Sítio do Picapau Amarelo (2005) – Natal no Sítio!

“Feliz Natal!”

A temporada 2005 do “Sítio do Picapau Amarelo” termina no dia 29 de dezembro, na semana seguinte ao Natal, o que quer dizer que ganhamos uma festa especial de Natal em um capítulo EMOCIONANTE da temporada que conta com vários momentos de alegria! O aniversário de Cléo é na Véspera de Natal, e Emília e todo mundo quer fazer uma festa imensa, para celebrar, e então eles começam a arrumar a casa com decorações para o natal, e eu achei lindo ver a turminha do Sítio enfeitando uma árvore, a Tia Nastácia e a Dona Benta preparando várias comidas para uma ceia especial, e as crianças fazendo uma faixa de aniversário para a Cléo – a única pessoa que está mais triste é o Dr. Saraiva, porque ele prometera ao pai de Cléo que lhe entregaria a joia no dia que ela fizesse 15 anos, mas ele não sabe onde a joia está para cumprir a promessa.

Provavelmente, as cenas MAIS EMOCIONANTES de toda a sequência natalina foram as do João da Luz. As crianças, depois de encontrarem presentes que a Dona Benta deixara para ele embaixo da árvore, vão atrás do João para convidá-lo a se juntar a eles durante a ceia – eu chorei com o João todo feliz e emocionado porque a Dona Benta tinha colocado presentes para ele na árvore, porque ele nunca tinha ganhado presentes antes. Os presentes são novas peças de roupa para que ele possa estar bem arrumadinho na ceia de Natal, mas ele diz, com pesar, que não pode ir, porque eles sabem que ele se transforma em lobisomem toda noite… o Tio Barnabé, então, diz que “ninguém vira lobisomem na noite de Natal”, e o rosto de João se ilumina com um sorriso e ele aceita ir para a ceia com as crianças – E É UMA DAS CENAS MAIS LINDAS DA TEMPORADA!

As crianças entram em casa primeiro, dizendo à Dona Benta que “eles têm um presente para ela”, e quando o João entra, de banho tomado, com uma roupa nova e a Dona Benta o abraça com carinho, dizendo que “é o melhor presente que eles podiam ter lhe dado”, eu chorei. A cena toda é emocionante e um pouquinho divertida, porque eu adorei a Dona Benta reconhecendo as roupas que o João está usando como as roupas que ela colocara embaixo da árvore, e as crianças perguntando se ela ficou brava porque pegaram o presente dele antes da hora, mas não: ela está muito feliz porque o João está ali. E o João merecia aquele momento de tranquilidade, aquele momento em família – ele se senta para comer como talvez nunca tenha comido na vida. E nós assistimos a tudo com uma vontade imensa de poder passar o Natal com essa turma.

Depois da ceia, Emília conduz todos para a sala impaciente, porque ela quer partir logo para “a abertura dos presentes”, já que ela tem uma “surpresa” – é Emília quem entrega todos os presentes de debaixo da árvore, deixando por último um presente que ela mesma embrulhou para a Cléo: A SUA JOIA. Sabíamos que estava com a Emília desde que o Dr. Saraiva “perdera” a joia, mas foi graças a isso que a joia não foi entregue nas mãos da Marcela, o que seria muito injusto… ao mesmo tempo, também foi por causa disso que o João da Luz foi denunciado e, eventualmente, vai acabar voltando para a instituição… de qualquer maneira, estamos entrando nos últimos capítulos do “Sítio do Picapau Amarelo: O Preço do Verdadeiro Amor”, e as coisas devem começar a se resolver em breve: o destino do João, Marcela pagando pelos seus crimes, Cléo feliz…

 

Para mais postagens sobre o Sítio do Picapau Amarelo, clique aqui.

Ou visite nossa página: Cantinho de Luz

 

Comentários