¿Quién es Quién? – Leonardo conta a verdade para Inês: Parte 1

“Yo Soy Leonardo Fuentemayor, no soy Pedro Pérez”

UMA DAS CENAS MAIS AGUARDADAS E MAIS FORTES DE “¿QUIÉN ES QUIÉN?” Recentemente, Perico arriscou a vida para salvar a do irmão e, depois de escapar, para manter-se em segurança, ele se entregou para a polícia, enquanto Leonardo assumia a responsabilidade de encontrar uma maneira de colocar Ignácio atrás das grades – e é muito legal ver Leo trabalhando pela liberdade do irmão, finalmente acreditando que ele não é assim tão mal quanto ele pensou… afinal de contas, ele não teria se entregado para a polícia se ele tivesse a intenção de seguir se passando por ele e roubando dinheiro, como ele acreditava ser o caso. Mas, quando as suas incessantes pesquisas em documentos de Ignácio trazidos por Basílio não resultam em nada, por ora, Paloma pressiona Leonardo a ir falar com Inês – ela precisa saber da verdade.

Então, Leonardo vai falar com a mãe… E AS CENAS SÃO, NATURALMENTE, EMOCIONANTES. Laura Flores e Eugenio Siller estão maravilhosos, passando toda a emoção do momento, dos anos separados, das mentiras que os afastaram e a alegria do reencontro. Mas Leonardo é cuidadoso. Quando ele chega na casa da mãe, Inês lhe pergunta quando ele vai contar a “verdade” para Paloma, sobre “o amor de sua vida ser a tal Fernanda”, mas ele diz que ele não está enganando Paloma. Então, quando a mãe lhe pergunta se “ele quer deixá-la louca”, ele diz que quer falar com ela sobre o seu gêmeo, e imediatamente ela fica mexida, porque essa história dói demais, mas ela não se recusa a falar… Leonardo diz que quer saber tudo, o que ela sentiu quando eles nasceram, como foi que o bebê supostamente morreu, e ele é carinhoso… não tem acusação na sua voz.

Inês, então, conta toda a história – até nascerem, ela não sabia que eram dois bebês, e agora lhe dói muito lembrar desse outro filho que ela nunca teve a chance de beijar a cabeça e abraçar. No fundo, Leonardo sabe que ela o ama, que não foi ela que o vendeu, mas ele quer ouvi-la dizer isso… ele quer ter certeza. Então ele pergunta se ela simplesmente se conformou com a ideia de que o bebê tinha morrido, pergunta se ela nunca pediu para ver o corpo, e ela não entende o porquê da pergunta, mas diz que estava inconsciente e fraca por causa da febre muito alta e, quando acordou, a primeira coisa que quis fazer foi ir ver o túmulo de seu filho. Para ela, tudo o que o bebê deixou foi a dor de sua ausência, e é doloroso como ela fala dele como o “filho que ela nunca pôde tocar”, com os olhos cheios de lágrimas, ao lembrar-se do sofrimento que sempre a acompanhou.

E ele se emociona ao escutá-la.

Enquanto conta a história, Inês toca Leonardo, acaricia seu rosto, quase como se já soubesse que ele é o bebê que ela achou ter perdido, mas então ela fala com ele como se ele fosse o Perico: i pedacinho que Deus lhe deixou de recordação para que ela pudesse amar com todo seu coração. Quando Leonardo pergunta, então, se “ele” é quem merece todo o seu amor, ela percebe que existe um tom de queixa e de dor, quase como se ele quisesse que ela sentisse culpa por ter perdido um filho após o parto e por tê-lo amado com todo o seu coração, a dor e as lágrimas nos olhos dele. Mas ele explica, então, que não quis magoá-la, que só tinha que estar segura de que “ela não tinha nada a ver com o que fizeram com ele”, e ela não entende do que ele está falando, e então ele precisa explicar tudo… ele finalmente precisa voltar do começo da história.

Leonardo diz que ele foi vendido, “como se fosse uma mercadoria”, e ela não entende do que ele está falando, porque ela não sabe que seu outro filho sobreviveu – antes de explicar tudo o que tem a ser explicado, Leonardo entrega para Inês o jornal com a foto de Perico, anunciando que “Leonardo Fuentemayor” foi preso naquele dia. Então, Leonardo diz a ela que esse é o seu verdadeiro nome, e completa: “Yo soy este bebé que tu diste por muerto. Este bebé soy yo, y me llamo Leonardo”. A cena é forte, Inês não sabe lidar com o CHOQUE e, inicialmente, ela está em negação, achando que isso tudo é fruto de sua condição desde o acidente, mas ele insiste, dizendo que não está louco e que a foto no jornal é a prova de que está dizendo a verdade, e que realmente são dois: “Yo Soy Leonardo Fuentemayor, no soy Pedro Pérez”. Agora, ele tem que explicar tudo.

E fazê-la acreditar.

Mas não vai ser fácil para uma mãe…

 

Para mais postagens de “¿Quién es Quién?”, clique aqui.

Ou visite nossa Página: Além do Cantinho de Luz

 

Comentários