Sítio do Picapau Amarelo (2005) – A guarda de Cléo

O sequestro do Dr. Saraiva!

FINALMENTE, A CLÉO ESTÁ LIVRE DAS GARRAS DE MARCELA! Como a maioria das protagonistas de novela, Cléo sofreu bastante durante essa temporada do “Sítio do Picapau Amarelo”. Mais recentemente, ela foi obrigada a ir morar com a Marcela na casa do Coronel Teodorico, o que quer dizer que, além da bruxa da Marcela, ela também teve que aturar o Angico e todas as suas chantagens… mas, finalmente, isso está chegando ao fim, graças ao Dr. Saraiva, que fez um pedido pela guarda da garota, e à Joyce, a assistente social responsável pelo caso que fez uma visita ao Arraial dos Tucanos e percebeu, depressa, que o melhor para Cléo não era continuar morando com Marcela. Foi um alívio muito grande ver um carro parando na frente do Sítio de Dona Benta e, então, ver a Joyce descendo do carro trazendo a notícia pessoalmente para o Dr. Saraiva:

A guarda de Cléo é sua!

O Dr. Saraiva e a Emília ligam depressa para a casa do Coronel Teodorico para contar tudo para a Cléo, mas Marcela se apressa a desligar o telefone – mas tudo bem, essa é uma notícia que tem que ser dada pessoalmente… e o mais rápido possível, porque Cléo continua sendo constantemente maltratada por Marcela, como quando ela a descobre no telefone com o pessoal do Sítio. Pouco depois, então, o Dr. Saraiva aparece no Arraial acompanhado de Emília e de Joyce, com a notícia de que AGORA ELE É O TUTOR LEGAL DE CLÉO, e Marcela surta, completamente descontrolada como sempre, e chega a comer o papel que Joyce lhe entrega, como se isso fosse resolver qualquer coisa… a decisão já está tomada! Adorei ver o Zequinha e o Angico ouvindo tudo e o Zequinha todo sorridente dizendo ao Angico que “parece que o noivado dele acabou”.

São momentos de felicidade bem-vindos quando o Zequinha vai chamar a Cléo e avisar que o Dr. Saraiva está ali com uma ótima notícia para ela: o pesadelo acabou, finalmente. Nós, é claro, ficamos tensos, porque o Saraiva pede para Cléo arrumar as coisas, dizendo que ele a buscará depois da escola, e ficamos assustados – ele não pode dar tempo para que Marcela pense em alguma coisa para fazer contra a Cléo! Surtada, Marcela grita, Marcela rasga as roupas de Cléo, mas, felizmente, tudo dá certo no final e o Dr. Saraiva consegue ir buscar a Cléo, que retorna para o Sítio do Picapau Amarelo depois de tanto tempo, recebida com muitos sorrisos, muito amor e uma festa surpresa cheia de comida e alegria. É fofo e é um alívio! Cléo pode deixar o seu pesadelo para trás e voltar a dividir um quarto com Narizinho e as bonecas, o lugar onde já foi tão feliz…

Marcela, furiosa, está inconformada – e decidida a conseguir a joia de qualquer maneira. Ela diz que pode ter perdido a Cléo, mas não vai perder sua joia também, então tem uma ideia, e envolve o Angico em um plano para sequestrar o Dr. Saraiva até ele se lembrar onde escondeu a herança da garota. Angico liga para o Sítio se passando por Zequinha e diz ao Dr. Saraiva que Cléo esqueceu sua medalhinha na casa do Coronel Teodorico, e que ele quer entregá-la para ele na manhã seguinte – é um pouco de burrice que o Saraiva nem chegue a confiar, por mais que seja suspeito tudo o que o Angico está dizendo: ele pede que o Saraiva esteja lá muito cedo, por exemplo, “antes de todo mundo acordar”, e marca um encontro em um beco… o Saraiva também podia ter conversado com a Cléo e facilmente percebido que isso era um plano da Marcela, porque a medalhinha está com ela!

Mas ele cai no plano de Marcela… enquanto espera o “Zequinha”, o Dr. Saraiva leva uma pancada na cabeça e Marcela o amarra e o prende no antigo quartinho no qual Cléo estava sendo confinada. Felizmente, a Tia Nastácia chegou a vê-lo sair e sabia aonde ele estava indo e fazer o quê, então, quando ela vê que a Cléo está com a medalhinha no pescoço, como sempre, ela comenta sobre como “isso é esquisito”, e as crianças sabem que o Dr. Saraiva caiu em uma armação e vai precisar de um resgate… quando Tia Nastácia fala da ligação do “Zequinha”, eles ligam para o Arraial, e o verdadeiro Zequinha diz que ele não ligou para o Sítio no dia anterior. Então, atento, o Zequinha acaba escutando os gemidos do Dr. Saraiva amordaçado no quartinho embaixo da escada (!), e é um alívio perceber que a Marcela não vai conseguir mantê-lo ali por muito tempo…

Mas ela consegue o que queria: a localização da joia. A pancada na cabeça parece ter ajudado o Dr. Saraiva a recuperar a memória (coisa de novela, não tente isso em casa), e enquanto ele e o Zequinha conversam e ele fala que escondeu a joia de Cléo em uma estatueta de Buda do seu escritório, Marcela escuta – agora, ela não precisa mais se preocupar em manter o Dr. Saraiva prisioneiro, ela já conseguiu o que queria: ELA SABE ONDE A ESTATUETA ESTÁ. “Aquela estatueta… aquela estatueta que eu mesma vendi!” Então, Marcela sai correndo para ir para a cidade o mais rápido possível e, felizmente, ela faz barulho e o Zequinha e o Dr. Saraiva percebem que alguém estava escondendo atrás da porta… e se alguém os estava escutando, só pode ser uma pessoa: a Marcela. Assim, começa uma verdadeira CAÇADA pela joia que é a herança de Cléo!

 

Para mais postagens sobre o Sítio do Picapau Amarelo, clique aqui.

Ou visite nossa página: Cantinho de Luz

 

Comentários