Plus & Minus – Chapter 10: Trigonometric Functions

Término.

Quem disse que dor e sofrimento são exclusividades do 11º episódio de BLs? Vindo com um pouco de antecedência, “Trigonometric Functions” traz o momento de maior tristeza para “Plus & Minus” até o momento: o término de Fu Li Gong e Zhen Ze Shou. Nossos meninos estavam muito felizes, compartilhando uma série de momentos fofos… até que o pai de Ze Shou aparecesse para estragar tudo. Podemos dizer que essa narrativa começou, de alguma forma, no episódio passado, mas, lá, vimos Ze Shou se manter firme para defender o seu amor, e ele e Li Gong prometeram que eles enfrentariam o que fossem juntos, um ao lado do outro – e, inocentemente, eu me permiti acreditar nisso… mas as coisas desandam. Nem tudo é tão perfeito quanto o episódio anterior tentou nos fazer acreditar que poderia ser, e temos que lidar com isso.

Depois de uma conversa (que não assistimos) com o pai de Ze Shou, Li Gong muda totalmente sua atitude e, por mais que seja possível ver em seu rosto e sua postura o quanto ele está sofrendo por fazer isso, ele termina com Ze Shou de maneira covarde no campo de beisebol – o que é, de certa maneira, irônico, porque já vimos o Li Gong sofrer por causa de Ze Shou, depois de ter passado anos apaixonado pelo melhor amigo e ter que enfrentar uma decepção ao se declarar porque Ze Shou estava com medo… Ze Shou, no entanto, se recuperou do impacto e do medo de encarar seus próprios sentimentos e os abraçou de corpo e alma, disposto a viver isso intensamente e a lutar pelo que ele e Li Gong têm (foi lindo vê-lo enfrentar o pai no episódio anterior), e agora vemos o seu mundo desmoronar na frente dele, porque ele ama Li Gong e não pode perdê-lo.

As cenas são muito tristes. Sofri muito em ver o desespero de Ze Shou, segurando os braços de Li Gong e pedindo que ele falasse com ele, que ele contasse o que aconteceu, o que ele fez de errado, o que o fez mudar de ideia de maneira tão repentina… se o que Li Gong estivesse dizendo fosse verdade, ele não tinha obrigação alguma de continuar com ele, mas Ze Shou tem o direito de entender o que está acontecendo, por que as coisas mudaram. Mas o que Li Gong diz não é verdade, e cada palavra lhe dói profundamente ao ser colocada para fora… ele diz que ele achou que o amava, mas que, desde que começaram a namorar, “ele descobriu que não está feliz”. É uma mistura inusitada de covardia e força, porque, no fundo, Li Gong acha que está fazendo o que é melhor para Ze Shou… e, naturalmente, ele está COMPLETAMENTE ERRADO a esse respeito.

Li Gong sofre visivelmente com cada palavra que precisa colocar para fora… mas coloca. Insiste em dizer que é melhor que eles não namorem, mas que eles podem continuar sendo amigos e irmãos – e não é o que Ze Shou quer, não depois de descobrir que o ama e de ter “sentido que tinha o mundo em suas mãos” nos últimos dias. A separação dos dois é sofrida, dramática e dolorosamente emocionante, com direito àquele momento em que Ze Shou faz com que Li Gong se lembre do dia em que aquilo tudo começou, também ali no campo de beisebol, e vai embora deixando para Li Gong uma bola com a palavra: “Forever”. Que dor ver Li Gong extravasando a dor e a frustração sozinho no campo, rebatendo bolas e chorando, em paralelo ao Ze Shou igualmente frustrado, mas mais confuso do que Li Gong, olhando para fotos dos dois juntos e se lembrando.

Dói o tempo todo… e demais.

Uma das grandes ironias do episódio está no fato de toda essa dor por causa do término fazer com que Ze Shou olhe para a história toda do seu próprio pai com a mãe e entenda, parcialmente, o que ele deve ter sentido – então, ele se sente culpado e resolve ir conversar com o pai, especialmente depois da morte da mulher, e pedir desculpas… achei muito exagerado, no entanto, ele dizer que “foi um péssimo filho”, como se ele estivesse errado; em primeiro lugar porque o pai de Ze Shou é o grande culpado de todo o sofrimento pelo qual ele está passando nesse momento, por ter perdido o Li Gong; em segundo, porque, infelizmente, eu não acho que Ze Shou estivesse, de fato, totalmente errado… se ele não estabeleceu nenhuma relação com a mãe porque ela os abandonou há muitos anos, o que ele pode fazer? Nada.

Esperando pelo momento em que Ze Shou e Li Gong voltarão a ser felizes.

 

Para mais postagens de “Plus & Minus”, clique aqui.

 

Comentários