The Sandman 1x09 – Chapter 9: Collectors

The Cereal Convention.

Estamos quase chegando à conclusão de “Casa de Bonecas” – e “Collectors” sempre foi uma edição impactante desse segundo arco de “The Sandman”. Acho que ainda não chega ao horror (mais na HQ que na série) de “24 Horas”, mas é uma edição longa da narrativa de Neil Gaiman, e importante porque reúne os dois últimos arcanos que fugiram do Sonhar e o Vórtice de Sonho em um hotel no qual uma convenção de serial killers está acontecendo… e parece que apenas Morpheus pode salvar Rose e Jed Walker daquele lugar, embora “salvar” não seja exatamente o que ele está planejando para Rose: afinal de contas, ela é um Vórtice e está ameaçando a integridade do Sonhar e toda a realidade. Ela não poderá continuar viva por muito tempo. “Collectors” é uma história perturbada e com um inusitado tom sarcástico que dá à narrativa o toque especial da crítica.

Jed é levado ao hotel no qual a Convenção de Cereais (o trocadilho desse nome!) por Coríntio, o arcano que está sendo buscado por Sonho e que quer encontrar Rose Walker de todo modo… a convenção, reunindo notórios serial killers, é uma das coisas mais bizarras que já assistimos: a maneira como eles conversam sobre assassinatos como conversariam, sei lá, sobre a roupa que estão usando, e o “humor” perturbador que rege as “piadas” e toda e qualquer interação entre esses personagens doentios… as conversas que são propostas, as diferentes palestras separadas por temas, tudo é exatamente como uma convenção real, e é alarmante! Jed, sem saber do que a convenção se trata de verdade, está vagando pelo hotel sem imaginar o perigo que corre, mesmo que a regra geral da Convenção de Cereais diga que eles não podem “coletar” enquanto estiverem ali.

Mas Coríntio é enviado justamente para “coletar” um impostor.

O episódio trabalha muito bem a tensão, embora de uma maneira diferente à observada em outros episódios, porque existe um tom pretensamente cômico que funciona, dentro do absurdo e do horror. Rose, enquanto isso, está tentando chegar até o hotel, ansiando pelo reencontro com o irmão, que não aconteceu quando ela encontrou o endereço de onde as pessoas citadas por Jed no “sonho” da noite anterior moravam, e ela é acompanhada por Gilbert, o vizinho misterioso que guarda um segredo interessante… quando Rose e Gilbert chegam ao hotel e precisam vagar em busca de Jed, correndo perigos inimagináveis, vemos Gilbert “explorar” a convenção e, lentamente, ir entendendo o que está acontecendo ali de verdade, enquanto Rose encontra Jed e os dois fogem de um assassino até serem “salvos” por Coríntio.

A “sorte” desses dois, coitados.

Sonho dos Perpétuos, enquanto isso, está lidando com outro problema causado pelo Vórtice: aparentemente, Rose está fazendo com que sonhos se tornem realidade – e chegou a hora de acabar com o sonho em que Lyta está vivendo com o marido morto… infelizmente, o lugar dele não é ali, mas no Mundo dos Mortos, e Lyta precisa retornar ao Mundo Desperto. Por enquanto, no entanto, ela vai continuar grávida, mas Sonho se despede de Lyta com uma ameaça, dizendo que o filho foi concebido no Sonhar e, portanto, é dele… e, mais cedo ou mais tarde, ele virá buscá-lo. Eu adoro como “The Sandman” vai sendo construída perfeitamente através de detalhes que eventualmente vão se unindo e vão fazendo sentido, porque Neil Gaiman pensou em uma história longa, complexa, cheia de detalhes e genialidade… que prazer assistir a essa adaptação, sempre.

Mesmo que “Casa de Bonecas” se mostre menos bom que “Prelúdios & Noturnos”.

Não ruim, no entanto.

O Vórtice de Sonho está ganhando força… eventualmente, Sandman precisa reconhecer que Lucienne estava correta e que manter Rose Walker viva é um perigo para o Sonhar e, consequentemente, para todo o mundo: rachaduras estão se espalhando pelo reino, e as paredes entre os sonhos e os mundos estão enfraquecendo. Sandman precisará deter o Vórtice, de uma maneira ou de outra. Sonho não estava, no entanto, de todo errado, como Lucienne também precisa admitir, quando dissera que esperava que Rose pudesse “atrair” os arcanos que escaparam – primeiro, ela o levou até Gault; agora, ela está encurralada por Coríntio em um hotel, e levou o último arcano de volta ao Sonhar: Gilbert, que descobrimos ser Verde do Violinista, e que está ali para avisar sobre Coríntio e sobre como Sonho precisa salvar a ela e ao irmão

Até então, Verde do Violinista não sabia que Rose era um Vórtice.

Agora, ele sabe que ela não tem salvação.

 

Para mais postagens de “The Sandman”, clique aqui.

 

Comentários