Star Wars: Obi-Wan Kenobi 1x03 – Part III


“What have you become?”

“I am what you made me”

 

ISSO É TÃO “STAR WARS” – que nostalgia gostosa que “Obi-Wan Kenobi” está trazendo para os fãs da franquia… além de termos Ewan McGregor reprisando o papel que interpretou nos Episódios I, II e III, e referências constantes aos eventos de “A Vingança dos Sith”, que é de onde vem todo o background para “Obi-Wan Kenobi”, a série também aposta, nesse terceiro episódio, em duas coisas que têm muita a ver com quando tudo começou, lá nos Episódios IV, V e VI: Darth Vader e uma luta de sabres-de-luz. Então, o episódio nos leva de volta ao que é assistir “Star Wars”! Embora mais simples do que eu imaginei que seria, a série protagonizada pelo Obi-Wan (ou Ben) continua me empolgando e me divertindo, e sei que não há muito espaço para a trama avançar, porque não pode ir além do que “Uma Nova Esperança” já nos apresentou. Ainda assim, é uma delícia encontrar personagens como o Obi-Wan e a Princesa Leia.

No último episódio, depois que a pequena Leia foi sequestrada, Obi-Wan foi contra todas suas convicções recentes e retornou à ação – talvez parte dele até imaginasse que o sequestro da filha de um Senador Imperial podia ser uma armadilha para caçá-lo, o Jedi mais poderoso que o Império ainda não conseguiu capturar, mas ele não podia deixar a garota em perigo… agora, depois do resgate, os dois estão se esgueirando por Mapuzo, um planeta minerador no qual tudo ao seu redor pode ser um perigo. Assim como no episódio anterior, é uma delícia acompanhar a dinâmica entre Obi-Wan e Leia, e eu adoro o fato de a Princesa Leia, mesmo tão pequena ainda, ser tão inteligente – e eu não sei se eles teriam se salvado de tudo o que se salvam só graças ao Obi-Wan: ele representa a ação da operação, mas Leia é muito boa com palavras.

Mesmo assim, algumas sequências são tensas – Leia e Obi-Wan estão perto demais de Stormtroopers quando pegam uma carona até o porto para deixarem o planeta, e precisam responder a perguntas justamente de “caçadores de Jedi”, e escapar de situações que eles mesmos criam, como quando Obi-Wan chama Leia de “Leia”, ao invés de usar o nome falso que fora criado para a situação: Luma. Aqui temos uma das cenas mais interessantes do episódio, que é quando Obi-Wan diz que “Leia era o nome da mãe de Luma, e que, às vezes, quando olha para Luma, pode ver o rosto de sua mãe”, e Leia percebe que parte do que dissera é verdade… ele realmente conheceu sua mãe, e me partiu o coração ouvi-la perguntar se ele era o seu verdadeiro pai. É curioso que Leia esteja perguntando a respeito do seu pai justamente nesse episódio.

Felizmente, Obi-Wan tem aliados que podem ajudá-los – pessoas que já ajudaram outros Jedi a escapar, como Tala, uma mulher que está “infiltrada” no Império e que quase faz o coração de Obi-Wan sair pela boca quando ele está tentando fugir com Leia, é encurralado e não sabe que ela está do lado deles. Enquanto eles tentam escapar com vida e voltar para casa, Reva está avançando, galgando o cargo de “Grande Inquisidora”, aberto por ela mesma no episódio anterior – e, para conseguir o que quer, ela faz um acordo com Darth Vader, que lhe promete que, se ela lhe entregar o Obi-Wan Kenobi, então ela terá o que quer… é de arrepiar, ainda que, de certa maneira, emocionante, ver o Darth Vader fazer a sua “estreia oficial” em “Obi-Wan Kenobi” – o visual está incrível e fiel ao original da Trilogia Clássica, o seu jeito de falar também… é incrível!

E o terceiro episódio já traz um momento bem aguardado e que vai ser um dos pontos altos da série: o encontro de Obi-Wan Kenobi e Darth Vader. As cenas são de tirar o fôlego, com direito ao Obi-Wan perguntando “no que ele se transformou”, porque ele está muito diferente da última vez em que ele o vira, como Anakin Skywalker… no entanto, Darth Vader responde que “ele se transformou naquilo que Obi-Wan o fez”. A tensão da batalha entre eles é emotiva, ainda que a batalha não seja tão épica e eletrizante quanto a batalha final de “A Vingança dos Sith” – não sei se, em algum momento, teremos na série uma sequência tão fantástica e forte quando aquela, mas, se tivermos, não seria no terceiro episódio… por ora, Obi-Wan está destreinado depois de 10 anos sem agir como um Jedi, enquanto Darth Vader está sanguinário em busca de vingança.

Perverso, inclusive, como ele coloca fogo no chão, para “recriar”, de certa maneira, as condições nas quais ele e Obi-Wan se enfrentaram pela última vez… a batalha não é decisiva, Obi-Wan consegue escapar, mas Darth Vader vai seguir buscando, e ainda temos três episódios pela frente, o que quer dizer que, mais cedo ou mais tarde, eles se encontrarão novamente. Antes, no entanto, Obi-Wan precisa terminar de cumprir sua obrigação, que é com a pequena Princesa Leia – que, inclusive, está correndo perigo… Tala até tenta conduzi-la sozinha até o piloto que supostamente vai levá-la para fora do planeta, mas Reva chegou antes de Leia, e a princesinha pode estar correndo perigo novamente. Será que Leia precisará ser resgatada novamente por Obi-Wan? Estou gostando bastante do ritmo e história da série, vamos ver o que a segunda metade nos reserva!

 

Para mais postagens de “Star Wars: Obi-Wan Kenobi”, clique aqui.

 

Comentários