Plus & Minus – Chapter 9: Absolute Value

“Podemos enfrentar qualquer coisa juntos”

QUE EPISÓDIO LINDO E EMOCIONANTE! “Absolute Value” não é necessariamente o episódio mais feliz de “Plus & Minus”, como vimos recentemente, mas é um dos episódios mais lindos, porque tem um toque de realidade que me atingiu em cheio, e eu sempre adoro ver casais enfrentando os problemas juntos – porque, na realidade, é isso o que acontece ou deveria acontecer… é isso o que torna um relacionamento ainda mais forte e duradouro: a capacidade de encontrar problemas e enfrentá-los juntos. Li Gong e Ze Shou estão na “lua-de-mel” de seu romance: achei adorável o Ze Shou chegar em casa toda noite com uma flor vermelha para Li Gong, dizendo que “demorou demais para perceber que o amava”, e é muito lindo como eles andam de mãos dadas na rua e de como conseguimos sentir que o amor dos personagens é verdadeiro e sincero.

Quando o pai de Ze Shou liga para ele pedindo que ele vá até o hospital porque a mãe dele está internada e, provavelmente, prestes a morrer, o drama dessa relação se estende: Ze Shou não tem nenhuma relação com a mãe há anos, desde que ela abandonou a família e, por isso, não quer ir vê-la – é doloroso e forte, mas eu acho que eu o entendo, mesmo em uma situação tão complicada. E Li Gong, por sua vez, incrível e maravilhoso como sempre, está ao lado de Ze Shou dizendo continuamente que “eles podem enfrentar o problema que for juntos”, e isso faz com que eu sorria no meio desse sofrimento que está apenas começando… adoro ver o Li Gong levar o Ze Shou ao cinema para tentar “levantar o seu ânimo”, por exemplo, vendo um daqueles filmes idiotas nos quais Li Gong não vê a menor graça, mas que faz os olhinhos de Ze Shou brilhar como criança!

Uma das tramas mais importantes de “Absolute Value” começa quando Ze Shou e Li Gong estão andando juntos na rua, como o casal apaixonado e saudável que são, e eles são vistos pelo pai de Ze Shou – que não parece muito satisfeito com a relação deles. Isso inicia uma história tão dolorosa, mas, ao mesmo tempo, tão real, que eu gosto de assistir… até porque Ze Shou lida com isso de maneira exemplar e nos enche de esperanças, na verdade! Muitas vezes, sentimos que alguns BLs acontecem em um “universo paralelo” no qual não existe preconceito e, embora esse seja o mundo ideal com o qual sonhamos, por enquanto ele é apenas isso: um sonho e uma utopia. Pessoas LGBTQIA+ sofrem, sim, preconceito constantemente, e em muitos casos ele começa assim, vindo da própria família, e “Plus & Minus” resolve abordar isso, mesmo que como um tema secundário.

E Ze Shou é um máximo durante todo o episódio. Ele sofre com a reação do pai, mas ele não abaixa a cabeça em nenhum momento. Ele segue o pai até o restaurante para perguntar qual é o problema e para dizer que ele não tem o direito de dizer com quem ele deve ou não deve estar, e defende o romance e o amor deles de maneira linda. Pouco depois, quando Li Gong conversa com ele e fala sobre como podem enfrentar isso juntos, Ze Shou pede um tempo sozinho, e embora o roteiro sinta a necessidade de fazer com que Ze Shou peça desculpas a Li Gong por isso eventualmente, não acho que ele tenha feito nada de muito errado… ele só queria um tempo sozinho, e tudo bem. Mas também acho adorável ele ser todo fofo indo pedir desculpas e vê-los “superando” essa dificuldade juntos, tão próximos… isso parece tornar tão mais REAL o que eles têm!

E, juntos como prometeram, eles vão conversar com o pai de Ze Shou – e é uma das melhores cenas de “Plus & Minus” até o momento, e eu adoro a série por não ter feito que isso gerasse uma grande briga entre Ze Shou e Li Gong ou, pior, um motivo de separação… eles estão juntos, de mãos dadas, prontos para defender o que sentem, quer o pai de Ze Shou goste disso ou não. E a cena é basicamente isso, sem precisar de nada muito mirabolante: é simples, competente e deixa o coração quentinho apesar da dor… é o Ze Shou e Li Gong segurando a mão um do outro, dizendo ao pai que enfrentarão o que for juntos, que se amam, que namoram, que não vão abandonar o outro. Eles só querem que ele tome ciência, mas eles não precisam de sua aprovação. Chegamos a um ponto no qual parece difícil pensar nesses dois brigando e/ou se separando.

Seria tão bom se isso não acontecesse… se eles superassem tudo como prometeram.

Vamos aguardar para ver o que a reta final de “Plus & Minus” nos reserva.

Jian e Yuki, por sua vez, estão em um impasse – e eles têm sua primeira e quem sabe última briga séria. Como casal secundário, eles parecem ter recebido um roteiro mais “simples”, no qual a briga parece quase “sem sentido”, mas, na verdade, não é, porque tem muito a ver com o Jian e como o personagem foi construído ao longo de toda a série: Yuki quer ajudá-lo a realizar o seu sonho de ter uma cafeteria e está se envolvendo na sua vida porque quer ser parte dela, mas é difícil para Jian se desapegar do passado, de certa maneira, mas esse não é o único problema… apesar de eu não achar que Yuki fez algo tão errado assim, eu acho possível dizer que ele se intrometeu mais do que deveria, tendo em vista que Jian é metódico e resistente a mudanças… Jian precisava fazer o que Yuki fez por ele, mas o seu tempo e a sua vontade precisam ser respeitados, não?

Mas é um problema “pequeno”. Eles vão resolver isso juntos e rápido!

 

Para mais postagens de “Plus & Minus”, clique aqui.

 

Comentários