Sítio do Picapau Amarelo (2005) – Marcela tenta roubar a joia!

A cara-de-pau de Marcela!

Emília foi muito mais rápida do que a Marcela para conseguir de volta a joia de Cléo – as duas e o Dr. Saraiva estavam em um templo budista para o qual a estátua na qual Saraiva escondera a joia tinha sido vendida, e foi Marcela quem encontrou primeiro a estátua certa, com a valiosa joia de Cléo dentro – mas não foi ela quem conseguiu ir embora com ela. A bonequinha, astuta e rápida como sempre, conseguiu trocar as estátuas, pegar a joia e sair do templo para retornar para o Sítio do Picapau Amarelo voando no carro de Dona Benta graças ao pó de pirlimpimpim, tudo enquanto Marcela ainda estava tentando sair de dentro do templo – afinal de contas, ela estava com uma estátua na mão e ninguém queria deixá-la sair de lá. Ela teve que ligar para o Coronel Teodorico para que ele viesse até a cidade e a resgatasse… enquanto isso, a joia estava em segurança.

Ou quase.

Marcela não demora para se dar conta de que o Saraiva e a Emília devem ter conseguido a joia antes dela quando abre a estátua falsa e descobre bolas de vespas lá dentro, mas tem uma pequena forçação de barra para ela descobrir exatamente onde a joia está – e devo dizer que vários detalhes dessa parte da trama me incomodaram. Em primeiro lugar, por exemplo, o Dr. Saraiva podia muito bem ter colocado essa joia em um cofre seguro em algum banco! Depois, como não é isso que acontece, o roteiro precisa que Marcela “descubra” sobre a joia de alguma maneira, então o Zequinha chama a Cléo para jantar, aproveitando que não vai ter ninguém em casa, e a Cléo chega animada contando todos os detalhes sobre como o Tio Saraiva conseguiu pegar a joia e agora ela está escondida no Sítio… não é natural, e a cena está ali só para a Marcela ouvi-la.

Então, Marcela invade o Sítio do Picapau Amarelo naquela noite. Felizmente, ela é descoberta no quarto que Pedrinho e o Dr. Saraiva dividem antes que ela tenha a chance de roubar a joia – infelizmente, no entanto, ela joga a carta de que “é a mulher do prefeito”, o que não faz o menor sentido, para se esquivar de qualquer acusação mais grave… Dona Benta, que a pega no flagra, diz que Marcela invadiu a sua casa, mas Marcela tem a pachorra de dizer que “exige a presença do seu advogado e do seu marido” – SENDO QUE ELA FOI PEGA INVADINDO UMA PROPRIEDADE PRIVADA! Dona Benta chama o delegado e conta que sua casa foi invadida, e o Dr. Saraiva acrescenta que Marcela estava mexendo nas suas coisas, por isso ele exige um inquérito e pede que Marcela seja mantida presa enquanto isso… é claro, no entanto, que Marcela encontra uma maneira de escapar…

Ela se faz de vítima, e o Coronel Teodorico acredita em tudo o que ela fala, como sempre. Ele tenta alegar sonambulismo, e Marcela inventa uma história esfarrapada sobre como só veio até ali porque estava com saudades de sua “filhinha querida”, que fez tudo o que fez por amor, e que não bateu na porta da maneira convencional porque sabia que eles não iam deixá-la entrar… é patético e ninguém acredita nela… quer dizer, ninguém a não ser o delegado, que a deixa livre. A única parte boa disso tudo é que a Dona Joaninha, ao se livrar de sua sina de bruxa e descobrir que Marcela tem um perfume mágico para enfeitiçar o Coronel Teodorico, também invade a casa de Marcela, e quando Marcela vai até a delegacia prestar queixa e exigir que a Dona Joaninha seja presa, ele, pela primeira vez, faz o que é certo – afinal de contas, é a mesma situação da sua invasão ao Sítio!

 

Para mais postagens sobre o Sítio do Picapau Amarelo, clique aqui.

Ou visite nossa página: Cantinho de Luz

 

Comentários

  1. Uai, você não falou do casamento da Dona Carochinha? É uma sequência maravilhosa! Uma coisa que me incomodou nas suas análises do Sítio 2005 é que você deixou de falar de boa parte dos momentos das bruxas e do Pesadelo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente eu não separei muitos textos para as bruxas e o Pesadelo, mas as histórias deles de que mais gostei estão comentadas em outros textos, junto com outros temas... infelizmente, eu tive que reduzir onde foi possível, porque ainda assim foram 74 textos e um ano inteiro para postar... sinto muito.

      Excluir
    2. Tudo bem. Eu entendo. Mas quais são esses outros textos aos quais você se refere? Se forem as análises das histórias de 2003 e 2004 eu já li. Se forem outros, quero ler.

      Excluir
    3. Estava comentando como anônimo porque estava com preguiça de logar na minha conta do Google, mas a conversa está ficando interessante então revolvi logar.

      Sou suspeito pra falar, porque amo as bruxas e o Pesadelo. Pra você ter uma ideia, eu sou escritor e nos meus livros (publicados no Wattpad) existem três personagens chamados Cumacanga, Lobreu e Famaliá, inspirados na Cuca, no Pesadelo e na Dona Carochinha, respectivamente. O Lobreu é o meu xodozinho, porque o Pesadelo é o meu personagem preferido de todos os tempos em qualquer mídia.

      Se você resolver dar uma conferida, vou me sentir honrado, porque sou fã do seu trabalho, principalmente das suas resenhas do Sítio. Você chamou minha atenção pra detalhes que eu não tinha notado, como o fato de que no episódio "O Sumiço da Emília" a Emília não some de verdade.

      https://www.wattpad.com/1237441736-os-deinemons-e-a-nuvem-dourada-livro-primeiro

      Excluir
    4. Nossa, que legal! Acabei de abrir o seu livro aqui e vou deixar o link salvo para tentar ler nas férias! (Gostei de ser escrito em forma de teatro, porque eu sou formado em Letras e sempre adorei ler Shakespeare, por exemplo haha E lembro de ter lido na adolescência um livro do Sítio em forma de teatro também, alguma coisa sobre a canastrinha da Emília, não me lembro bem)

      Excluir
    5. No quinto livro da minha saga (Os Deinemons e o Aglutinamento), eu introduzi os personagens Talu, o papagaiosomem, e Lily, a alienígena velocista, inspirados no Louro João e no Zumpilion.

      Excluir
    6. Aliás, o Louro João e o Zumpilion fizeram falta nas temporadas seguintes. Eu pagaria pra ver ambos como personagens fixos nas temporadas 2004 e 2005.

      Excluir
    7. Eles eram personagens legais mesmo, mas mesmo eles não ficaram fixos nem em 2003, né? Apenas durante uma história (Zumpilion fez participação em mais uma, depois). Na verdade, apesar de gostar do Zumpilion, acho essa uma história bem fraca (2003 teve histórias muito boas depois).

      Excluir
    8. Na verdade, depois que ambos voltaram, em "Gran Circo Mefistofélico", ficaram até o final da temporada, em "O Rodeio" e "A Estrada". Quer dizer, o Louro João ficou até o último capítulo de "O Rodeio", mas, em "A Estrada", sumiu sem explicações. Pelo menos o Zumpilion teve explicação (foi embora com o Badalo, no final de "A Estrada"), mas o Louro João só sumiu. Ele está no último capítulo de "O Rodeio", mas no primeiro de "A Estrada", simplesmente não está mais.

      Excluir
    9. Quando li sua resenha de "A Estrada", pensei "Ele não vai comentar que o Louro João, que estava nas três histórias anteriores, simplesmente DESAPARECEU?".

      Excluir
    10. Nossa, tem muita coisa que eu não lembro bem mais... terminei 2006 recentemente (vou postar a partir de janeiro), faz um tempinho que vi 2003, mas é verdade, lembro-me do retorno deles.

      Te desapontei não comentando o sumiço do Louro João haha Acho que eu meio que aprendi a aceitar essas coisas no Sítio (mas elas não são comuns no meio da temporada mesmo, mais de uma para outra).

      Excluir
    11. Quando são as suas férias? Não sei qual a sua profissão, então não tenho ideia.

      Excluir
    12. Professor... na semana que antecede o Natal ainda trabalho. Na semana seguinte, eu tenho textos de fim de ano/ano novo para o blog, que demoro baaastante para escrever. Férias de verdade em janeiro :)

      Excluir
    13. Aqui, onde eu fiz o comentário do papagaiosomem.

      Excluir
    14. Nossa, é verdade... desculpa.

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

Postar um comentário