The Lord of the Rings: The Rings of Power (Os Anéis de Poder) 1x04 – The Great Wave

A Queda de Númenor?

Sempre um espetáculo, cada episódio de “Os Anéis de Poder” é uma viagem recompensadora de volta à fantástica Terra-Média. “The Great Wave” começa com uma das sequências mais belas, aterradoras e impactantes de “Os Anéis de Poder”, que é a visão que a Rainha Regente Míriel, de Númenor, tem da queda de seu reino desde que tocou uma Palantír – agora, a visão das pétalas da Árvore Branca caindo e a onda devastadora que destrói Númenor a assola continuamente em sonhos. Com os Pés-Peludos deixados de lado nesse episódio (ainda queremos saber mais sobre o “Estranho” que caiu do céu!), “The Great Wave” se concentra no Reino dos Homens, no Reino dos Anões e em Arondir, depois de seu primeiro encontro com o misterioso Adar… e a pergunta mais intrigante feita pelos fãs da série segue sendo: quem é o Sauron?

Particularmente, eu gosto muito de Arondir, e ele é um dos meus personagens favoritos, embora tenha tido, nesse episódio, uma participação menor do que a prometida no início da série – ainda assim, Arondir é um daqueles elfos que marca em toda cena que aparece! Depois de um encontro com Adar, que não acompanhamos completo, nos surpreendemos ao vê-lo “livre” para salvar a vida de Theo, que estava prestes a ser morto por um orc, e aquela breve cena de Arondir matando o orc me fez pensar no quanto eu gosto de vê-lo em ação… Arondir foi solto com uma “mensagem” de Adar, quem quer que ele seja: eles precisam deixar as Terras do Sul e jurar lealdade e, assim, ele os deixará viver. Parece que uma grande batalha está se encaminhando para as Terras do Sul, e talvez estejamos cada vez mais perto de ter uma confirmação a respeito de Sauron.

Theo e a marca de Sauron também foram uma parte interessante e curiosa do episódio.

Também sou apaixonado pelo Reino dos Anões – Khazad-dûm, que na trilogia do “Senhor dos Anéis” conhecemos como Moria, depois de sua queda, é um dos cenários mais bonitos e mais importantes de “Os Anéis de Poder”, mas talvez estejamos nos despedindo dele, pelo menos temporariamente… Elrond tem uma cena importantíssima com o Príncipe Durin IV, quando o segue sem sua autorização e Durin compartilha com ele um segredo que ele não pode contar a ninguém: um novo minério que foi descoberto recentemente… Mithril. Poderoso e enigmático, acredito que esse novo minério vai ter a ver com os tais Anéis de Poder que ainda precisam ser forjados, e que eu acredito que devem começar a aparecer em breve… afinal de contas, é o conceito que dá título à série. Agora, Durin está de partida para Lindon com Elrond, para descobrir o real motivo de sua visita.

A união de Elfos e Anões.

Falando em alianças sendo forjadas, essa é a ideia de Galadriel desde que chegara a Númenor: ela pode reestabelecer a conexão há tanto perdida entre humanos e elfos – mas o Reino, como vemos naquele discurso do Chanceler Pharazôn, é bastante contra elfos. Galadriel e Míriel entregam algumas das melhores cenas de “The Great Wave”, primeiro quando Galadriel fala sobre Sauron, o inimigo em comum contra o qual humanos e elfos deveriam unir-se mais uma vez, e depois quando Galadriel consegue fugir da cela na qual é colocada e procura Míriel mais uma vez… naquela sequência Míriel compartilha com ela algo muito pessoal, que é a visão que a Palantír lhe dera, a visão da queda de Númenor… a Rainha Regente explica que a visão da destruição começa com a chegada de Galadriel, e é por isso que ela a quer fora de Númenor a todo custo…

 

“I know what it is to be the only one, the only one who sees, the only one who knows. Perhaps neither of us have to bear that burden alone any longer. I beg of you, Míriel, choose not the path of fear… but that of faith. Stand with me. Let Númenor fight alongside the Elves once more”

 

Foi, para mim, uma das sequências mais bonitas de “Os Anéis de Poder” até o momento! Galadriel alerta Míriel de que ela está “tomando uma decisão baseada no medo”, e quando ela está partindo de Númenor, como é a vontade da Rainha Regente, as pétalas da Árvore Branca começam a cair – as lágrimas dos próprios Valar… então, Míriel percebe que o que dá início à Queda de Númenor não é a chegada de Galadriel propriamente dita, mas a sua própria recusa em ajudá-la, dispensando a possibilidade de reestabelecer a aliança entre humanos e elfos, a virtude que chamara a atenção dos Valar desde o início e que deu origem a Númenor, como um presente aos humanos… então, Míriel volta atrás e anuncia sua decisão: ela vai escoltar Galadriel de volta para a Terra-Média e para as Terras do Sul ela mesma… a guerra contra Sauron está (re)começando.

 

Para mais postagens de “The Rings of Power”, clique aqui.

Para as reviews de “O Senhor dos Anéis”, clique aqui.

 

Comentários