Os Ricos Também Choram – O emprego de Mariana

Respeito.

Assim que descobriu que Mariana Villarreal continuava trabalhando como caixa em um supermercado, Don Alberto mandou que a buscassem para que pudesse conversar com ela e entender por que o emprego na empresa dos Salvatierra não deu certo – agora, Mariana consegue um novo trabalho, na secretaria da presidência da empresa da família, mas parece que as coisas nunca serão fáceis para ela… ela tem que lidar com ataques e julgamentos de todos os lados: da esposa de Don Alberto, de Soraya Montenegro, da governanta que se sente dona da casa (ela chega a proibi-la de tomar café-da-manhã quando Mariana entra na cozinha!), e de colegas de trabalho que têm uma série de comentários ofensivos e concluem que ela seja amante de Don Alberto ou algo assim… é preciso uma força e uma garra imensas para aguentar tudo isso!

Mariana é uma mulher muito forte – nem vimos tudo pelo que ela passou, porque essa versão de “Os Ricos Também Choram” já começa depois da morte da madrinha, mas sabemos que sua vida não foi fácil até ali e tivemos a oportunidade de ver algumas das coisas que lhe acontecem… por isso, ela está “treinada” (o que não quer dizer que não existam coisas que ainda podem machucá-la). Daniela, a esposa de Don Alberto, está furiosa com o fato de ele a ter levado para casa sem consultá-la e, por mais que eu não goste da Daniela e conheçamos a Mariana, racionalmente falando é possível entender a desconfiança e a insegurança de Daniela. Don Alberto explica que só acolheu Mariana a pedido do Padre Guillermo, mas Daniela tem perguntas bem horríveis à Mariana, na tentativa de humilhá-la, e manda que ele escolha entre elas.

Acho, no entanto, que o mais revoltante e o mais triste acontece na empresa… Daniela está errada em relação ao julgamento que fez de Mariana, mas, em seu lugar, é difícil mesmo entender as intenções de Alberto. Os demais, no entanto, são apenas gratuitamente cruéis… e invejosos. É angustiante ver a maneira como eles a tratam mal, como se recusam a ajudá-la a aprender as funções que tem que desempenhar, e eles têm uma série de comentários maldosos (e típicos) quando ela não está por perto… foi horrível ver a Mariana escutando a conversa e as risadas enquanto eles falam mal dela na cozinha e sugerem que “ela deve estar dormindo com Don Alberto”. A chamam de vulgar, falam mal de como ela se veste, de como ela fala, e nada do que ela faça depois disso adianta tampouco, porque ninguém está disposto a ouvi-la, a acreditar nela, a ajudá-la…

E ela só quer fazer o seu trabalho.

É uma realidade infernal na empresa.

No meio de tantos comentários maldosos e sorrisos debochados, adoro como Mariana ainda tem pose o suficiente para responder à Soraya Montenegro quando ela vem falar mal do cheiro de sua comida e adverti-la de que “não se pode comer na presidência”. Mariana não faz nenhum escândalo e responde com uma leveza admirável, mas com força e sabedoria, que “comida não entende de lugar e o que importa é não ficar com fome para não ficar com a cara amarga igual à dela”, O QUE FOI MARAVILHOSO. Soraya Montenegro não gosta de Mariana desde que a viu pela primeira vez na casa dos Salvatierra, e a sua presença constante a faz temer perder Luis Alberto, tanto que ela e Elena, a mãe dele, estão pensando em acelerar um casamento entre eles… vai ser pior ainda quando Mariana começar a ganhar destaque dando umas ideias despreocupadas e muito inteligentes.

É evidente que Mariana e Luis Alberto, juntos, teriam ideias muito bacanas para a empresa… Luis Alberto tem uma boa visão de negócios, e Mariana tem a visão do consumidor em sua simplicidade, e essa é uma dupla e tanto! Mas Don Alberto sempre vai ser um empecilho… a maneira como ele simplesmente desfaz todas as mudanças que Luis Alberto fizera enquanto ele estava no hospital, por exemplo, mostra que ele é quadrado e nunca vai mudar de ideia – talvez ele mudasse, se fossem sugestões feitas por outras pessoas, mas vindas de Luis Alberto, Don Alberto simplesmente as ignora ou as critica, porque odeia tudo o que o filho faz. Mais uma vez, ele diz a Luis Alberto que “ele só traz problema”, que “ele o decepcionou”, quando, na verdade, as alterações nos negócios feitas por Luis Alberto modernizavam a empresa e trariam vantagens…

Adoro ele dizendo ao pai que o que o impede de ver isso é seu autoritarismo e teimosia.

Mariana tem uma cena MARAVILHOSA depois de um evento da empresa ao qual vai “de surpresa”, depois de uma sequência muito bacana com Luis Alberto (comentarei mais no próximo texto), quando ela está indo embora, cansada, e os escuta novamente falando sobre ela, e sobre como “ela deve estar dormindo com o pai e o filho ao mesmo tempo”. Dessa vez, Mariana não fica em silêncio, e é a coisa mais linda do mundo vê-la se impor e ouvi-la dizer algumas verdades para aqueles colegas cruéis – sua fala é inspirada, verdadeira e intensa, e todo mundo escuta em silêncio, e parece que terminam até com vergonha… ela diz que entende que os ricos a diminuam, porque não sabem como é e não conhece a realidade deles, mas eles? Ela diz que não tem família, não tem casa e só quer trabalhar como todos eles… não quer ser amiga de nenhum deles, mas quer respeito.

Mariana, VOCÊ ARRASA! Que cena espetacular.

 

Para mais postagens de “Os Ricos Também Choram”, clique aqui.

 

Comentários