[Season Finale] Rebelde 2x08 – Otro Día Que Va

Morte.

A série perdeu a chance de se livrar de Gus e de Esteban de uma vez só, né? Mas até que tudo bem, porque eu duvido muito que a série seja renovada – e definitivamente ela não merece ser. Se a primeira temporada de “Rebelde” tinha algumas ideias ainda promissoras, mas entregou, eventualmente, um resultado fraco de todo modo, a segunda temporada foi além e entregou algo ruim – o que é bem mais grave. “Otro Día que Va” encerra essa segunda leva de episódios, e é bem difícil encontrar quem tenha gostado… tivemos um outro personagem vagamente interessante de se acompanhar, mas tramas vazias e mal desenvolvidas, que não conquistaram, seguraram ou empolgaram a audiência, e agora chegamos a um Season Finale morno e que nem tem um grande momento musical, que é o que talvez (e só talvez, porque se fosse do Esteban também não) poderia ter salvado um pouco o episódio.

Depois de Luka ter ameaçado expor Gus Bauman, ele foi empurrado do terraço do prédio (tipo a conclusão da segunda temporada de “Control Z”, mas com menos emoção… e olha que a segunda temporada de “Control Z” não é lá nenhum grande primor não, hein?), mas o episódio já começa nos mostrando que ele vai sobreviver… talvez parte do Gus esteja preocupado com o que Luka Colucci pode dizer quando acordar, tanto é que ele resolve fazer uma “visita” ao hospital durante a noite, seja para apagar do celular provas que podem jogar contra ele seja para terminar de matar Luka, já que empurrá-lo do terraço não foi o suficiente, mas, felizmente, Okane está dormindo no quarto com Luka e escuta o barulho antes que Gus possa fazer qualquer coisa… aproveito e digo: nem Luka e Okane, que foram legaizinhos de se acompanhar, tiveram o desenvolvimento esperado.

O fim do ano letivo traz o “aguardado” resultado da competição entre os alunos do Programa de Excelência Musical do EWS, proposto por Gus Bauman, e não surpreende ninguém que Esteban seja o escolhido… quer dizer, não surpreende ninguém da audiência, porque os alunos parecem ficar bem surpresos, embora eles devessem ser mais espertos e saber que Gus NUNCA daria o braço a torcer e daria a vitória a Dixon. De todo modo, mesmo surpreso e mesmo, no fundo, sabendo que não merece aquela “premiação”, Esteban resolve “aproveitar a oportunidade”, porque pode nunca mais ter uma como essa, e começa a se preparar para a sua apresentação nos Trend-Z – que é o momento em que “Rebelde” promete entregar um clímax emocionante com direito a reunião dos estudantes do EWS para mostrar para todo mundo quem é o Gus.

A sequência toda é uma confusão desinteressante… Sebas ajuda Gus a postar um vídeo dramático que pode ajudar Gus a se proteger, adiantado, do que estiver por vir, e Jana e os demais são impedidos de entrar na premiação, a não ser por Okane. É Okane, então, quem tem a responsabilidade de fazer alguma coisa lá dentro, enquanto os que ficaram para fora sobem na internet um vídeo falando sobre a morte de Freddy e a culpa de Gus. Enquanto o vídeo começa a circular pela internet, Okane conta a Esteban que Gus empurrou Luka do terraço (!), e embora Esteban queira negar, em um primeiro momento, ele não pode fazê-lo quando vê as mensagens no celular de Luka que Okane lhe mostra… então, Esteban se sente culpado e uma mensagem de Jana (?) o ajuda a ter um “ataque de consciência” bastante brega e que não condiz com o personagem dessa temporada…

É isso, “Rebelde” não teve DESENVOLVIMENTO. A cena parece forçada, e detestamos tanto o Esteban que é impossível engolir essa história de “Esteban bom moço” e honesto que resolve dizer a verdade e perder sua grande chance… Esteban usa o espaço que deveria cantar para dizer a todos que Gus Bauman é um assassino e, ironicamente, ele se torna o assassino logo em seguida. Quando Gus aparece nos bastidores para confrontá-lo e para perguntar o que ele fez, além de chamá-lo de fraco e desmerecer seu pai, Esteban responde no calor do momento com um soco, sem perceber que Gus estava no topo de uma escada, e então ele rola escada abaixo e morre na hora… ninguém vai sentir falta de Gus Bauman, verdade, mas é um pouco curioso que o Luka tenha caído do terraço da escola e tenha sobrevivido, mas Gus não sobreviveu a uma escada que nem era tão alta.

Não é 100% impossível, no entanto, eu sei.

O fim do episódio quase me deu esperanças – não que a série fosse ficar boa ou algo assim, porque essa esperança eu abandonei há muito tempo, mas eu tive a esperança de que poderíamos nos livrar de dois dos personagens mais insuportáveis de “Rebelde” em um só evento: Gus assassinado e Esteban preso por causa do seu assassinato. Agora que Esteban “é um Colucci”, no entanto, ele está sob as asas de Marcelo, o que quer dizer que ele nem chega a ficar preso, e enquanto ele está lá, fingindo que tudo está bem, Okane é levado preso injustamente em seu lugar… o que é um plot exatamente como já foi usado em “Elite”, acho meio descaramento “reciclar” a trama desse jeito. Vou, agora, pisar no calo dos haters: eu não acho “Elite” uma grande obra-prima, e eventualmente eu desisti, mas é muito mais legal ver “Elite” do que “Rebelde”.

 

Para mais postagens de “Rebelde”, clique aqui.

 

Comentários