A Favorita – O reencontro de Donatela e Diva

Quase chorei na despedida de Donatela e Shiva…

Diva é uma traficante de armas, mentiu para Donatela e a usou para escapar de pessoas que estavam atrás dela? Sim. Mas eu também não acho que Diva seja de todo mal, e acredito que Donatela está sendo bastante ingrata quando xinga a Diva, porque, querendo ou não, mesmo em que situações não-perfeitas, foi só graças a Diva que ela conseguiu escapar da cadeia e, portanto, ter alguma chance de mudar o seu destino. Donatela não tinha a menor chance de fazer qualquer coisa contra Flora ou provar a sua inocência enquanto estivesse cumprindo pena naquele inferno, e agora pelo menos ela tem direito a uma vida aqui fora… mas para que isso tudo fique claro, Donatela e Diva ainda terão que se encontrar e conversar, e aí vemos uma fase de “A Favorita” se fechar, e o tempo de Donatela no sítio com Augusto e Shiva chega ao fim, dolorosamente.

Pepe é o primeiro a descobrir que Diva ainda está viva, e ele fica muito bravo com isso, porque ele a conhecia, ele era seu amigo, e ela não lhe contou a verdade – agora que Pepe é um dos maiores aliados de Donatela, ele quase que imediatamente lhe conta a verdade, e eu gosto da agilidade do roteiro quando percebemos que as coisas estão avançando… Donatela se sente traída, se chama de burra, e se culpa por ter acreditado que Diva era sua amiga quando, na verdade (na sua interpretação), Diva só permitiu que ela saísse no seu lugar para “pagar a conta dela”… ela sabia que os traficantes viriam atrás de quem quer que estivesse se passando por “Diva Palhares”. Eventualmente, no entanto, Diva vai pessoalmente falar com Donatela, e eu acho que ela fez certíssimo em ir conversar com Donatela, até para ajudá-la a enxergar seus equívocos.

Ou ela queria passar 30 anos presa e pronto?

Furiosa, Donatela briga com a mulher que a tirou da cadeia, dizendo que “o que ela fez foi horrível e abominável”, e Diva diz logo a Donatela aquilo que eu estava me mordendo de vontade de dizer: que se não fosse por ela, “ela estaria naquela cela imunda até agora”. O plano de Diva era, sim, se safar da cadeia e de quem estava atrás dela, mas ela permitiu que Donatela fosse para o sítio viver com Augusto e Shiva, um lugar onde ela poderia estar segura, e eu confesso que fiquei muito bravo com a Donatela nessa sequência toda – a achei muito exagerada (mas ela sempre é), brigando com Diva e dizendo que “o que ela vez não tem conserto, é coisa de bandido”. Eu acho que ela pode condenar os seus atos como o tráfico de armas ao mesmo tempo em que tem o mínimo de gratidão por ela TÊ-LA TIRADO DA CADEIA, POXA! E ela fala de “recuperar sua vida”… como ela pretendia fazer isso presa?

Eventualmente, elas se “entendem”. E antes de Donatela ir embora do sítio, ela leva Diva para lá, e a apresenta a Augusto e Shiva como Miranda, uma amiga que é “enfermeira” e que está ali para passar um tempo com eles e ajudar o Augusto com a sua perna machucada… Augusto é todo cabeça-dura e chato, mas Donatela é taxativa, e diz que foi ela que contratou Miranda e, portanto, ela vai ficar ali, e se Augusto estiver pensando em expulsá-la de casa, então ela também vai embora e ele nunca mais vai vê-la. Diva está visivelmente emocionada por estar ali de volta, mas ela se pergunta se conseguirá manter esse teatro, se poderá mentir para a sua família mais uma vez, e ela tem medo de ser reconhecida pelo Shiva – mas o Shiva ainda não sabe que ela é sua mãe, embora instantaneamente ele goste dela e ajude Donatela a convencer Augusto a deixá-la ficar.

Agora, Donatela está começando a seguir em frente… recentemente, ela foi descoberta por Zé Bob, e embora isso não estivesse em seus planos, acaba sendo algo bom, porque ela sabe que, se ele acreditar nela, Zé Bob pode ajudá-la a provar sua inocência e recuperar tudo o que ela perdeu com os ataques de Flora. Inicialmente, ela não sabe se Zé Bob vai acreditar nela e ficar do seu lado, mas o coração fala mais alto e ele confia nela, e é um grande alívio ver que os dois estão bem, ver que ele a está chamando de “meu amor”, e está planejando ajudá-la como puder… inclusive, ele está prestes a entrar em um jogo perigoso, mas que pode dar certo. Donatela fala sobre como Flora sempre quis tudo o que era dela, inclusive o Zé Bob, e o Zé Bob planeja usar isso a seu favor: se a Flora está mesmo “apaixonada” (obcecada) por ele, então ele pode jogar com ela.

Por fim, então, Donatela resolve deixar o sítio de Augusto de maneira definitiva: ela pode ficar com o Zé Bob agora. Então, ela anuncia a sua partida, e explica a Augusto que não pode continuar ali porque ela ama outro homem – e eu achei a cena muito triste, não por causa do Augusto, porque não consigo me importar com ele, mas por causa do Shiva, que assiste a tudo com os olhinhos cheios de lágrimas, já sentindo saudade de Donatela. A parte boa é que Shiva sabe o que Augusto não quer aceitar por mais que Donatela insista: que ela não é a Rosana. O que não quer dizer que Shiva não ame a Donatela da mesma maneira. Então, Donatela e Shiva ganham uma despedida LINDÍSSIMA e EMOCIONANTE do lado de fora da casa, só os dois; amei o Shiva dizendo que acredita nela e que ela é inocente de qualquer coisa que a estejam acusando, e a Donatela dando uma série de conselhos antes de ir embora. Shiva pede que ela ligue para dar notícias (“A gente se vê, né?”), e eles se despedem com a promessa de que não é um adeus, mas um até logo.

O SHIVA É MUITO FOFO, MINHA NOSSA! Que linda essa cena!

 

Para mais postagens de “A Favorita”, clique aqui.

 

Comentários