The Time Traveler’s Wife 1x05

A família de Clare.

Já comentei isso em várias ocasiões, mas eu adoro “The Time Traveler’s Wife”. Eu amo o livro original, e eu estou adorando a maneira como a série adaptou a história de Henry e Clare para a TV – o que quer dizer que já começo a ficar melancólico pensando que o próximo episódio é o último. Acho interessante e inusitado como “The Time Traveler’s Wife”, assim como toda a ideia de linha temporal “bagunçada”, consegue conduzir o espectador por diferentes sentimentos em questão de poucos minutos… estamos desesperados e angustiados em um momento, nos divertindo em outro, incomodados em outro e emocionados no fim. O quinto episódio da série traz um pouquinho mais da inesperada amizade de Henry e Gomez, que eles ainda não sabem como pode funcionar, além de trazer o Henry de 28 anos finalmente conhecendo a família de Clare.

E é um desastre completo!

Para Clare, ter Henry na sua casa de infância é estranho – afinal de contas, aquele foi o lugar no qual ela cresceu sonhando com um Henry que não era ele… o Henry que ela desenhou quando ele tinha 38 anos e ela tinha 16. E é ainda mais estranho tê-lo no seu quarto, tocando em um antigo jogo de damas sem saber qual é a importância daquele jogo de damas, ou olhando pela janela e comentando sobre a clareira, um lugar no qual ele ainda nunca esteve, mas onde ela já o encontrou 152 vezes durante sua vida. Clare não pode deixar de pensar (e falar) sobre como deve ser incrível “se apaixonar na ordem certa”, enquanto ela e Henry continuam tentando fazer funcionar, mesmo com todas as expectativas, mesmo com tudo o que Clare espera que Henry possa ser, mas que ele ainda não é. É uma situação complicada que se complica ainda mais pela viagem no tempo.

A introdução do episódio fala justamente sobre isso: sobre como a viagem no tempo complica as coisas, mas, além disso, eles também têm os problemas normais de um casal… conhecer a família de Clare é muito mais complicado do que Henry jamais poderia imaginar, por exemplo! A irmã é um pouco “intensa demais” (embora, no fim, seja uma boa companheira!) e assusta um pouco o Henry, e o irmão é um tremendo babaca que parece disposto a fazer da vida de Henry um inferno, mas Henry também não se ajuda muito – eu entendo um pouco o fato de a Clare ficar sonhando com outro Henry quando aquele Henry age como um perfeito babaca, mas, ao mesmo tempo, eu entendo que parte da razão de o Henry agir daquela maneira é porque ele está sempre sendo comparado com “outro” e sendo menosprezado… é uma situação difícil para ambos.

Mas, é claro, fica mais complicada por causa da viagem no tempo. Perto da hora do almoço, Henry desaparece, deixa a torneira aberta, e agora Clare precisa enrolar a família até que ele retorne de sabe-se lá quando… o salto de Henry nesse episódio é importante para consolidar, de certa maneira, a amizade de Henry e Gomez – afinal de contas, eles foram confrontados com a ideia de que “seriam melhores amigos” no episódio anterior, graças a uma informação do Henry do futuro, mas a verdade é que, em 2008, nenhum dos dois consegue ver isso acontecer ainda… eles se detestam. Até tentam sair para tomar algo juntos e conversar, mas as coisas simplesmente não funcionam. Quando Henry chega ao futuro, no entanto, em 2022, e leva uma surra de um grupo de motociclistas bastante perigosos, quem aparece para salvá-lo é o Gomez de lá.

E, ali, ele começa a entender como eles podem ser amigos…

O retorno de Henry a 2008, então, é verdadeiramente DESASTROSO. Depois de ser salvo por Gomez, Henry retorna para a primeira visita à casa dos pais de Clare muito muito machucado, porque levou uma surra de vários caras até Gomez aparecer, e agora ele precisa descer as escadas para almoçar como se nada tivesse acontecido… para complicar ainda mais a história (e isso é algo que eu achei perversamente cômico), Clare tenta explicar o atraso de Henry dizendo que “eles tiveram uma briga” e, então, “ela foi crítica demais” ou qualquer coisa assim, e eu não pude deixar de rir dos olhos arregalados dela quando Henry aparece todo machucado e ela fica tentando se explicar que não é isso que eles estão pensando… e é difícil seguir adiante de toda essa situação em um jantar com um climão horrendo, enquanto o irmão mala de Clare faz perguntas inconvenientes.

No fim, foi até gostoso ver a Clare esbravejando contra a família, finalmente colocando para fora tudo o que estava sentindo – porque, convenhamos, os pais são dois insuportáveis! Ela parte em defesa da irmã mais nova, que é cabelereira e adora ser cabelereira, e também ataca o irmão, que merecia até mais, na verdade, e fala por si mesma, cansada de toda aquela farsa, de todo aquele teatrinho para impressionar os pais, de toda a pressão e de todo o julgamento… mas ela sai bastante mexida da mesa, e Henry demora alguns segundos até conseguir sair atrás dela e, mesmo que o faça, ele não pode correr até ela, porque ele está mesmo muito machucado. Então, ele sobe até o antigo quarto de Clare e consegue vê-la correndo em direção à floresta, e ele sabe exatamente para onde ela está indo… ela está indo para a clareira, na esperança de encontrá-lo.

Então, ele tem uma atitude bem bonita: ele pede a ajuda da irmã de Clare, que é cabelereira e maquiadora, para fazer uma “transformação” nele, e só então ele vai até a clareira, e os olhos de Clare se emocionam quando o veem: ali está o Henry por quem ela sempre foi apaixonada… o Henry por quem ela esperou toda sua vida. É verdade que ainda é o Henry de 28 anos e que eles vão crescer juntos, mas ele está usando uma das roupas que ela deixava para ele durante a infância e adolescência, e está com o cabelo cortado como ela se lembra dele (e como o desenhou aos 16 anos, inclusive), e com maquiagem para cobrir os machucados mais feios da surra que acabou de levar em 2022… acredito que Henry e Clare chegaram a um ponto importante do relacionamento deles, talvez eles estejam caminhando para um momento grande da história…

O casamento.

É um bom ponto para encerrar a primeira temporada. Mas quero uma renovação para ver o restante do livro também ser adaptado

 

Para mais postagens de The Time Traveler’s Wife, clique aqui.

 

Comentários