A Favorita – A saga do DVD

O plano perfeito de Flora.

Quem se lembra da saga do pen-drive em “Avenida Brasil”? Pois bem, João Emanuel Carneiro já tinha usado um recurso parecido em “A Favorita”, com um DVD em que Flora aparece matando o Dr. Salvattore – se aquele DVD cair nas mãos certas, todo o teatro de Flora cai por terra finalmente. O vídeo foi gravado por Dodi, e agora ele o está usando para ter a vilã de “A Favorita” em suas mãos… o que ele não esperava, é claro, era que alguém invadisse a sua casa de 3 milhões de reais para roubar o dito DVD, e quando isso acontece, eles sabem que precisam encontrar esse DVD depressa, antes que toda a verdade venha à tona. E várias pessoas acabam sendo suspeitas de Dodi, Flora e Silveirinha, mas eles nunca pensariam em quem realmente roubou o DVD: Donatela! Eles pensam em Manu, eles pensam no Zé Bob, mas o DVD enfim reaparece nas mãos de Seu Pedro…

Flora não sabe como ele conseguiu o DVD, porque não pode ter sido ele quem pulou o muro da casa do Dodi para roubá-lo, então ela sabe que ele está sendo ajudado por alguém – mas quem? Quando Flora percebe que seu pai descobriu algo que pode incriminá-la, ela se torna assustadora, e eu rio do exagero divertido das cenas da Flora toda ameaçadora quando acaba a luz no rancho, segurando um lampião… guardamos a imagem da Flora com o lampião em mente, porque ainda haverá uma cena mais icônica nesses mesmos moldes. Flora começa com um perverso joguinho psicológico, andando macabra pelo escuro, assustadora, e Seu Pedro sabe de tudo o que ela é capaz, então ele está apavorado… e a luz acaba na sua casa justamente no momento em que ele estava assistindo o DVD em que Flora aparece matando o Dr. Salvattore. Que conveniente, não?

O problema, é que Pedro não percebeu que essa conveniência toda não podia ser mera coincidência, e então ele acaba colocando os pés pelas mãos, se adianta e se condena. Quando Irene, Gonzalo e Lara aparecem, ele fala que agora tem uma prova terrível e irrefutável de que foi a Flora que matou o Dr. Salvattore, e então ele fala abertamente sobre o DVD em que ela aparece matando o médico – o DVD que não está com ele nesse momento, porque está lá na sua casinha sem luz. Seu Pedro mostrou muita inteligência em outros momentos da trama, mas aqui ele se apavorou e quis colocar tudo para fora de uma vez e cometeu um grande erro. Ele tinha que ter mantido o teatro, buscado o DVD e colocado para rodar, sem dizer nada, sem introdução… se fosse o vídeo que incrimina Flora, perfeito. Se tivesse sido mudado, pelo menos ele não teria feito alarde, chamado atenção.

Porque agora está todo mundo achando que ele é louco… mesmo antes de se dispor a verificar o tal DVD que Pedro está dizendo que ficou preso no aparelho quando a luz acabou, Dona Irene (AH, COMO EU ODEIO A DONA IRENE!) está falando sobre como “ele está tendo alucinações”, e Gonzalo insiste que Flora é inocente… Flora, naturalmente, aproveita para dizer que “o pai teve uma recaída”, Gonzalo chama de “crise psicótica”, então sabemos que só existe uma conclusão possível para essa história toda. Lara é a única que se dispõe a ir com o Seu Pedro buscar o tal DVD, mas quando eles finalmente o colocam para rodar, é só uma gravação do “Sítio do Picapau Amarelo”, e aquela sequência toda é DESESPERADORA. O Seu Pedro chorando desesperado, gritando que a Flora é uma assassina e que trocou os DVDs… infelizmente, por mais que ele esteja dizendo a verdade, não dá para acreditar nele.

Parece mesmo uma crise, alucinações

Mas Flora ainda precisa de um pouco mais para interná-lo, e é por isso que ele marca um “jantar” com ele às 20h, e com Irene e Gonzalo às 20h30. Ela tem 30 minutos para atormentá-lo e colocá-lo em uma situação suspeita para ser descoberto pelos dois quando eles chegarem. Primeiro, Flora coloca algo na comida de Seu Pedro, e ele acaba passando mal, fica atordoado, vendo as coisas embaralhadas, e Flora o atormenta com o barulho de uma faca elétrica enquanto corta o jantar, e faz uma série de perguntas para o pai sobre como ele conseguiu aquele DVD e quem é que o está ajudando… a cena é DESESPERADORA, de verdade, causa uma agonia tremenda! Seu Pedro grita por socorro, e quando ele já está em seu limite, acentuado pelo estresse, pelo que for que tinha na comida e pela tortura psicológica, Flora muda o seu discurso e volta a ser a filhinha que “nunca faria nenhum mal ao pai”.

Então, Seu Pedro pega uma faca e parte para cima de Flora, dizendo que “vai matá-la”, e é nesse momento que o Silveirinha corre para chamar Irene e Gonzalo, dizendo que Pedro teve um surto e quer matar a Flora – então, o plano se concretiza perfeitamente. Eu fiquei com muito dó do Pedro, fiquei com raiva da Flora, mas ela é boa no que faz, né? Foi um plano nojento, mas muito bem articulado e executado. Quando Irene e Gonzalo finalmente chegam, Seu Pedro está enfurecido para cima de Flora, enquanto ela está se fazendo de assustada, pedindo para ele largar a faca, então não há o que fazer… Flora consegue a desculpa perfeita para internar o pai em um hospital psiquiátrico e, por ora, acredita que se livrou de Pedro. Felizmente, Donatela descobre onde ele está e pode ir visitá-lo, se fazendo passar por Sílvia Lontra, a identidade falsa que ele criou para ela…

 

Para mais postagens de “A Favorita”, clique aqui.

 

Comentários