A Favorita – A carta de Cilene

Donatela descobre quem é o Matheus.

Quando Cilene sabia que Flora e Dodi podiam matá-la para que ela não contasse para ninguém o que descobrira (que o Halley é, na verdade, o Matheus, o filho de Donatela que foi sequestrado há muitos anos), ela se preveniu de qualquer mal escrevendo uma carta e ameaçando que ela seria entregue para Halley se algo acontecesse a ela… algum tempo depois, essa carta (que foi roubada por Manu) volta a ter importância em “A Favorita” e vai fazer com que várias pessoas descubram a verdade, até mais depressa do que eu podia imaginar. Zé Bob, em busca de qualquer informação útil, acaba se aproximando de Manu e a seduzindo com certa facilidade – mas eu não posso julgá-la, provavelmente eu cairia facinho também. Agora, Zé Bob sabe da existência dessa carta e sabe que o seu conteúdo é importante, ou Dodi não se importaria tanto com ela…

…ele só precisa encontrar uma maneira de colocar as mãos nessa carta.

Zé Bob joga bem, e seu jogo consiste, basicamente, em se tornar alguém em quem Manu confia. Assim, como o Dodi está enlouquecido e violento, porque quer que Manu lhe entregue a carta de qualquer maneira, Manu eventualmente fica com medo e vai até a redação do jornal para falar com o Zé, para dizer que a carta é a única arma que ela tem contra Dodi e que ela está assustada, porque teme que o Dodi faça alguma coisa contra ela… Zé, então, a aconselha a deixar a carta com alguém em quem ela confie, e que ela diga isso ao Dodi: se algo acontecer com ela, a carta será publicada. Então, Manu faz exatamente o que ele esperava, e diz que quer deixar a carta com ele, porque só confia nele… e é assim que a carta chega às mãos de Zé Bob e a verdade chega até Donatela: ao ler a carta, ela descobre que Halley é Matheus, o seu filho roubado há tanto tempo.

É emocionante e triste. Donatela chora, emocionada e desesperada, e vai aos poucos entendendo tudo, o horror do que Silveirinha fez ao levar o seu filho e entregá-lo a Cilene, para que criassem como se fosse deles. Amargurada, Donatela se lembra de todo o sofrimento dessa fase de sua vida, e de como o Silveirinha estava sempre ao seu lado, “lhe dando apoio”. É inevitável sentir mais uma vez que ela foi traída. Eventualmente, é claro, Donatela se lembra que Halley está namorando a Lara (!), e que isso deve ser um incesto – já que ela não sabe que a Lara não é filha do Marcelo. Assustada e querendo fazer alguma coisa, mas sem querer aparecer para Lara, porque é muito arriscado, Donatela acaba indo atrás de Cilene… E AQUELA SEQUÊNCIA É MARAVILHOSA. Com destaque para a Cilene achando que a Donatela está morta e ela está vendo um fantasma.

Cilene é exagerada, mas tudo bem… a Donatela também é. O resultado é uma cena pela qual esperávamos, e que acaba sendo até divertida, com toda a dramaticidade a mais conferida pela chuva, pelos trovões e relâmpagos. O diálogo é bem expositivo, como vários em “A Favorita”, para explicar para quem ainda não tiver entendido: foi com essa informação que Silveirinha e Flora chantagearam Cilene e a fizeram mudar o depoimento, e Cilene, desesperada, chora e conta toda a sua história, conta que até pouco não sabia que Halley era o filho de Donatela, que Silveirinha lhe dissera que era filho de um irmão dele que morrera em um acidente… a dor de Donatela é imensa, mas, inesperadamente, ela e Cilene vão acabar se juntando de alguma maneira – afinal de contas, as duas amam o Halley e as duas detestam a Flora, pode ser uma boa aliança.

E é Cilene quem conta para a Donatela que LARA NÃO É FILHA DO MARCELO!

Eventualmente, Manu descobre que Zé Bob conhece a Flora, e então fica brava e exige a sua carta de volta, e Zé Bob a devolve – até porque ela já cumpriu a sua função, que era revelar a verdade a Donatela. Agora, no entanto, Zé Bob está correndo perigo, porque Dodi sabe que era ele quem estava com a carta, e Flora quer negar isso até o fim e dizer que o Zé Bob é inocente e a ama, mas ela não pode fazer isso quando Dodi esfrega as evidências na sua cara… Dodi ainda debocha de Flora dizendo que ela foi burra por não estranhar o fato de “o Zé Bob ter caído nas suas graças de uma hora para a outra”. Devo dizer que eu ADORO a Flora se desesperando, se perguntando “o que ela tem de errado”, não tem como não rir dela, sinceramente… com o tempo, juntando todas as peças de informação, Dodi também percebe o que não percebera antes: que Lara só pode ser sua filha.

Não que ele possa contar isso, ou então ela deixa de ser “herdeira” e ele tampouco terá direito a alguma coisa…

Por enquanto, essa informação continua em segredo.

 

Para mais postagens de “A Favorita”, clique aqui.

 

Comentários