¿Quién es Quién? – Humberto visita Perico na cadeia

“Ya sé que eres Pedro Pérez Gonzales”

AI QUE RAIVA DO IDIOTA DO HUMBERTO! Sério, eu já não tolero o personagem há algum tempo… me incomoda a imensa estupidez dele ao cair em todos os joguinhos e conversas fiadas de Fabíola (tanto que, na ocasião do casamento deles, eu desejei que ele se ferrasse mesmo, porque assisto novelas sob a filosofia de que “gente burra tem que se ferrar mesmo”), na maneira como confia cegamente em Ignácio, que ele acha que “é como um filho para ele”, e agora ele despreza a única pessoa que lhe demonstrou um sincero carinho ao longo de MESES, que é o Perico, sendo que já está mais que claro que ele não fez nada por mal… ele mesmo sabe o quanto Perico foi importante, para a empresa e para ele, e disse isso ao Leonardo quando ele voltou para casa com a intenção de dizer toda a verdade… agora, ele está lá fazendo cena e sendo imbecil.

Não via a hora de vê-lo quebrar a cara.

Mesmo o Leonardo já reconheceu tudo o que Perico fez por eles (pela empresa, por exemplo), e chega a dizer a Paloma que gostaria de ser um pouquinho mais como ele, embora ele não saiba o que Perico faz para que todos gostem tanto dele assim. E eu, inocente (talvez por causa daquele “Te quiero, jefe” fofinho do Perico sendo preso), achei que a cena de Humberto indo visitar Perico na cadeia pudesse ser fofa, mas não é. Ele está MUITO BRAVO, e a cada momento ele fazia com que o detestássemos mais. “Ya sé que eres Pedro Pérez Gonzales. ¿Cómo atreviste a engañarme de esta forma?” Humberto não tenta conversar, não é minimamente educado, não quer ouvir. Ele está ali para ser grosseiro, para acusar Perico de ter enganado todo mundo, e eu sinceramente não sei o que ele foi fazer ali… é uma visita inútil e para ferir o Perico.

Que tinha aprendido a gostar tanto dele

Humberto diz que ele o enganou e o fez pensar que ele tinha recuperado a relação com o filho, quando na verdade não passava de um impostor, e ele não sabe o quanto o machucou ter dito coisas em nome de Leonardo, coisas que ele não sentia e não tinha o direito de dizer – Perico se defende e, ao fazê-lo, ele não tem traços de seu tom característico de comédia; ele está sério, e o que transparece é a sua bondade. Ele fala de como gostou de ter o carinho de Humberto, e como acreditou que os problemas dele e de Leonardo poderiam ser resolvidos com conversas… por fim, quando Humberto pergunta por que ele fez aquilo tudo, Perico é direto, e diz que fez PORQUE NINGUÉM ACREDITOU NELE, UÉ. E é verdade, não? Ele tentou dizer a verdade assim que chegou, desde o primeiríssimo dia, e fizeram o que com ele? O trataram como se estivesse louco.

A culpa não é realmente dele.

Então, ele tentou ajudar como pôde, e aqui Humberto pega pesado dizendo que ele não fez nada disso: agora, o prestígio da empresa está no chão e o nome de seu filho está na lama, mas Humberto devia saber que ISSO NÃO É VERDADE. Quando o verdadeiro Leonardo voltou para casa, o próprio Humberto falou sobre a sua mudança positiva nos últimos meses, como “se tornara um ser humano melhor”, e como isso tinha sido importante para a empresa… vendo que Humberto não quer ouvi-lo ou acreditar nele, Perico apenas diz que ele tem uma cobra dentro de sua própria casa e não se dá conta disso: Ignácio. Ele é o responsável por todos os desvios de dinheiro e fraudes, inclusive a contra Santiago Blanco. E então Humberto se exalta, não acredita em Perico, diz que “Ignácio é filho de sua esposa e o conhece há anos, ao passo que a ele só conheceu agora”.

O Perico é, naturalmente, uma pessoa melhor do que eu. Naquele momento, eu teria jogado tudo pro ar, dito um “Foda-se” de peito estufado e voltado para minha cela: se não quer acreditar, não acredite, eventualmente tudo vai explodir e você vai saber que eu estou certo. Mas Perico diz que, se ele não acredita nele, então pode falar com qualquer pessoa: com Leonardo, com Nora… todos lhe dirão o mesmo. Mas Humberto o chama de impostor e o acusa de uma série de coisas por tantas vezes que chega a ser repetitivo – ele devia ir embora de uma vez e acabar com isso. Até porque, se ligasse para a empresa, saberia o que está acontecendo e saberia que Perico não estava mentindo, afinal de contas. Humberto é grosseiro, um escroto nojento; Perico fala com educação, e diz que Ignácio e Fabíola estão lhe apunhalando pelas costas e ele nem está percebendo.

E ele tem razão.

Por fim, Perico conclui dizendo que Humberto veio ali para dizer a verdade, e é isso o que ele está tentando dizer: o Ignácio, inclusive, mandou matar Leonardo. Naquele momento, Humberto percebe que o verdadeiro Leonardo Fuentemayor pode ser a solução: onde ele está? Perico diz que Leo está no bairro, se passando por ele e buscando uma maneira de tirá-lo dali e provar os crimes de Ignácio, e Humberto FINALMENTE fica, no mínimo, em dúvida, e pede o endereço de onde Leonardo está: ele quer falar com ele. Mas a verdade é que ELE NEM PRECISA IR ATÉ O BAIRRO. Seu advogado aparece na prisão para falar com ele e contar sobre os planos de Ignácio, sobre a armação e sobre como ele acaba de roubar a presidência dos Corporativos Fuentemayor. Perico ainda está ali, e Humberto pode olhar para ele uma última vez sabendo que ele está dizendo a verdade.

Eu teria soltado um “Eu avisei”.

Humberto ainda não se redime com Perico, infelizmente, e isso só deve acontecer depois de ele conversar com Leonardo e o filho o fazer ver que Perico não é uma pessoa má como ele acredita. Mas ao menos Humberto tem a prova de que ele estava falando a verdade sobre Ignácio, porque o filho da p*ta acabou de roubá-lo. Por fim, então, Humberto acaba nem indo para o bairro para falar com Leonardo, porque ele está muito bravo e ele quer falar com outra pessoa antes… ele volta para casa, furioso e, provavelmente, pronto para um infarto, procurando Ignácio, e ele nem escuta o que Nora tem a lhe dizer. Ele invade o escritório onde Ignácio e Fabíola estão, se perguntando por que ainda não receberam notícias da morte de Humberto (Fabíola tentou envenená-lo com um chá, mas Nora desconfiou!), e ele agarra Ignácio pela camisa e lhe mete um SOCÃO na cara.

Já é melhor que nada.

Amei.

E quero mais.

 

Para mais postagens de “¿Quién es Quién?”, clique aqui.

Ou visite nossa Página: Além do Cantinho de Luz

 

Comentários