Os Ricos Também Choram – Mariana conhece Luis Alberto

As primeiras faíscas de um amor.

Que interação, que química, que promissor! “Os Ricos Também Choram” COMEÇOU COM TUDO. Em seu primeiro capítulo, a novela apresentou muito bem seus dois protagonistas: de um lado, Mariana Villarreal, uma garota trabalhadora e determinada que luta para conseguir dinheiro para pagar o aluguel de casa depois da morte recente da madrinha, com quem morava; de outro, Luis Alberto Salvatierra Suárez, um homem atormentado por um passado traumático e uma culpa reforçada constantemente por um pai bastante insensível. O primeiro capítulo conseguiu fazer com que nos importássemos com ambos, e esperamos o momento em que eles se veriam pela primeira vez, e isso acontece na última cena, quando Mariana está no jardim da Mansão Salvatierra, brincando sob os irrigadores, e Luis Alberto chega de moto… os olhares são intensos e significativos.

A conexão começa a se estabelecer já ali!

Depressa, Luis Alberto desce da moto, tira a própria jaqueta para cobrir Mariana, e é um primeiro encontro muito mais fofo que o primeiro encontro de Maria e Luis Fernando em “Maria do Bairro”, por exemplo – pensando que ambas são adaptações de uma mesma obra de Inés Rodena, eu adoro como “Os Ricos Também Choram” de 2022 leva em consideração os avanços que tivemos da década de 1990 para hoje, e como isso se reflete na escrita atualizada da relação entre os protagonistas, dentre outras coisas… adoro “Maria do Bairro” e quem lê o blog sabe disso, mas o texto não serviria sem atualizações para um remake atual. A interação de Mariana e Luis Alberto flui bem, eles se apresentam, e eu adoro Mariana se apresentando como “quem salvou o Don Alberto”, ou como “Mariana Molhada” e, se não se trocar logo, “Mariana com Pneumonia”, quando ele pergunta que Mariana.

Enquanto Mariana se troca e coloca uma roupa seca, Luis Alberto prepara um chá quente para ela, o que eu achei um toque muito especial dessa primeira interação deles, e então eles começam a se conhecer quando conversam sobre ela ter salvado a vida de Don Alberto e sobre o Padre Guillermo ter pedido que ele a ajudasse, mas o clima pesa eventualmente quando Mariana se lembra de tudo o que Don Alberto falara sobre ele e o julga por isso – o que faz com que ele se estresse e, particularmente, eu não o culpo por isso porque, tendo visto a maneira como ele é tratado pelo pai, deve ter sido humilhante aquela situação… e o pior é que Don Alberto está muito errado em relação ao filho! Precisa ter muito sangue frio para ouvir Mariana dizendo que “Don Alberto tem um coração enorme e ele devia aprender mais com o pai”, depois de ter passado uma vida sendo torturado por ele.

No café-da-manhã do dia seguinte, os ânimos já estão bem mais calmos – Luis Alberto tem algo cativante, talvez seja um pouco da afeição e empatia que construímos por ele quando vemos a maneira injusta como Don Alberto o culpa pela morte de Matías ou como parece repetir o tempo todo que “ele não vale nada”, talvez seja pelo seu sorriso que é charmoso e travesso, mas sincero, ao mesmo tempo, e ele e Mariana têm uma dinâmica de provocação que funciona muito bem. E a dinâmica deles é tão orgânica e tão interessante que, naturalmente, ela chama a atenção depressa: Santiago, o “meio-irmão” de Luis Alberto, nota rapidamente a química, e uma governanta que escolheu detestar Mariana desde o primeiro momento também corre para contar para Soraya Montenegro sobre a “novidade” que Don Alberto trouxe para a casa, o que deixa Soraya desesperada.

Quando Luis Alberto se voluntaria para levar a Mariana ao supermercado, para que ela não se atrase, Soraya corre para dar um beijo em Luis Alberto e chamá-lo de “mi amor”, embora o que eles tenham não seja, realmente, um relacionamento firme… eles se divertem juntos e tudo o mais, mas não oficialmente namorados nem nada disso – embora, para Soraya, eles estejam prestes a se casar. Adoro o fato de que, mesmo com a cena toda, Luis Alberto não deixa de levar Mariana para o trabalho, e Mariana aproveita para segurar-se nele enquanto os dois atravessam a cidade de moto… e, bem, eu não posso culpá-la, eu também seguraria um homem como o Luis Alberto com bastante gosto. Quando Luis Alberto deixa Mariana no mercado e eles se despedem, dá para sentir que já existe um clima entre eles, e que ambos estão igualmente encantados.

Tentando encontrar uma alternativa para se livrar de Mariana, Soraya procura Don Alberto para falar sobre ela, e embora ele assuma uma postura restrita (e absurda e controladora) de “não querer Luis Alberto perto de Mariana”, ele vai aproximá-la ainda mais da família, quando a manda buscar no trabalho para poder falar sobre o emprego na empresa dos Salvatierra e entender por que não deu certo… sempre contra o filho em todas as situações possíveis e imagináveis, Don Alberto manda Luis Alberto não se aproximar de Mariana em mais uma cena revoltante na qual ele trata o filho como lixo: ele diz que o conhece e sabe que “ele está tramando algo”, e que “ele destrói tudo em que toca”. É profundamente doloroso ver o Luis Alberto se defender e dizer umas verdades, e ver Alberto irredutível e se achando certo, dizendo que “ele sempre lhe deu tudo”.

“Sí. He tenido todo… menos a ti”

 

Para mais postagens de “Os Ricos Também Choram”, clique aqui.

 

Comentários