American Horror Stories 2x06 – Facelift

A busca pela beleza.

Eu sinto que as ideias não são de todo ruins, e que os episódios têm potencial, mas eu não estou conseguindo gostar da série – gostaria muito que o projeto fosse cancelado depois do oitavo episódio, mas como “AHS” é uma franquia na qual se insiste bastante apesar de todos os problemas recentes (eu gostava muito de “American Horror Story” no início, mas acho que já passou da hora de terminar, e me assusta que ela esteja renovada até a 13ª temporada, no mínimo), talvez vejamos ainda uma terceira temporada de “American Horror Stories”. Quer dizer, “vejamos” é um modo de falar, porque não quer dizer que, se ela existir, eu verei. “Facelift” traz uma protagonista que está insatisfeita com a sua aparência porque está envelhecendo, e ela é capaz de fazer qualquer coisa para poder parecer e se sentir jovem outra vez.

A temática do episódio é interessante e atual: a ditadura da beleza prega contra o cabelo branco ou marcas de expressão, e as pessoas estão mais obcecadas do que nunca, se submetendo a tratamentos nem sempre confiáveis, na esperança de “ficarem mais bonitas”, o que é algo que me incomoda bastante – e certamente você conhece no mínimo uma pessoa “viciada” em tratamentos estéticos e cirurgias. A crítica é válida – o episódio em si, no entanto, não tanto assim. Virginia sente que não pode “amar a si mesma” (um discurso alarmante e assustadoramente real) com a aparência que tem, e quando ela vê uma colega de faculdade que parece muito mais jovem do que ela e está namorando o cara por quem ela é apaixonada há anos, ela decide ir atrás de um tratamento desconhecido que Cassie indica – tudo em nome da “beleza”.

Virginia, naturalmente, paga um preço muito alto, em uma virada perversa e esperada do roteiro. Ela ignora qualquer tipo de alerta, deixa de lado tudo que poderia deixá-la em dúvida a respeito de seguir ou não com a proposta misteriosa da “empresa” à qual vai, e termina o episódio em um retiro de uma espécie de seita que adora a beleza e, uma vez ao ano, “sacrifica a feiura” na forma de um porco… nesse ano, Virginia é transformada nesse suíno, em uma sequência assustadora e angustiante na qual ela enfrenta sua nova aparência e precisa correr pela floresta em direção ao mar, enquanto é caçada por aqueles que se consideram belos. “American Horror Stories” chegou a um ponto no qual eu nem consigo mais definir opiniões concretas a respeito do episódio. Se você me perguntar sobre “Facelift”, eu nem vou saber dizer se gostei ou não.

Acho que me tornei indiferente à série.

 

Para mais postagens de American Horror Stories, clique aqui.

 

Comentários