¿Quién es Quién? – Inês confronta Humberto

“¿Leonardo? Yo estoy hablando de Pedro”

Ao descobrir a verdade, Inês faz tudo diferente do que Leonardo pedira que ela fizesse, mas eu não sei se podemos julgá-la – acontece que ela pode estar colocando a vida de ambos seus filhos em perigo quando deixa que outras pessoas descubram que ela já sabe de tudo, mas ela não pode deixar de confrontar as pessoas que, na sua opinião, a fizeram sofrer. E a primeira pessoa com quem ela vai “conversar” é Humberto: afinal de contas, foi ELE quem comprou o seu filho, e ela quer, no mínimo, que ele olhe para o rosto da mulher de quem ele roubou um filho, que ele veja a sua dor, ainda que saiba que nada vai poder devolver os anos ao lado de Leonardo… sozinha, Inês se recorda das conversas com Humberto no hospital, por causa da ocasião em que ele a atropelou na frente dos Corporativos Fuentemayor, e percebe que ele é o pai de Leonardo.

Então, Inês vai até a casa dele, e enquanto Nora vai chamá-lo, ela fica sozinha na sala, olhando as fotos, e é interessante como temos dois porta-retratos na sala, e claramente podemos ver como um deles traz uma foto de Leonardo, e outra de Perico… Humberto, sem saber quem quer falar com ele, e estressado com toda a situação do filho preso, chega para falar com Inês meio seco, mas ele suaviza ao reconhecê-la – ela, no entanto, está séria, brava e pede para conversar a sós com ele, dizendo que “é sobre seu filho”. Quando Humberto pergunta, então, se “ela conhece seu filho”, ela diz que acabou de conhecê-lo, porque lhe tiraram esse direito: “Como foi capaz de fazer algo assim?” Ele não entende a acusação, mas Inês explica depressa, dizendo que ele comprou seu filho como se fosse uma mercadoria, porque acha que é um deus com seu dinheiro…

Acha que pode comprar até pessoas…

Humberto tenta recuar, tenta fingir não saber do que ela está falando, mas Inês pergunta se ele vai negar que comprou um bebê há 26 anos, e ele imediatamente se coloca na defensiva. Mas Inês não está ali pelo dinheiro: ela não quer nada dele, ele pode ficar tranquilo – e eu detesto a suposição de que o que ela quer é chantageá-lo –, ela só quer ele olhe para ela e veja o sofrimento de 26 anos separada de quem ela mais amava no mundo. A dor expressa na voz alterada e nos olhos cheios de lágrimas, e ela pede que ele olhe para ela, a verdadeira mãe de Leonardo, que deu à luz em 1989. UMA CENA FORTÍSSIMA. Humberto sente algo como culpa, a expressão dele muda totalmente, porque ele sabe que ela tem razão, e ele fez mesmo tudo aquilo: ele comprou um bebê, ele achou que tinha esse direito, e agora está ali na sua frente a mulher de quem o filho foi tirado.

O momento dos dois ainda guarda MAIS REVELAÇÕES, quando Humberto pergunta se ela está junto “com o outro cara”, que veio um mês atrás se dizendo pai de Leonardo, e então ele mostra um vídeo em que ela pode ver Chamoy… esse é o momento em que ela recebe a informação que queríamos que ela soubesse: que foi Chamoy quem roubou e vendeu o seu próprio filho. Ainda confuso, Humberto pergunta como ela sabe com tanta certeza, e ela diz que não precisa de maior prova do que vê-lo na sua frente, porque, para ele, foi como se ele estivesse se olhando num espelho. Ela fala da dor e da felicidade em abraçá-lo pela primeira vez, volta a falar aquilo tudo que já dissera a Leonardo, sobre como lamenta não tê-lo visto crescer, não ouvi-lo rir, não ouvi-lo dizer “mãe”, porque ele o roubou. Humberto, patético, tenta se defender dizendo que “lhe disseram que ele era órfão”.

“Ah, e você acreditou?”

Humberto, no entanto, é sincero ao dizer que a única coisa que pode dizer em sua defesa é que não sabia, mas sabe que não é o suficiente e, de algum modo, isso faz com que Inês se acalme, com que sua principal raiva se dissipe… porque não é a ele que é direcionado o rancor. Humberto fala de como as coisas aconteceram, conta da morte da esposa, e diz que sabe que nada vai devolver o tempo que ela perdeu com o filho, mas promete que ele foi criado com todo o amor possível naquela casa: “Espero que entenda que nunca foi minha intenção causar mal a ninguém”. Quando Humberto pergunta se ele tem como compensar por tudo, Inês só pede que ele dê um jeito de tirá-lo da cadeia, porque ele não merece estar lá, e Humberto concorda com ela, mas é só quando ele diz que “Leonardo” não merece estar na cadeia que ela percebe que ele ainda não sabe de toda a história:

“¿Leonardo? Yo estoy hablando de Pedro. […] Son dos”

<3

Inês acreditava que Leonardo já tinha explicado todo o caso dos gêmeos para o pai, mas agora Humberto está mais confuso que nunca, e a cena quase se converte em cômica. Inês explica que quem está preso é Perico, irmão gêmeo de Leonardo, e mostra as fotos para Humberto, apontando as diferenças entre os dois, perceptíveis mesmo nas fotos. Esse é o momento em que Humberto finalmente descobre tudo: que Leonardo está escondido no bairro, mas ninguém pode saber, porque ele tem que descobrir como tirar o irmão da cadeia, e Inês sabe que algo importante está acontecendo, embora não saiba dizer o que é. Uma vez que ouve a verdade de Inês, Humberto observa sozinho a ambas as fotos e então percebe o quanto é óbvio que não é o verdadeiro Leonardo que esteve com ele nos últimos meses, e como ele devia ter notado antes.

Mas Perico tentou avisá-lo, tentou dizer a verdade… NO PRIMEIRO DIA.

E ninguém acreditou nele.

 

Para mais postagens de “¿Quién es Quién?”, clique aqui.

Ou visite nossa Página: Além do Cantinho de Luz

 

Comentários