Karen e Rebecca, que começam a sair juntas e a serem fotografadas por paparazzi, ainda são incertas, mas Karen está sendo comentada na mídia, o que não pode ser de todo ruim, e quando Tom e Julia escrevem uma nova música para uma das sombras na cabeça de Marilyn Monroe, Rebecca sugere que ela seja dada a Karen…

As coisas não andam bem, no entanto, com Dev – e isso há algum tempo, desde que o personagem tomou um caminho que não parecia necessariamente traçado desde o início da série. Com todos os defeitos que Dev vem apresentando, no entanto, eu acho que Rebecca estava bastante errada falando mal dele durante aquele jantar, e aquela história do amendoim foi mesmo revoltante… isso tudo, no entanto, entrega um dos meus momentos favoritos de “Smash”, que é “A Thousand and One Nights”. Enquanto o clima fica pesado entre Dev e Rebecca, Karen parece entrar na televisão do restaurante indiano em um “devaneio” divertido e MARAVILHOSO. Eu adoro tudo nessa cena: o cenário, os figurinos, o fato de ouvirmos o Dev cantar, a música que é viciante e, acima de tudo, A COREOGRAFIA… é do tipo de cena que eu assisto e reassisto! Amo demais!

Enquanto isso, Julia está passando por mais um momento muito difícil… desde que Frank descobrira a sua traição e saiu de casa, as coisas com Leo não andam bem – ele está indo mal na escola, por exemplo, e agora ele desaparece por três dias, enganando os pais dizendo para um que estava na casa do outro. Desesperados, Julia e Frank precisam se unir na busca por Leo, e, eventualmente, Julia descobre que ele está escondido na casa do melhor amigo, e que ele não está bem… toda a narrativa é forte e emocionante, Julia e Frank compartilham alguns momentos muito bons que me fazem chorar, e aquela cena de quando Leo volta para casa e desabafa um pouco com os pais é de partir o coração… assim como aquela cena que vemos do “jantar em família”, no qual Leo está sorrindo. Isso é tão particularmente doloroso, mas, ao mesmo tempo, tão bonito.

Com “Bombshell” prestes a entrar nos ensaios técnicos e, depois, previews, Rebecca Duvall continua tentando mudar tudo, diminuir o número de músicas e está dando a maior dor de cabeça nos ensaios… Ivy, por sua vez, conspira com Ellis (COM O ELLIS!) para “dispensar” a Karen de um ensaio e ficar no seu lugar, cantando “Secondhand White Baby Grand”, a nova música que foi escrita para uma das sombras na mente de Marilyn. E, apesar de amar a voz da Ivy e de a sua interpretação (e a edição de cenas, também) ter me emocionado, é difícil defendê-la quando ela jogou baixo dessa maneira… quase de maneira infantil, na verdade. Por isso, apesar de não gostar das sugestões de Rebecca e tudo o mais, eu me diverti com a Rebecca no final dizendo que “acha que a Marilyn deveria cantar aquela música”. Afinal de contas, isso acaba com o plano de Ivy.

Mas, naturalmente, TUDO PODE MUDAR. E vai mudar. Muito.

 

Para mais postagens de “Smash”, clique aqui.

 

Comentários