Smash 1x13 – Tech

“I’m goin’ down”

COMEÇAM OS ENSAIOS TÉCNICOS DE “BOMBSHELL” EM BOSTON. “Tech” coloca em “Smash” um clima gostoso de reta final – o que quer dizer que “Bombshell” está mais perto do que nunca de estrear, mas que as vidas dos personagens também estão mais complicadas do que nunca… Ivy está tendo que lidar com mais decepções com Derek, depois de ele ter soltado um “eu te amo” que não parece ter significado muito, porque ele está todo engraçadinho para o lado de Rebecca Duvall; Karen, além de lidar com o seu primeiro ensaio técnico e toda a pressão que vem com ele, precisa lidar com uma visita surpresa de Dev e uma notícia não muito agradável; e Julia precisa lidar com a possibilidade do retorno de Michael Swift interpretando DiMaggio quando o ator que estava com o papel conseguiu um Piloto e abandonou o projeto de uma hora para outra.

A dias da estreia.

O episódio já começa com “Another Op’nin’, Another Show”, que é o número de abertura de “Kiss Me, Kate”, mas que tem tudo a ver com esse ponto no qual “Smash” está, em que o musical sobre Marilyn Monroe está prestes a chegar aos palcos… sempre comentei sobre como o fato de “Smash” contar a história dos bastidores da montagem de um musical – essa primeira temporada nos guia da concepção da ideia, a construção do musical, mudanças infinitas e problemas diversos, e agora é gostoso acompanhar os ensaios técnicos, nos quais tudo precisa funcionar perfeitamente, de um jeito ou de outro… é agora que surge todo e qualquer problema possível em relação a figurinos (as luvas que Rebecca está tendo dificuldades para tirar a tempo de “History is Made at Night”) ou aos elementos de cena (a mesa pesada demais para a coreografia de “The 20th Century Fox Mambo”).

E, é claro, a própria Rebecca Duvall, que é um problema por si só… além de não ser a Marilyn perfeita e não ter experiência o suficiente no teatro para conseguir que isso funcione como deve funcionar, ela está insegura demais e usa a saída inesperada do ator que interpretaria DiMaggio como uma maneira de surtar “com justificativa”. Então, Derek precisa fazer de tudo para adulá-la, mas as coisas saem completamente de controle e ambos passam do ponto… começamos a perceber, inegavelmente, que as coisas vão dar errado durante o aniversário de Derek, quando Rebecca Duvall sobe ao palco vestida de Marilyn para cantar “Happy Birthday, Mr. Director”, e depois ela fica colocando bolo na sua boca (!), e Ivy começa a se sentir excluída… quando percebemos, Derek e Rebecca já estão se beijando no camarim quando os ensaios do dia terminam.

Wow.

Mas, naturalmente, esse não é o único drama… o eminente retorno de Michael Swift, embora seja, sim, a escolha mais viável em termos de produção, é um desastre para Julia – e com toda a razão! As coisas com Frank e Leo estavam finalmente melhorando, Frank tinha até voltado para casa há uma semana, e trazer Michael Swift de volta vai ser um problemão… o mais curioso de toda essa história (e de “Smash” como um todo, na verdade) é que eu não consigo ver ninguém totalmente errado aqui: Eileen e Derek não estão errados em querer Michael, mas Julia tampouco está errada por não querer que ele esteja lá… eventualmente, as coisas terminam de maneira surpreendentemente fofa, quando Julia quase desiste de tudo, mas Frank e Leo a impedem de fazer isso, dizendo que ela não pode abandonar sua vida, e que eles vão com ela para Boston.

Dev, por sua vez, atinge o fundo do poço – “Smash” está tentando mesmo se livrar dele e chegamos a um ponto no qual não é possível defendê-lo. Depois de uma série de cobranças desnecessárias e de ter beijado a RJ no seu apartamento (!), Dev corre para Boston tentando “consertar a burrada” que fez, pedindo Karen em casamento… mas a verdade é que Karen está ocupadíssima com os seus ensaios e não pode nem pensar nisso no momento! E eu vou defender a Karen, porque aquela é uma oportunidade imensa, é algo com o que ela sempre sonhou, e Dev quer fazer cobranças sobre “não ter ido para Washington”, por exemplo, mas ele realmente nunca falou sobre isso com ela. O relacionamento dos dois chega a um fim, aparentemente, quando Karen descobre que Dev beijou RJ, mas a verdade é que as coisas estão prestes a piorar ainda mais…

Ivy, por fim, continua bastante insegura e sofrendo muito. O namoro com Derek não vai como ela esperava, e descobrir que ele está dormindo com Rebecca Duvall é demais para ela. Ao menos isso lhe dá carga emocional o suficiente para entregar uma das sequências musicais mais tocantes de “Smash” até o momento, com “I’m Goin’ Down”, que foi PERFEITA (!), mas é uma pena que Ivy esteja acreditando que Karen já sabia que Derek estava com Rebecca, porque, embora Karen e Rebecca estejam “amiguinhas”, como a Ivy diz, Karen não estava sabendo de nada… de todo modo, com o coração partido, com raiva e querendo descontar isso tudo em alguém, Ivy toma uma decisão errada quando conhece Dev no bar no fim do episódio. Eu já vi “Smash” duas vezes (essa é a terceira), mas eu juro que não lembrava que Dev e Ivy se apresentavam antes de ficarem…

Eles vão adiante sabendo exatamente o que estão fazendo.

Pesado.

 

Para mais postagens de “Smash”, clique aqui.

 

Comentários